Os Melhores Clipes Independentes | Março (2025)
O clipe do Tagua Tagua foi escolhido como destaque do mês. – Foto Por: Gabriela Mo
Confira os melhores clipes independentes | Março (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!
Melhores Clipes Independentes 2025
As listas de melhores clipes independentes 2025 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo nono ano consecutivo.
Para quem é novo por aqui, seja bem-vindo e acompanhe o Hits Perdidos pelas redes sociais (temos Instagram, Facebook, Spotify, BlueSky, Threads…).
2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.
Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).
Seu Clipe na TV
Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?”.
Os Melhores Clipes Independentes | Março (2025)
Neste mês de Abril trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 65 coletados ao longo do mês.
A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.
E estes são feitos de todas as formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas, o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.
Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Março
Em Março inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.
Reunimos 65 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.
O que impressiona é termos uma média de 2,09 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 65 artistas de 15 estados.
OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE MARÇO. ALIÁS, NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!
1) Tagua Tagua “Lado a Lado” (feat. White Denim)
Com videoclipe estrelado por Bianca Comparato e direção de Gabriela Mo, Tagua Tagua apresentou a parceria com a banda White Denim. “Lado a Lado” versa justamente sobre a liberdade e intensidade, o que se traduz na poesia atuação da protagonista. O material foi gravado na praia de Barra do Sahy, em São Paulo, e mostra a jornada de autodescoberta de uma mulher dividida entre duas versões de si mesma.
“´Lado a Lado´ é uma ode às melhores sensações da vida, um respiro no meio do caos, o prazer em sentir, como um vento ameno escorregando no rosto. Amo a música do White Denim. Conheci a banda há muito tempo, por volta de 2011.
Recentemente, comecei a segui-los no Instagram e eles me seguiram de volta, foi então que eu disse a James que gostava muito de suas músicas. Pra minha surpresa ele respondeu dizendo que gostava bastante das minhas também.
Daí em diante começamos a conversar e mostrei uma ideia inédita pra ver o que ele achava. James curtiu e quis colaborar, gravando um monte de coisas que eu adorei. Fizemos tudo remotamente, eu em São Paulo e ele em Los Angeles.”, comenta Felipe Puperi
A produção audiovisual tem como assistente de direção João Prata, direção de fotografia de Licia Arosteguy, direção de arte de Lauren Ferreira e produção da Untitled.
2) Josyara “Corredeiras”
Para promover seu terceiro álbum de estúdio, AVIA, Josyara disponibilizou o videoclipe para “Corredeiras”. A produção tem direção de Juh Almeida, diretora de cena da Café Royal, produtora responsável pela concepção visual da obra e foi inspirado na trajetória pessoal e profissional da artista.
A cena que abre o videoclipe, por exemplo, foi inspirada no primeiro contato de Josyara com um violão, ainda criança, foi brincando de destruir o instrumento de seu avô e, em seguida, sair para andar de bicicleta no bairro do Castelo Branco, em Juazeiro (BA), onde nasceu e viveu até os 15 anos.
Foi só algum tempo depois que o instrumento despertou seu interesse, quando começou a cantar e aprender os primeiros acordes, aos 10 anos. De lá para cá, como na música, sua trajetória é marcada por corredeiras: uma artista que está sempre em movimento e olhando em frente, persistindo nos seus sonhos e encarando novas paisagens, sem deixar de se apoiar no seu passado e na ancestralidade que lhe inspira a seguir.
“A imagem do cavalo solto, correndo rumo ao seu destino e ao seu mistério, representa para mim o desejo de seguir em frente com o espírito livre. Na insistência e no desafio de sobreviver às dores da vida, assim como de saber aproveitar os lugares bons que alcançamos, fazendo deles morada fiel do coração”, comenta Josyara
3) Terno Rei “Próxima Parada”
Para promover o quinto álbum de estúdio o Terno Rei apresentou o videoclipe para “Próxima Parada” com direção e roteiro de Miguel Thomé em parceria com a produtora Seiva. O filme foi filmado em 16mm em diferentes locações em São Paulo e traz os integrantes Ale Sater, Bruno Paschoal, Greg Maya e Luis Cardoso em situações surreais, ao lado de personagens e cenários. O destaque fica para a escolha das locações, direção de arte e fotografia.
