Lista

As Melhores Live Sessions | Abril (2023)

As Melhores Live SessionsAbril (2023)

O Que São Live Sessions?

Live Sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em Abril não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.

Confira a lista com as Melhores lançadas em Abril (2023); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!

Listas de Melhores Live Sessions 2023

Janeiro
Fevereiro
Março


Angra aparece na lista com sua live session gravada para o projeto Sonastério Ilumina. – Foto Por: Diego Ruahn

1) Angra @ Sonastério Ilumina



Conhecido por trazer ao público a verdade de grandes artistas e bandas em experiências de imersão musical no Sonastério, é um refúgio para performances únicas no monastério da música. Em maio o vídeo divulgado no canal foi da banda de metal, Angra que por lá apresentou seis versões de clássicos como “Nothing to Say”, “Rebirth”, “Judgement Day”, “Millennium Sun”, “Upper Levels” e “Black Widow’s Web”. O EP com as gravações também foi disponibilizado nas plataformas digitais.

2) Josyara @ Sala de Estar



A cantora baiana Josyara se apresentou em abril na live session Sala de Estar, laboratório criativo que cede espaço a artistas dos mais variados lugares no mundo da música, buscando unir qualidade a uma atmosfera leve e aconchegante. Por lá ela apresenta canções dos disco, Mansa Fúria e Estreite lançado em parceria com Giovani Cidreira. Ao todo a artista de Juazeiro apresenta 3 faixas “Mansa Fúria”, “Essa Cobiça” e “Nanã”.

3) Gabriel Ventura “Nada pra Ensinar, Muito Pra Aprender” @ Tenor Sessions



Após divulgar “Vontade“, o músico Gabriel Ventura, que reside em Petrópolis (RJ), disponibilizou o segundo vídeo da Tenor Sessions, onde grava uma canção em um canto de sua própria casa com uma estética e sonoridade que abraça o local escolhido. No vídeo para “Nada pra ensinar, muito pra aprender” é possível ouvir até mesmo o barulho das cigarras. O músico lançou seu álbum de estreia como solista via Balaclava Records.

4) Cardamomo “à deriva” @ ao vivo no Agulha



No fim de abril o trio de rock instrumental Cardamomo se juntou a violinista Miriã Farias e divulgou o registro ao vivo de uma live session gravada no Agulha, em Porto Alegre (RS), para a faixa “À Deriva”. O material gravado em em setembro de 2022 antecede o disco ao vivo dos gaúchos.

A ficha técnica deste single conta com nomes de peso da produção artística da capital gaúcha, como Vitor Marx na mixagem e masterização, Bruno dos Anjos e Vinícius Luz no vídeo, Frances Rocha e Cássio Fontana nas fotografias da capa, Natalia Penteado nas artes de capa e divulgação, Olimpio Machado operando a captação, Thais Andrade na luz e Marta Karrer na produção.

Antes do lançamento do disco completo, eles ainda divulgarão a música inédita “Woo pt. 2”. O material está previsto para ser lançado ainda neste mês.

5) Alles Club @ ao vivo no Muzik



Através de um registro ao vivo gravado no Café Muzik, localizado no centro de Juiz de Fora (MG), a Alles Club lançou os singles “Andromeda” e “Gnossienne”. O material foi extraído de uma apresentação do conjunto em julho de 2022 e tem a direção de Pedro Baapz, baixista da banda.

O vídeo é construído com imagens feitas com uma câmera fixa e uma câmera mini DV que “passeava” entre o público. Closes, drinks com glitter, pessoas dançando, interagindo com o cinegrafista da vez, trazendo impressões sobre a apresentação como ressaltam os idealizadores da live session.

“Tivemos pouco tempo de ensaio. Antes de eu chegar em Juiz de Fora, ensaiaram sem mim. Fiquei com ciúmes, mas era saudade e muita vontade de estar junto. Temos uma base musical sólida e nos entendemos muito rapidamente. Isso dá confiança para a gente pensar em outros voos”, diz Rodrigo Lopes, guitarrista e compositor da banda, que mora atualmente na Suíça

“Escolhemos Andromeda e Gnossienne pois foram duas faixas que lançamos, tiveram videoclipe, mas não tínhamos a experiência de tocá-las ao vivo. Então, acho que o registro dessas duas combina muito, queremos mostrar a banda executando elas”, diz Baapz.

