Confira os melhores clipes independentes | Maio (2024) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!
As listas de melhores clipes independentes 2024 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo nono ano consecutivo.
Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos Instagram, Facebook, Spotify…).
2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.
Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).
Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.
Neste mês de Junho trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 104 coletados ao longo do mês.
A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.
E estes são feitos de todas as formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas, o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.
Em Maio inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.
Reunimos 104 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.
O que impressiona é termos uma média de 3,35 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 104 artistas de 16 estados.
Dirigido por Roguan e produzido pela MyMama Entertainment, o videoclipe do Vintage Culture para “Promise Land” mostra uma matéria que se desprende de sua realidade física, revelando uma dimensão onde as vivências não são reguladas pelo sistema.
“Meu trabalho tem muito enfoque no ser humano, na preparação de ator e não ator. Permitir que a protagonista e o elenco estejam confortáveis para se divertir foi fundamental para o videoclipe fluir e sinto que atingimos esse resultado”, explica Roguan.
Junto do lançamento do álbum, Yago Oproprio disponibilizou um filme de 10 minutos que une três faixas que ele mesmo diz que a equipe da produção audiovisual acertou em cheio. O processo foi até mesmo destacado, onde ideias do próprio músico se somaram após horas de relatos coletados pela equipe.
Produzido pela Stink, e direção de Ênio Cesar, Larissa Zaidan e Luis Carone, a peça audiovisual narra as histórias apresentadas por Yago nas letras de “La Noche”, “Inofensiva” e “Jejum”.
No dia 1º de maio, Duquesa lançou o videoclipe para “ELA (intro)”. Idealizado e dirigido pela própria cantora e por Tize Salati, o vídeo retrata um momento de turbulência e de ameaças enfrentadas pela artista, que logo se transformam em uma jornada de libertação e empoderamento
“Tradução” está presente no disco PERPÉTUO e segundo o Black Pantera “fala sobre ancestralidade e sobre o que é infinito, o que fazemos agora e continuará reverberando mesmo depois que já não estivermos mais aqui”.
O trio comenta que a faixa é uma homenagem à Dona Guiomar, mãe de Chaene e Charles, se estende a dona Elvira, mãe do Rodrigo e a todas as mães e pessoas que fazem papel de mãe, ao mesmo tempo que fala sobre racismo.
Citando até mesmo o verso de Mano Brown: “Ratatatá preciso evitar Que algum safado ou sistema façam a minha mãe chorar / Já dizia o poeta do Capão Redondo/ Antes mesmo que eu pensasse em estar compondo”.
A música é leve do que estamos acostumados, o que é uma boa surpresa, já que o foco aqui é a mensagem chegar ainda mais longe. O peso fica para os riffs de guitarra e a denúncia da dor e opressão causados pelo racismo. As lutas coletivas e pessoais se fundindo.
É impossível ouvir sem o verso “Minha mãe tem hora pra chegar / Mas não tem hora pra sair” não ficar na sua cabeça. Interessante ver a capacidade deles em compor para as massas, e saindo do nicho, na roupagem escolhida para o novo som.
A canção vem acompanhada de um videoclipe dirigido por Carol Borges, da produtora Quasque Filmes, que já pode trabalhar com eles anteriormente.
A proteção e o cuidado da mãe com os filhos é a parte do roteiro da trama que mostra o racismo velado do dia a dia, a rotina desgastante, as preces, as pequenas alegrias de mães e filhos e a esperança por dias melhores.
O rapper paulista Projota lançou o videoclipe para “Recomeço”, faixa que tem a participação de Priscilla e integra o álbum Alguém tinha que falar de amor. O registro faz parte de uma saga com outras produções audiovisuais e é o capítulo 7 de um longa metragem homônimo ao disco.
Com mensagem clara de legalização a maconha o Planet Hemp lançou o videoclipe para “JARDINEIROS”. Este que foi capturado na Fazenda Sofia Langenbach, o primeiro local no Rio de Janeiro autorizado a cultivar maconha legalmente para fins medicinais.
A rotina do trabalho da fazenda durante o cultivo é exibida, entre cenas do grupo e os trabalhadores. O timing do lançamento vídeo é algo a se exaltar também. Já que o pleito estava no congresso.
