Josyara canta Timbalada, novo EP de versão “Mandinga Multiplicação” abre alas para o carnaval

 Josyara canta Timbalada, novo EP de versão “Mandinga Multiplicação” abre alas para o carnaval

Josyara canta Timbalada.- Foto Por: Natalia Arjones

EP de releitura, Josyara canta Timbalada e revela a contemporaneidade das canções lançadas na década de 90

A importância da contribuição de Carlinhos Brown e Timbalada para a música baiana é algo imensurável que transcende gerações. Agora, um dos nomes mais interessantes da música baiana reverencia o legado mostrando a força das composições e como elas se relacionam com o mundo de hoje. E nada mais acertado do que fazê-lo às vésperas da data onde o mundo todo se volta pra cá, o Carnaval. Festa máxima de nossa cultura que envolve memórias, tradição, espiritualidade, gritos de esperança, ginga e emancipação.

Foi justamente no dia 02/02, dia de Iemanjá, que Josyara escolheu para lançar “Mandinga Multiplicação”. Ela que já tem em sua bagagem os elogiados Mansa Fúria (2018) e ÀdeusdarÁ (2022), agora lança sua primeira obra de releituras.

O material foi gravado no formato voz e violão, deixando as versões ainda mais intimistas que as originais, tirando o tambor de cena e evidenciando a urgência e força atemporal das composições. Ao todo o EP reúne 6 canções e tem o nome extraído de um verso da música “U-Maracá”, do álbum Timbalada (1993).

“Estas canções representam muito para mim, tanto por trazerem reflexões de questões atuais como pela memória afetiva que tenho delas”, conta a artista sobre a seleção de músicas


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Josyara canta Timbalada.- Foto Por: Natalia Arjones

No Ritmo da Timbalada

Quando o assunto é a contemporaneidade das canções ela revela sobre ter escolhido “Ralé” para abrir: “O genocídio que está acontecendo na Palestina e o fato de que muitas pessoas se utilizam da religião para massacrar outras, esquecendo que a própria figura de Jesus vem do lugar da escassez, do combate às opressões e defesa dos mais pobres. Esta é uma reflexão urgente para o mundo todo.”

O verão de Salvador aparece nos clássicos “Mimar Você” e “Namoro a Dois”

Ela também trouxe um pouco de si para as releituras para contribuir, como foi o caso de “Tá na Mulher”:

“Interpreto essa canção como uma oportunidade de ressignificar muitas coisas.

Ela traz uma exaltação às mulheres que eu, enquanto uma mulher lésbica, acho que faz muito sentido cantar, mas ela também me dá a ideia de que é possível vislumbrar possibilidades diversas de existência para as mulheres.

Quis muito cantá-la repaginando tanto os arranjos como a forma de dizer o que já foi dito, só que de outra forma: acho que esse é, afinal, o desafio e o prazer de interpretar uma canção que não é nossa”.

Assim como no último disco, Josyara assume a produção do projeto com direção artísticas de Rafael Ramos (Deck). Em sua companhia a artista teve nas gravações Felipe Guedes (Violão) e Gabriel Rosário (Bandolim); com o adendo da bagagem de levar elementos de percussão, como claves rítmicas afro-baianas para seus instrumentos.

Já a foto da capa do single foi feita pela fotógrafa Natália Arjones e a pintura corporal que aparece na imagem, representando a estética que se tornou marca registrada da Timbalada.

Como curiosidade: Os símbolos tribais pintados com tinta branca nos corpos dos músicos foram uma criação do artista plástico soteropolitano Ray Vianna, no início da década de 1990, firmando a identidade visual da banda dali em diante.

Ficha Técnica “Josyara Canta Timbalada “Mandinga Multiplicação”:

1) “Ralé” – voz e tiple (Josyara)
2) “U-Maracá” – voz e violão (Josyara)
3) “Mimar Você” – voz e violão de nylon (Josyara); violão de aço (Felipe Guedes)
4) ⁠”Namoro a Dois” – voz e violão de nylon (Josyara); violão de aço (Felipe Guedes); bandolim (Gabriel Rosário)
5) “Margarida Perfumada” – voz e violão de nylon (Josyara); bandolim (Gabriel Rosário); violão barítono (Felipe Guedes)
6) “Tá na Mulher” – voz, violão de nylon, tiple e violão barítono (Josyara)

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