17 Lyric Videos lançados em Maio (2018)

Ano novo e tempo de mudanças no Hits Perdidos. O ano passado foi marcado pelo grande sucesso dos listões de videoclipes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Desta vez resolvi fazer algumas alterações nos moldes. Teremos mensalmente a lista de melhores clipes do mês, outra de lyric videos e uma terceira de sessions. Confira os lyric videos coletados durante o mês de maio!


1 Barro “Somos”

No dia 30/05 o pernambucano Barro disponibilizou o lyric video para “Somos”. Esta que é faixa-título do próximo disco que será lançado ainda este ano.

“Somos foi a primeira música que surgiu desse novo ciclo de composições e veio de uma forma potente como se apontasse para um novo caminho. Além disso, é uma tradução do espírito do disco e do nosso tempo, a afirmação da coletividade, da força da união das energias. Na produção musical contei com meus parceiros de palco e de vida Guilherme Assis e Ricardo Fraga e viramos um laboratório sonoro para esse novo disco”, conta Barro.

A canção segundo o músico traduz o momento de incerteza que temos vivido.

“Vivemos num contexto de aridez das relações, das esperanças e dos projetos de futuro. Era importante pra mim firmar alguns posicionamentos, admitir o contexto que nos inserimos hoje, mas afirmando uma esperança lúcida e a crença que as belezas vão surgir do concreto armado e das nossas urbes deterioradas. Para criar essa paisagem sonora de aridez, trouxemos os samplers de aboiadores, que cantam enquanto tangem a manada, como um grito e um instrumento virtual fazendo as melodias, e o pífano seco completa esse cenário agrestino dando uma certa leveza característica”, comenta o músico.



Psychic Fair “Pets”

O projeto Psychic Fair, que um dia foi um quarteto formado em solo estado-unidense, hoje em dia é um duo formado pelos gaúchos Demytrius de Pieri e Leonardo Sandi Rech (também guitarrista da banda Catavento). O primeiro disco está se aproximando, este que começou a ser gravado em meados de 2015 e arrastou o processo de finalização até o fim do ano passado.

Após lançar seu primeiro single, o viajante “Seatbelt”, o lyric video para “Pets” serve como aperitivo para o que está por vir. Para a turnê do disco os norte-americanos James Colver e Taylor Munroe, que estiveram presentes nos primeiros dias da banda, pretendem vir para shows no Brasil e Argentina. Já que atualmente Demytrius vive em Buenos Aires e Leonardo em Caxias do Sul (RS). O disco sairá no dia 15/05 via Honey Bomb Records.



3 Violins “Herói Fabricado”

No dia 10/05 a Violins lançou o lyric video para “Herói Fabricado”, faixa presente no disco A Era do Vacilo (2018). O vídeo foi produzido e dirigido por Hugo Rezende. O disco será lançado pelo selo Monstro Discos.



4 In Venus “Sangue”e 5 “Eu Era Ela”

A banda paulistana de post-punk In Venus no dia 21/03 lançou dois lyric videos para promover o EP Refluxo. O registro foi lançado através do selo Hérnia de Discos.




6 Elza Soares “Deus Há de Ser”

No dia 16/05 foi a vez de Elza Soares lançar o lyric video para “Deus Há de Ser”. As bases gravadas na RedBull Studios (SP) entre 18 de dezembro de 2017 e 25 de Janeiro de 2018 por Rodrigo “Funai” Costa. Já as vozes foram gravadas no Estúdio Tambor (RJ) – entre 06 e 20 de fevereiro de 2018 por Matheus Gomes.



7 Araras Negras “Pororoca”

No dia 15/05 a banda Araras Negras lançou o lyric video para “Pororoca”. A faixa faz parte do EP Extinção, lançado em novembro de 2017.



8 Coyotes “Combustão”

No dia 04/05 a banda Coyotes lançou o lyric video para “Combustão”. A faixa estará no álbum Música para Humanos que tem a produção assinada por produzido por Alan Lopes (Planar, Medulla).

“A inspiração dessas composições surgiu com a minha própria busca por autoconhecimento. Assim as letras foram escritas para mim mesmo, o Júlio – Ser Humano – e servem para todos aqueles que se identificam com essa mensagem. Afinal somos iguais e na insensatez de meus atos, existe também o reflexo da nossa própria insensatez como humanidade. Uma percepção que pode nos tornar capazes de abrir caminho para novos pontos de vista e ver o lado positivo das sabotagens que criamos contra nós mesmos”, explica Julio Cardoso – Guitarrista e compositor da faixa.



9 Cães de Caça “Clichês”

A banda cearense Cães de Caça no dia 21/05 lançou o lyric video para “Combustão”. O vídeo impressiona por ser praticamente um videoclipe. A animação foi feita pela Screen Filmes que ficou responsável pela direção, filmagem, iluminacão e edicão. Já as as ilustrações são de Tiago Oliverin.



10 Hey! “Loucura”

A banda Hey! de Guaçuí (ES) lançou no dia 23/05 o lyric video karaokê para “Loucura”. O single é a faixa-título do primeiro EP da banda que em sua sonoridade mistura rockabilly e folk.