“Gravar na Fazenda Sofia Langenbach foi uma experiência reveladora para todos nós. Estar em um lugar que simboliza a luta e a vitória da cannabis no Brasil deu um significado ainda maior para o clipe.
Queremos que as pessoas vejam o vídeo e reflitam sobre quem realmente está ganhando com a proibição e quem é prejudicado por ela. A discussão sobre a maconha não deve ser apenas sobre o uso recreativo, é uma conversa sobre direitos, saúde e justiça social”, afirma Marcelo D2
Bebé lançou o clipe para “Assome”, que brinca justamente com “assomar” e “Sumir”.
“É uma música escrita não apenas sobre o momento que eu estava passando, mas também como um lembrete. Hoje em dia, sei o quanto qualquer tipo de mudança pode doer”, explica Bebé, que completa: “estou no processo de criar intimidade com o término de ciclos sem perder o meu rumo”, conta Bebé
O disco da artista natural de Piracicaba (SP) tem produção de Sérgio Machado Plim, que também pode trabalhar no debut, e coprodução da artista que passeia pelo pop agregando pagode e o R&B.
“Essa música marca um momento especial de reconstruir as minhas relações e me fortalecer. Meu legado, para além do disco em si, é valorizar o processo. É sobre se aproximar daquelas partes que precisam ser vistas”, revela Bebé.
A produção do clipe tem direção de Tristian Pae e Martina Quezado e explora a estética minimalista.
“A estética é minimalista, mas muito autêntica também. Brindamos a essa nova fase com inovação na parte de maquiagem e de figurino, através do stylist de Juny Martins e a produção de moda de Maria Rocha”, comenta.
O destaque da produção audiovisual é a fotografia, edição, apresentação da estética que engloba o trabalho e intensidade que a trama dá para exaltar a força da composição.
Além dos 7 eleitos como melhores do mês de Maio | 2024 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:
Jovem MK “Meu Karma” (Hortolândia / SP), Julia Benford “Nada Me Parar” (SP), Pense “De Onde Viemos” (Belo Horizonte / MG), MC Soffia, Karol Conká, Dejour, Los Brasileros “Fogo na Pista” (São Paulo / SP), Tribo da Periferia “O Cravo e a Flor” (Brasília / DF), Dum “Cosmic Latte” (MG), Melly “Amaríssima” (Salvador / BA), TETO PRETO feat. Jup do Bairro “Te Colocar no Teu Lugar” (São Paulo / SP).
Duda Bertho “Addicted” (Maceió / AL), Nathi “Deixa” (São Paulo / SP), Chico Bernardes “Motivo” (São Paulo / SP), Rolimã “Micuim” (Águas de Lindóia / SP), 43duo “Me7ade” (Paranavaí / PR), Chococorn and the Sugarcanes “Dom Bosco S.A” (Santa Bárbara D’Oeste / SP).
FBC “O Retorno é a Única Lei” feat. Dougnow (Belo Horizonte / MG), Dani Bessa “Flor de Cerejeira” (Rio de Janeiro / RJ), Camilo Solano “Quase Todo Mundo é Assim” (São Manuel / SP), Francisco, el Hombre “HASTA EL FINAL” (Campinas / SP), Mariana Estol “DÉMODÉ” (São Paulo / SP), The Mönic “Marte” (São Paulo / SP), Don L “Bem Alto” (CE), Labatú “Big Idea” (São Paulo / SP).
CPM 22 “Dono da Verdade” (São Paulo / SP), Theo Charbel “Real Soon” (Cuiabá / MT), L’Homme Statue “Révolution”, Apeles ft. Lucas Gonçalves “Pax, Patz, Paz” (São Paulo / SP), Lou Garcia, Marina Sena “Não Posta” (Salvador / BA), Mayra, Day Limns “pesadelo pt.2” (GO), Paira “Como Um Rio” (Belo Horizonte / MG), Ancestral Diva “E Não Há Nada Aqui” (Belo Horizonte / MG).