4) Samuel Rosa “Rio Dentro do Mar”
Para divulgar o álbum Rosa, Samuel Rosa divulgou em março o videoclipe para “Rio Dentro do Mar”, vídeo que tem direção e também atuação de Letícia Ribeiro ao lado de Samuel, com produção audiovisual da CAVE. Com vasta carreira em produzir clipes ao lado do Skank, o artista deixou as ideias a cargo de Letícia, diretora que lhe foi apresentada por sua esposa, Laura.
“Ela teve ideias que estavam muito de acordo com a proposta da música e eu queria que o clipe estivesse dentro do universo dela, com a sua assinatura.
Gostei muito da maneira como ela materializou o claro e o breu, a falta e a presença, e todos os contrapontos presentes na letra”, conta Samuel que também a convidou para atuar ao seu lado durante o curta.
“A figura dela está muito dentro do contexto da história”, completa
Tendo um lado lúdico e estética marcante que nos remete as produções veiculadas na época da MTV, Letícia destaca: “Acredito que cada um vai dar um significado próprio para essa casa sem lugar, para esse sentimento de quem está procurando um amor. Cada um vai encontrar sua história dentro da música”.
5) Mariasss “O Assunto (Fala Mal & Anda Junto)”
Representando o pop dentro da nossa lista temos o trio de irmãs MARIASSS com o videoclipe para “O Assunto (Fala Mal e Anda Junto)”.
“Essa pessoa agia de forma inconsistente, falando coisas diferentes para as pessoas que conviviam conosco. O que gerou desconfiança e muita confusão. E a partir dessa má experiência surgiu a ideia de uma música em torno dessa frustração.
Chamamos nossa amiga Sabrina Lopes para escrevermos a letra em 2022 e, desde então, ela sofreu algumas alterações até chegarmos à versão definitiva”, conta Maria Luísa sobre a composição
A produção tem direção, roteiro e direção criativa de TIN e Seiji Tanaka,
“Somos um time de cinco pessoas – elas, eu e Seiji [Tanaka], que é o artista visual da equipe. A gente foi atrás de tudo: pintamos parede, montamos o cenário em casa, garimpamos brechós e antiquários, personalizamos tudo que tínhamos.
Acho que se criou um consenso de que pra fazer pop precisa gastar muita grana. Minha visão é sobre ter criatividade e saber utilizar os elementos que você tem de uma maneira diferente. Acho que a gente conseguiu nesse trabalho imprimir um resultado que parece caríssimo”, explica o produtor e diretor, TIN, sobre o senso de coletividade da equipe.
No campo da estética a produção audiovisual tem como referências os filmes “Meninas Malvadas”, “O Grande Hotel Budapeste”, “Heathers”, além das assinaturas de diretores modernos como Wes Anderson e Edgar Wright.
“A gente queria trazer algo colorido, engraçadinho que desse uma leveza e um tom cômico para um tema meio chato. Daí surgiu a ideia de colocar uma irmã contra a outra, onde você não sabe quem é a boazinha ou a vilã, e o roteiro vai se desenrolando de forma surpreendente”, revela Ludmila Maria.
“A gente gosta muito de cinema e acaba consumindo as coisas juntos. Então as referências acabam aparecendo em nosso trabalho.”, finaliza a caçula Maria Laura
6) Zaynara “Perfume da Bôta”
Do Pará, Zaynara, lançou o single “Perfume da Bôta” com direito a videoclipe dirigido por Bruno Murtinho, com assistência de Luiza Catalani e direção de fotografia de Fernando Duarte.
“Eu trouxe uma sonoridade mais intensa do Beat Melody, com influência dos metais cametaenses do Mestre Cupijó, um dos maiores artistas da minha terra. O clipe também está lindo e foi inteiramente filmado no Pará, onde eu e minha equipe escolhemos lugares que pudessem mostrar os rios e contar a história de “Perfume da Bôta”.
Perfume que é um dos mais famosos que se pode encontrar no Ver-o-Peso (um dos mercados públicos mais antigos do País, que fica no Pará), e que acreditamos servir para atrair prosperidade e tornar sonhos realidade. No caso do clipe, quisemos mostrar uma prosperidade onde a personagem que usa o perfume para atrair e encontrar um amor, mas se mantém no controle da situação.
Isso é sempre o principal, estar no controle! Tem tanta coisa bonita, especial e bem-marcada nesse clipe. Dos looks, passando pelas paisagens e coreografias. Estou muito feliz em compartilhar com meu público esse trabalho, o primeiro lançado pela Sony.”, conta Zaynara.
