Na última sexta-feira, 19, a cantora Giovanna Moraes lançou seu terceiro disco intitulado III. A estreia da cantora foi em 2018 com o álbum chamado Àchromatics, todo cantado em inglês, seguido pelo Direto da Gringa, agora em português, lançado no ano passado – que ganhou destaque na nossa lista de Melhores Álbuns Nacionais de 2020. Em III, Giovanna traz seis músicas que falam sobre sentimentos de forma sincera, e a capa do álbum já é capaz de demonstrar isso.
A imagem é um abraço a si mesma e, ao ocultar seu rosto, é visto um sinal de introspecção gerando curiosidade, tornando-se de alguma forma convidativo. A artista fala de sentimentos íntimos e não tem medo de se expressar. De forma sublime, ela acredita na identificação do ouvinte.
“Os sentimentos por trás das músicas do III não pertencem somente a mim, mas a todos aqueles que vivem a mesma situação, a todos aqueles que estão sobrevivendo aos traumas de um momento histórico pandêmico”, revela Giovanna.
A cantora possui coragem em trazer sentimentos um pouco sombrios e íntimos em suas letras, muitas vezes difíceis de lidar. Em “Gente Grande”, Giovanna joga luz à assuntos como solidão e amadurecimento, abordando questões da vida adulta um tanto quanto delicadas, visto nos trechos “Virei finalmente gente grande tanto quis me fiz distante, a criança esconde em mim, me acostumei”
“A letra (Gente Grande) surgiu de uma conversa que tive com uma amiga sobre as expectativas versus realidades sobre a vida adulta. Trocamos ideia sobre como é fácil achar, quando jovem, que ser adulto é uma linha de chegada do seu desenvolvimento como pessoa”, expõe a artista.
“Enxergamos os adultos como figuras de autoridade, em entendimento e controle de cada situação. Quando crescemos vemos a bobagem por trás disso. Nós nunca paramos de crescer”, conclui.
Mesmo tratando de assuntos tão delicados, a identificação com tais situações descritas em suas letras é inevitável, visto que todos passarão por momentos de solidão em algum momento da vida. Isso faz de III um álbum reconfortante e, também, capaz de trazer esperança.
Ao ouvir a canção “Rosalia” e analisar os versos, alívio e consolação são os sentimentos predominantes. De forma positiva, Giovanna apresenta um mundo de possibilidades, com trechos como “Então siga Cíclo da vida, Vamos se Recompor” e “Acredita que a vida não lhe faltará sabor.”
“Eu andei muito, viajei bastante, vivi em outros lugares fora o Brasil. Por conta disso, tive contato com realidades muito diferentes, pessoas, pontos de vista, valores, culturas etc.
Existe muita variedade, muitas escolhas”, acrescenta Giovanna Moraes.
Fica evidente que a cantora não tem medo de expor suas fragilidades e muito menos de apresentar o processo de renovação, tão forte em suas letras. Assim, III não é só feito de músicas tristes ou felizes, e sim uma mistura de sentimentos que trata de intimidade e tudo que envolve o amadurecimento. Com uma sonoridade prazerosa, o disco combina com momentos de solidão, seja ela positiva ou negativa.
O trabalho é uma reflexão de Giovanna sobre sua sensibilidade artistica e pessoal, o qual também reflete no desenvolvimento da obra como um todo.
“Presto atenção nos climas já criados pela música. Penso em quem está falando e procuro palavras relacionadas às sensações trazidas pela música. Aos poucos vou montando melodia e letra como um quebra cabeça, sílaba por sílaba”, conta a musicista.
Assim, Giovanna Moraes traz uma obra cheia de contraste entre sentimentos distintos e, ao mesmo tempo, harmonia para lidar com diferenças enormes, como expectativas e realidades da vida.
O álbum III possui uma série de lyrics vídeos no YouTube, pensados, elaborados e editados pela própria e está disponível nas plataformas digitais.
This post was published on 25 de março de 2021 12:23 am
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.
View Comments