Samwise “Um lugar pra chamar de seu” (São José dos Campos / SP), Mãolee “Nós Combina” feat Filipe Ret e Vulgo FK (Magé / RJ), Edgar “Incapturável” (Guarulhos / SP), Luísa Sonza, Kayblack “Sagrado Profano” (Tuparendi / RS), Livia Nery “Tempo de Mistério” (Salvador / BA), Dessa Brandão “Nosso Taj Mahal” (SP), fluiz “contemplação” (SP), Bike “Filha do Vento” (São José dos Campos / SP).
Os Garotin “Calor do Momento” (Rio de Janeiro / RJ), Brisa Star “Bora Testar” (Ibiaí / MG), Malu Magri ft. Califrê “Dúvida” (SP), Jasmin Godoy “Rooftop” (MG), Separable “You’ll Be Fine”, LVCAS “Volátil”(São Paulo / SP), Ed Lopes “Indie Boy” (Fortaleza / CE), HOZE “Será?” (Campinas / SP).
Pk e Belo “Sex On The Beach” (Rio de Janeiro / RJ), Ivyson “Fica” (PE), RalphTheKiD “Babaloo” feat. Jé Santiago e Don L (São Paulo / SP), Pfink & Siso “Vetiver” (Feira de Santana / BA), O Estrangeiro “Young Macunaíma” (SP), Planeta GRU “Céu dos Ancestrais” (Guarulhos / SP), MC Luanna e Ajuliacosta “Piranha” (Ubaitaba / BA), 3030 “Ímã” (Porto Seguro / BA), Maz “Corpo e Canção”.
Souela “Minha Pele Preta” (SP), Ella Medrá “VNVN” (Salvador / BA), San Donero “Sol Nascer” (MS), Anna, Paula Mattos “Do Meu Jeito” (MS), Matakabra “Corpo fechado” (Feat. Rafael Almeida do Okalonam) (PE), Núbia “Andamento” (MA), Mc Sid “Brasil de Quem? 7” (Brasília / DF), Segundo Tempo “O Fim” (Brasília / DF).
Leal “Almas da Rua” ft. Felp22 (São Paulo / SP), Marsara “Mariposa” (RJ), Ju Dourada “Papo de Signo (Não Vai Dar)” (MG), Daniel Arena “O Tempo e o Navegar” (SC), Suzi Mariana “Qualquer Palavra” (AL), Overfuzz “Macia” (Goiânia / GO), Asfixia Social “Electromagnetic” (SP), Thati Dias “Soturna” (RJ), Major RD “Carolina” ft. Mago de Tarso (Rio de Janeiro / RJ)
C.L feat. Vitchenko “Seu Jogo” (Rio de Janeiro / RJ), Bea Duarte e Ismeiow “Supostamente” (SP), Calliz “Ela é Demais” feat. Mhaym (SP), Jona Poeta “Recomeço” (RS), Noturnall “Cosmic Redemption” (São Paulo / SP), MD Chefe ft. BK’ “Outra Hora” (Rio de Janeiro / RJ), Soutø “Cowboy”, Geovanna Fleur “Vanity” (Curitiba / PR).
Preparamos também uma playlist no Youtube com os 103 videoclipes coletados durante o mês de Maio | 2024. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.
Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Maio (2024). Dos 103 vídeos do post, que totalizam 106 músicas já que um videoclipe é triplo, 104 músicas estão disponíveis no Spotify e entraram em nossa playlist (por conta de um clipe ser duplo e outra música não estar nas plataformas).
Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Maio (2024) você mais gostou!
This post was published on 4 de junho de 2024 8:00 pm
The Vaccines é daquelas bandas que dispensa qualquer tipo de apresentação. Mas também daquelas que…
Demorou, é bem verdade mas finalmente o Joyce Manor vem ao Brasil pela primeira vez.…
Programado para o fim de semana dos dia 9 e 10 de novembro, o Balaclava…
Supervão evoca a geração nostalgia para uma pistinha indie 30+ Às vezes a gente esquece…
A artista carioca repaginou "John Riley", canção de amor do século XVII Após lançar seu…
Quando foi confirmado o show do Travis no Brasil, pouco tempo após o anúncio do…
This website uses cookies.