A produção foi flmada inteiramente no Pará, em duas diárias, na Ilha de Outeiro, e no interior de Benevides, que fica próximo a Belém. Contou com bailarinos paraenses que fizeram performances feitas pelo coreógrafo de Zaynara, o também paraense Hian Maniva. O stylist de parte dos looks foi assinado por Igor Henri, também no Pará.
OUTROS CLIPES INDEPENDENTES
Além dos 6 eleitos como melhores do mês de Março | 2025 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:
Melhores Clipes Independentes | Março (2025)| Parte 2
Malena “Madalena” (Manaus / AM), Kant “Ruptura” (São Paulo / SP), Wiu “Luísa Sonza” (Fortaleza / CE), Brisa Flow “Rosas Brancas” (Sabará / MG), Undo “Volta Aquela Cena” (São Paulo / SP), Negra Li “Fake Clipe” (São Paulo / SP), Carol Biazin “TE AMO SEM CULPA” (Ivaiporã / PR), Marina Sena “Ouro de Tolo” (Taiobeiras / MG).
Melhores Clipes Independentes | Março (2025)| Parte 3
Samuel Amaro, teruomon “Estrada à Noite” (Maringá / PR), Pisada da Jurema “Guarnicê” (Londrina / PR), Vitu, Luiza Dutra “Cena de Cinema” (Vitória / ES), MARIANNA e NIZZ “Queima-Roupa” (São Paulo / SP), Ana Cañas e Ney Matogrosso “DERRETI” (São Paulo / SP), SPARK “Neurose” (Feira de Santana / BA), Rebeca “Metade” (Rio de Janeiro / RJ), Monica Casagrande “A Guarda” (São Paulo / SP), Azuliteral “Sublime” feat. Malu Guedelha (PA).
Melhores Clipes Independentes | Março (2025)| Parte 4
F E S T I M “Teu Silêncio Não É Meu Lugar” (Teresópolis / RJ), A Olívia “Entretenimento” (São Paulo / SP), Gracinha “Cuéntame” (RJ), Vitor Kley “Que Seja de Alegria” (Porto Alegre / RS), Alulu, DJ Camões “Quando a gente brinca” (Rio de Janeiro / RJ), Ana Laura Lopes “Meu endereço” (MG), swave “mais uma vez” (São Paulo / SP), Luiz Amargo part. Bel Aurora “Quando o Fogo Vem” (São Paulo / SP), Cynthia Luz “Minissaia” feat. Carla Sol (Itajubá / MG).
Victor Xamã “Armadilha” feat. Pecaos (Manaus / AM), Triz Teixeira “Verão Molhado” (Maringá / PR), Manny Moura “Enough” (RJ), Bruno Gadiol “T Ó X I C O” (São Paulo / SP), MD Chefe, Papatinho “TIRAMISÙ” ft. Bebeto (Rio de Janeiro / RJ), Desalmado “No Peace, Only Death” (São Paulo / SP), Dram feat. Sara Não Tem Nome “TDAH” (MG), Luiz Barata “Marinheiro”.
Melhores Clipes Independentes | Março (2025)| Parte 5
Los Brasileros, MC Kekel e Fraga “Tela do Celular” (São Paulo / SP), godofredo “Guarda-Roupas” (Belo Horizonte / MG), ZUANA “Vocâ Não Me Enxerga” (Porto Alegre / RS), Dani Vallejo “Gana Obsessiva” (MS), Giana “Segredo Clichê” (Ponta Grossa / PR), museka “eu não quero ouvir falar” (Blumenau / SC), Apto Vulgar “Sem Deuses e Mestres” (Jacareí / SP), junas “volto pro começo” (Jaguarão / RS), sonholucido “vizinhança” (Ourinhos / SP), Senndy “Me Vê” (Uberaba / MG).
PLAYLIST NO YOUTUBE (Março) | 2025)
Preparamos também uma playlist no Youtube com os 65 videoclipes coletados durante o mês de Março | 2025.
PLAYLIST NO SPOTIFY (Março | 2025)
Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Março (2024). Dos 65 vídeos do post, 64 estão disponíveis no Spotify por esta razão 64 sons que entraram em nossa playlist.
-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-
Qual dos melhores clipes independentes | Março (2025) você mais gostou?
Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Março (2025) você mais gostou!