Para o trabalho, uma de suas referências de Baapz, que é formado em Cinema e Audiovisual, para a produção foram as produções do diretor britânico Frank Lebon: “Ele faz muitos fashion films e videoclipes. Gosto de um clipe que ele fez pro King Krule com uma mini DV, achei sensacional!”

As imagens foram feitas pelo diretor de fotografia Caio Deziderio e o assistente de câmera Álvaro Borges, além de Mr. Lopes e Pedro Baapz, que cuidou também da montagem. As pequenas entrevistas com o público tiveram a colaboração da artista e designer Ana Gouveia.

6) Bike “Boca do Sol” @ KRBX Radio Boise



Prestes a lançar o quinto disco de estúdio, Arte Bruta, o Bike teve sua live session para a Radio Boise disponibilizada no dia 28/04. O grupo de São José dos Campos (SP) recentemente realizou uma turnê pela América do Norte onde pode se apresentar pela primeira vez no Treetfort Music Fest. No vídeo eles tocam “Boca do Sol”.

7) Marina Peralta @ Sala de Estar



Diretamente do Mato Grosso do Sul, Marina Peralta traz para seu som referências do reggae, rap, jazz e MPB, e em Abril teve sua live session disponibilizada no canal da Sala de Estar. Em sua companhia a artista tem consigo na live session Tael (baixo), Tootz (teclas) e Pé Beat (bateria). Por lá eles apresentam “Peço Licença”, “Mulheres no Controle” e “Desencontra”.

8) Fresno “Agora Deixa”



Para aquecer para o lançamento do disco VTQMV Tour (Live), previsto para Maio, a Fresno disponibilizou no fim de abril a versão ao vivo para “Agora Deixa”. O material reúne vídeos da turnê da banda e apresentações no Lollapalooza Brasil e na Audio aparecem ao longo do registro.

“A gente sentiu que precisava eternizar a turnê do VTQMV. São os maiores shows que já fizemos e, para nós, o mundo precisava ver isso”, reflete o vocalista da Fresno

O desempenho de “Agora Deixa” nas apresentações foi, inclusive, o que motivou a escolha dela para ganhar o registro ao vivo e dar início a essa sequência de lançamentos.

“Não era exatamente uma faixa que a gente esperava ser destaque do disco, mas, hoje, é bem óbvio, ainda mais vendo como ela bate forte nos shows.

Esse som mostra um lado diferente nosso, a gente até brinca chamando de sensual, mas acredito que desde ‘Cada Acidente’, ou até antes, com ‘Astenia’, a gente vinha flertando com ele”, diz Lucas Silveira 

“Não é exatamente algo que todos do nosso público amam, mas é algo que tenho muito apreço e que é parte indissociável do nosso DNA”, comenta Lucas sobre o uso de sintetizadores

9) Maneva “Meu Erro”



Para divulgar o projeto “Tudo Vira Reggae” os paulistas do MANEVA lançaram através de uma live session para “Meu Erro”, hit dos Paralamas do Sucesso. O lançamento da nova faixa e clipe faz parte das ações que antecedem a gravação do novo DVD da banda, Tudo Vira Reggae Ao Vivo, que acontece no dia 8 de junho, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.

O vídeo foi dirigido por Julio Loureiro e a produção é assinada por JL Produções.

“’Meu Erro’ não poderia chegar em melhor hora, meses que antecedem a gravação do nosso mais novo projeto audiovisual, ‘Tudo Vira Reggae Ao Vivo’. Vamos eternizar essada forma que ela merece, com muito carinho, amor, respeito e música. E o esquenta para o show do dia 8 de junho já começa agora, com mais essa pancada, atemporal e autoral, que se tornou um patrimônio”, diz Tales de Polli, vocalista do MANEVA

10) Isabel Lenza @ Sala de Estar



Quem também esteve presente nos estúdios da produtora Sala de Estar foi Isabel Lenza, artista que já lançou os discos Ouro (2017) e Véspera (2021).