11 Sheena Ye “Seu Tempo Acabou”

Quem também apostou em animações para divulgar seu lyric video foi a banda goiana Sheena Ye. “Seu Tempo Acabou” é faixa título do primeiro álbum da banda Sheena Ye, lançado no ano passado via Monstro Discos. A animação foi feita em cima das artes do designer Paulo Rocker.



12 Radio Front “Cut My Wings”

A banda carioca Radio Front lançou no dia 14/05 o lyric video para “Cut My Wings”. A canção estará no próximo disco, Into The Rain.

“A música surgiu a partir de uma frustração em relação a diversas religiões, e o não entendimento de seus preconceitos pregados. A letra surgiu formatada em um sonho onde encontrei um deus de pedra que me citava a Bíblia chorando. Durante uma semana fiquei fazendo a letra me baseando na cena que havia sonhado, e no que pesquisava de passagens em religiões e suas simbologias. Ela é considerada a música de estilo mais pesado do disco Into The Rain, conta o vocalista Felipe Nova

“A minha influência principal foi de Mike Mignola, mas como não tinha habilidades o suficiente, coloquei em formato de sketch e fiz o projeto do zero em uma mesa digitalizadora. Como parte da música foi escrita em formato de narração, facilitou inserir passagens da Bíblia e Mahabharata – clássico épico indiano – que incitam a homofobia, machismo, escravidão, entre outros preconceitos. Durante este processo de ilustração, tive ajuda de Gregório Medeiros”, Finaliza Felipe que foi o responsável pela animação e ilustrações.



13 Malabaristas de Semáforo “Normose”

O trio carioca Malabaristas de Semáforo faz uma critica a sociedade passiva, que se mantém como espectadora do mundo à sua volta em seu novo single. Eles afirmam que a inspiração para “Normose” veio do livro 1984. O próximo álbum deve ser lançado ainda em 2018.

“A banda não é contra a TV de uma forma geral, apenas a algumas situações onde a mesma é utilizada para anestesiar e alienar a população sobre seus problemas reais, limitando o interesse do povo ao já desgastado pão e circo”, afirma o vocalista e baixista Cleber ST.



14 Larinu “Sábado/Duas”

A cantora e paulistana paulistana Larinu no dia 19/05 lançou o lyric video para “Sábado/Duas”, a faixa foi produzida por raecae & Nnicole Bourbaki. O vídeo foi dirigido e editado por Pryscilla Colasso. O registro é um lançamento do coletivo Carranca Records.



15 Naissius “Gigante”

No dia 22/05 Naissius lançou o lyric video para “Gigante”. A faixa faz parte do disco Tanto Ódio que será lançado neste mês de junho. O registro foi gravado e mixado por Luis Tissot no Caffeine Studios.



16 Gods & Punks “Welcome to the Ceremony”

Para aquecer para o lançamento, na quarta-feira (23/05) a banda Gods & Punks lançou o lyric video para “Welcome to the Ceremony”, faixa que abre o EP (Ceremony of Damnation Pt.1). Esta que já mostra um pouco dos rumos que a banda tem tomado após o lançamento do disco anterior. Flertam com o blues, progressivo, psicodelia e doom.

Com uma identidade alinhada ao conceito do quinteto, de certa forma ele dialoga com a estética do lyric video para “Dunes of Doom”, lançado no ano passado. Calcado no universo do Sci-fi, o vídeo traz recortes entre clássicos e filmes b’s do gênero, com uma narrativa que eles chamam de retro-future.

“Algo big city, o famoso retro-future, isto é, como as pessoas nas décadas passadas imaginavam o futuro”, conta o vocalista Ale Canhetti, que também assina a produção e edição do vídeo. 

Tanto é que a visão apocalíptica e de um mundo dominado por máquinas é abordado no curta, no melhor estilo 1984. Tudo isso sob uma visão de como aquelas décadas imaginavam que seria o futuro.

Um contraste que mostra como a revolução industrial estava a todo vapor, porém ainda a evolução tecnológica engatinhava. Fato é que tudo isso dialoga com o som também retrô dos cariocas.



17 Quarteta “Não é Não”

Como o próprio nome já diz: a Quarteta é um quarteto de punk rock. Carinhosamente rotulado pelo produtor da banda, Carlos Eduardo Freitas, como: Punk Rock Feminista Festivo. Termo que veio de uma brincadeira, e acabou sendo absorvido, já que gostam de festa.

Em sua linha de frente elas contam com Camis Frank (baixo), Helena Hennemann (guitarrista / backing vocal), Katiane Romero (vocalista) e Sabrina Homrich (bateria). Elas que tem passagens por bandas como Recalque RoqueEnquanto Miguel Não VemHeleninha Roitman and the Punk Tosko Full Glass Band Project, Lagarto a Vapore Enquanto Miguel Não Vem.

No dia 21/05 com direito a Premiere no Hits Perdidos elas lançaram o lyric video para “Não é Não”.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s