Noise, ríspido, cru, hipnotizante, lo-fi, nostálgico, sujo, instigante, distorcido, flamejante, barulhento, ensurdecedor e sonhador. Seriam algumas maneiras de descrever a aura cósmica de uma banda como a Early Morning Sky, de São Paulo.

As influências são evidentes, eles não escondem e fazem questão de deixar claro com quem querem conversar. Eles admiram muito o trabalho de bandas como My Bloody Valentine, Slowdive, Telescopes, The Jesus And Mary Chain, Loop, The Velvet Underground e Ride.

No Brasil temos ótimas bandas nesta linha como WRY, Justine Never Knew The Rules, Juna, Churrus, Loomer, OXY e FireFriend. Muito por conta da onda de guitar bands que nos anos 90 circularam forte através de demo tapes no cenário alternativo brasileiro.

Por aqui no Hits Perdidos até fizemos uma playlist que carrega essa aura a não tanto tempo atrás.

—> Siga o Hits Perdidos no Spotify <—



Em sua formação a Early Morning Sky conta com Gerson Alves (Guitarra e Vocais), Gilbert Spaceh (Guitarra e Vocais) e Mauro Terra (Bateria). Mauro é um velho conhecido de quem acompanha o Hits Perdidos, já que ele também é baterista da Porno Massacre e um dos organizadores do Projeto Torto.

Tendo já participado da coletânea Fuzzy Feelings Collection do TBTCI! eles recentemente fizeram parte do tributo ao Verão do Amor, este último homenageando o ano de 1967 na música – organizado pelo blog Cansei do Mainstream.


Early Morning Sky. – Foto: Divulgação

Early Morning Sky – If I See You Again (13/04/2018)

O registro é tiro curto, 15 minutos e 4 músicas inéditas. Como a capa que conta com a blogueira Joyce Guillarducci (Cansei do Mainstream), o disco se inicia, de maneira elegante, com um trecho de um filme francês. O que contribui com a estética do EP que tem seu lado vanguardista mas também o “escrachado”.

Ouça o EP na Íntegra

Feito uma fita rebobinando com os trechos em francês, o EP abre com a nostálgica faixa título “If I See You Again” que já traz seu lado Telescopes e Television Personalities à tona. Os vocais são sussurados quase que passivos aceitando a iminente derrota de que tal “encontro” jamais voltará a ocorrer.

“Sorry” já é mais regressive e chega a flertar com a neopsicodelia. O tom é de arrependimento – como o próprio nome sugere – e da mesma maneira fugaz que ela chega de supetão, ela se esvai. O destaque fica para o trabalho das guitarras distorcidas e a variação das linhas de bateria.

A terceira faixa “Relative Mind” já é mais suja e noise. Fãs de Cheatahs, Justine Never Knew The Rules, Stella Luna, Sonic Youth, Catherine Wheel, Poltergat, Moose, Brian Jonestown Massacre irão gostar. Ela é áspera, hostil, cheia de delays e pedais de distorção que lembram o barulho de uma nave atravessando uma rajada de meteoritos (ou um liquidificador batendo em loop).

Ela voa feito um cometa em direção ao planeta distante da mente perturbada do personagem retratado na canção. Os vocais me lembram um pouco a maneira de cantar de Robert Smith.

“Turn Around” parece ser a continuação da anterior, porém minha memória afetiva me leva aos discos do Ride. Realmente ela chega de mansinho, feito um sonho distante, mas quando embala mostra suas garras. Para quem curtir o lado lo-fi do rock dos anos 90, de bandas como Guided By Voices e Pavement, com certeza celebrará a nostalgia.



O EP de estreia do Early Morning SkyIf I See You Again, que está sendo lançado hoje (13/04) através do selo Midsummer Madness, é rápido, afinal de contas são 15 minutos e 4 sons. Passa feito um tiro. O que não faz com que passe despercebido, com guitarras cheias de delays, distorções e vocais sussurados.

Uma hora o espírito shoegazer reverbera e em outra a banda dialoga com o noise, neopsicodelia e regressive. O hit perdido do disco é definitivamente “Sorry” e vale o destaque.

Cansei do Mainstream apresenta: Early Morning Sky, Justine e Os Estilhaços

Neste sábado (14/04) na Casa do Mancha acontece a festa de lançamento do EP. Esta que está sendo organizada pelo blog Cansei do Mainstream e contará também com shows dos shoegazers sorocabanos da Justine Never Knew The Rules e dos garage rockers d’Os Estilhaços.

Nas pick-ups teremos Joyce Guillarducci (Cansei do Mainstream) e Debbie Hell (Ouvindo Antes de Morrer / Música de Menina / Debbie Records), ambas embaixadoras do Spotify.



SERVIÇO:
⚛ Cansei do Mainstream apresenta EARLY MORNING SKY, JUSTINE NEVER KNEW THE RULES & OS ESTILHAÇOS @casinha ⚛
Quando: Sábado, 14 de Abril
Onde: Casa do Mancha
Horário: 21h
Entrada: R$20

This post was published on 13 de abril de 2018 11:40 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

View Comments

Posts Recentes

Pluma e Boogarins misturam frequências em “Querer Nunca Fez Planos”

"Querer Nunca Fez Planos" evidencia a convergência sonora entre Boogarins e Pluma A tônica de…

27 de maio de 2022

Joe Silhueta grita pela liberdade em “Sobressaltos”

"Sobressaltos" é o segundo single do novo álbum da banda brasiliense Depois de disponibilizar "Tropicalipse"…

26 de maio de 2022

Giuliano Lagonegro vai as profundezas com seu samba-pop em “Naufrágio das Ilusões”

Giuliano Lagonegro lança Naufrágio das Ilusões, seu disco de estreia Natural de São Paulo, Giuliano…

26 de maio de 2022

Queremos! Festival 2022 reúne rap, pop, MPB e muito mais dia 28/05, no Rio de Janeiro

Queremos! Festival 2022 acontece neste fim de semana na Marina da Glória Para os fãs…

25 de maio de 2022

Tom Misch vem a capital gaúcha pela 1ª vez e encanta o público porto-alegrense

Uma das noites mais frias da semana mas nada que afastasse o porto-alegrense de prestigiar…

25 de maio de 2022

“Moonage Daydream”, assista ao trailer do novo filme sobre David Bowie

Moonage Daydream é o primeiro filme a ser apoiado pelo espólio de David Bowie David…

24 de maio de 2022

This website uses cookies.