Por lá ela apresentou as faixas “Eu Sou Meu Lugar”, “Tudo o Que Você Não Vê” e “O Melhor Está por Vir”.

11) Gabi Queiroz “Só Numa Noite (Acústico)”



Para promover seu primeiro EP lançado no dia 28/04, Gabi Queiroz, que ficou conhecida no TikTok, apresentou uma série de live sessions no formato acústico ao longo do mês. A artista de Nova Odessa (SP), de apenas 22 anos, entre os vídeos de Gabi Queiroz – Acústico apresentou a live session para “Só Numa Noite”.

“Eu sou mãe e essa pressão caiu muito em cima de mim. Me pego questionando: será que posso sair? Posso postar uma foto decotada? Tudo bem fazer um vídeo dançando? Sempre me preocupei muito em como eu ia ser vista. Mas decidi me arriscar, me jogar, hoje é dia de tirar da mala tudo que guardei: minhas inseguranças e meus medos.

“Só Numa Noite” não tinha nome, o público me ajudou a escolher o título da faixa durante uma live.

No TikTok eu cantava ao vivo as músicas que me deixavam confortável, mas foi observando quais faixas os fãs pediam para eu lançar, que selecionei as que entrariam para o EP”, comenta a cantora que costuma fazer lives diárias no TikTok sempre a partir das 20h 

12) TREVA “Renasce Em Dor” (ft. Rodrigo Lima e Julie Xavier)



O quarteto Treva lançou no streaming através de uma live session, com participação nos vocais de Rodrigo Lima (Dead Fish) e Julie Xavier, o single “Renasce em Dor”.

“Fala de perseverança. Mesmo contra todas as adversidades e séculos de opressão, pessoas pretas fizeram das suas histórias de vida verdadeiras biografias de resistência e luta em busca de uma sociedade mais justa e uma realidade mais amena.

Aquela que faz renascer da dor a força que nos mantém firmes e em movimento. O som que vem da alma. Que alimenta os sonhos e a luta que nos mantém vivos.

Sempre que nos escravizaram, sempre que nos massacram, sempre que nos oprimiram, toda vez que nos mataram, e foram muitas vezes na história; Renascemos. E todas as vezes que renascemos, a música estava presente contando as nossas histórias ou amenizando as nossas dores.”, comenta o guitarrista e vocalista Felipe Ribeiro

“A Julie Xavier é uma amiga de longa data e uma artista talentosíssima. Ela sempre me falava sobre eu voltar a fazer música. Me incentivou muito. Senti na hora que o Rodrigo tinha que fazer parte dela. Ela tem um sentimento que eu queria que o Rodrigo fizesse parte. Falei isso para ele e ele aceitou na hora!”, finaliza sobre as escolhas das participações na faixa.

13) Chico e o Mar “mais um lance” @Sala de Estar



A banda de indie pop de Belo Horizonte (MG), Chico e o Mar teve sua live session disponibilizada no canal da Sala de Estar durante o mês. Formada por Daniel Moreira (voz/guitarra), Caio Gomes (bateria), Guilherme Vittoraci (guitarra/backing vocal) e Thales Siqueira (baixo/backing vocal), a banda lançou seu álbum de estreia também em Abril.

Por aqui destacamos a versão ao vivo para “mais um lance”.

14) Sara Não Tem Nome “Nós” (live session)



A artista mineira Sara Não Tem Nome lançou em abril uma live session para “Nós”, o material revelado só agora foi registrado em Portugal no outono de 2019 e foi filmado por Pedro Veneroso. A edição de som ficou por conta de Sara e Victor Galvão.

