Festival Rock na Praça celebra seus 20 anos neste domingo (04/12)

 Festival Rock na Praça celebra seus 20 anos neste domingo (04/12)

Rock na Praça – Foto Por: Bruno Willy

O indivíduo não é nada sem sua cultura, sem o entretenimento. Cultura é patrimônio e nós temos um, aprovado por unanimidade na câmara de vereadores da cidade de Esteio (Rio Grande do Sul), que já existe há 20 anos. Estamos falando do Rock na Praça, que se tornou este ano patrimônio cultural imaterial da cidade através da lei municipal Nº 8.147. 

É como disse o grande mestre Gil, quando ainda era ministro da Cultura – precisamos acabar com essa história de que cultura é uma coisa extraordinária. Cultura é ordinária, cultura é igual feijão com arroz, é necessidade básica. Tem que estar na mesa, na cesta básica de todo mundo.

A história do Festival Rock Na Praça

O Rock na Praça surgiu na cidade de Esteio (RS) em maio de 2022, por meio de um convite do ex-secretário de cultura de Esteio Ramon Alejandro Ruíz Velazco. Onde a mobilização era fazer uma roda punk, em um show de rock, que durasse mais de 15 minutos. O desafio foi aceito por Ricardo Varela, produtor responsável desde a primeira edição do festival.  

“A grande divulgação que fizemos e que foi potencializada pelo fato de na época os organizadores ainda estarem no ensino médio e rolar essa divulgação em massa dentro da escola levamos um público imenso para a praça em plena quarta de noite, saiu matéria na imprensa na época falando em 2 mil pessoas, isso nos animou a seguir com o evento mesmo depois do dia do desafio.”, recorda Varela. 

Durante essas duas décadas ocorreram mais de 100 edições do festival, com cerca de 600 bandas de vários estados do Brasil e também de países como Chile, Argentina, Uruguai e Austrália – graças a AbrafinAssociação Brasileira de Festivais Independentes, ao qual o festival integra. 

Na edição de 2015, foi realizada a gravação de um DVD comemorativo que está disponível no youtube e na íntegra na grade de programação do Canal Music Box Brasil. Apesar da origem e de boa parte das edições terem ocorrido em Esteio, o festival já circulou pelas cidades de Porto Alegre e Sapucaia do Sul.  

“Acredito que o evento iniciou como uma alternativa à falta de espaço em casas de shows e na mídia para artistas iniciantes e acho que isso se mantém até hoje, consideramos o Rock na Praça uma grande vitrine para artistas novos ou mesmo os com uma longa estrada.”, conta o produtor Ricardo Varela. 

O evento além de fomentar o trabalho dos artistas locais e da nova geração que vem se desenvolvendo pelo Rio Grande do Sul, o Rock na Praça conta também com uma feira de economia e espaço para alimentação. 



A edição de 20 anos do festival

E o Rock na Praça está de volta, neste domingo (04), em Esteio (RS). A partir das 13hrs, a edição marca o retorno a cidade, com entrada gratuita. Serão 7 atrações musicais, além da feira de economia criativa com mais de 20 expositores e espaço de alimentação com food trucks e cervejas artesanais.

Dessa vez o evento ocorrerá em frente à Casa de Cultura de Esteio, na Rua Padre Felipe, nº 900. A rua estará fechada garantindo segurança e conforto para a circulação do público. 


Festival Rock Na Praça 2022 - Esteio (RS)
Flyer do Evento

Com atrações para todos os gostos – rock, pop punk, hardcore, MPB, brasilidades, psicodelia, stoner rock, funk, soul e metal – serão apresentadas pelas bandas: Sterna Peyote, Meu Funeral (RJ), O Cara do Metal, Matheu, Flor Et, Inimigo Eu e De um filho, de um cego (PR). São grupos diversos de cidades do RS como Canoas, Viamão, Porto Alegre, Esteio, São Leopoldo e também artistas dos estados do Rio de Janeiro e Paraná. 

O evento conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Esteio, através do financiamento via Funproarte administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Apoio de Skatchê Bar. A realização é da produtora Balaiada, da Rede Esteio Cultural e da Casa do Rock. O Rock na Praça é um festival filiado da Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes.  

Mila Borges

Colaboradora no Hits Perdidos, nas horas vagas descobrindo o que há de bom na música Brasil a fora. Fora isso adoro futebol, churrasco. Não gosto de preconceito no geral (música então nem se fala).

Related post

error: O conteúdo está protegido!!