“Em 2019, eu e Pedro Veneroso, fizemos uma viagem para Portugal. Conhecemos algumas cidades, entre elas, Lisboa, Porto e Braga. Estava na estrada quando vi a entrada da casa que é a locação do vídeo. Fiquei encantada com aquele cenário, a cor das folhas, a sensação de estar em um lugar antigo e abandonado. Fiquei me imaginando naquela paisagem de outono, como se eu estivesse dentro de uma pintura. Senti que esse lugar me transmitia a beleza e a melancolia que está em “Nós”.”, relata Sara Braga

15) Leandro Ferraz “Algumas Certezas” Live Sessions



Para promover o álbum de estreia Algumas Certezas, o músico Leandro Ferraz registrou uma live session ao vivo gravada no Cavalo Estúdio. No set ele ao lado da banda apresenta as faixas “Coração”, “Laranja”, “Pra não dizer que não te falei daquele amor”, “Certeza do Amanhã” e “Tela Viva”.

16) Bruxax “Você Sou Eu” (Versão acústica)



Bruxax que mistura referências de metal, pop e música eletrônica a live session para “Você Sou Eu”, faixa escrita pelo guitarrista Emily C. em homenagem a sua mãe que partiu durante a pandemia. A música traz subsequentes reflexões sobre saudade, ancestralidade e corporeidade. O material é um lançamento da Outono Music, selo subsidiário da Universal Music Brasil.

17) Orquidália @ ao vivo no Centro Bugio



A banda de Florianópolis (SC), Orquidália, disponibilizou em abril uma live session registrada durante o carnaval no Centro Bugio, localizado em sua cidade natal. O material com as faixas “Toda Entregue”, “Quero-quero”, “Rua do Moçambique”, “Banzeiro” e “Independência”.

18) Thiago Brandão part. Ângelo Rosário e Allan Villas Bôas “Do outro lado do mundo (instrumental)”



No fim de Abril, Thiago Brandão, lançou a faixa “Do outro lado do mundo”, canção instrumental com elementos da música andina e folk rock, tendo em sua companhia Ângelo Rosário e Allan Villas Bôas, membros do Trio ao Vento, de Salvador (BA). O material se destaca pelo espírito e atmosfera de jam session colaborativa.

19) Combover @ Ao vivo no Fenda 315



O RockALT, canal formado pelos irmãos Helder e Jaison Sampedro, disponibilizou uma apresentação do trio Combover no Fenda 315. A curiosidade fica por conta do registro ter sido gravado justamente no dia que a banda celebra os 11 anos do projeto paulista. Jaison foi o responsável pela câmera e edição, já Carlos Eduardo Freitas foi o responsável pela captação e mixagem do material.

Gostou da seleção com as Melhores Live Sessions | Abril (2023)?

Quer ver sua live session na lista do próximo mês?

Não deixe de enviar ao longo de Maio!

This post was published on 2 de maio de 2023 10:09 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

The Vaccines lota o Cine Joia em retorno ao Brasil embalado pela nostalgia

The Vaccines é daquelas bandas que dispensa qualquer tipo de apresentação. Mas também daquelas que…

22 de novembro de 2024

Joyce Manor revela segredos e curiosidades antes de embarcar para a primeira turnê no Brasil

Demorou, é bem verdade mas finalmente o Joyce Manor vem ao Brasil pela primeira vez.…

13 de novembro de 2024

Balaclava Fest tem show virtuoso do Dinosaur Jr. e cada vez mais “brasileiro” do BADBADNOTGOOD

Programado para o fim de semana dos dia 9 e 10 de novembro, o Balaclava…

12 de novembro de 2024

Supervão passa a limpo o passado mirando o futuro em “Amores e Vícios da Geração Nostalgia”

Supervão evoca a geração nostalgia para uma pistinha indie 30+ Às vezes a gente esquece…

8 de novembro de 2024

Christine Valença coloca tempero nordestino no clássico folk “John Riley”

A artista carioca repaginou "John Riley", canção de amor do século XVII Após lançar seu…

7 de novembro de 2024

Travis faz as pazes com o Brasil em apresentação com covers de Oasis e Britney Spears

Quando foi confirmado o show do Travis no Brasil, pouco tempo após o anúncio do…

6 de novembro de 2024

This website uses cookies.