Warpaint, Tom Morello e Serj Tankian antecipam versões do tributo ao Gang Of Four

 Warpaint, Tom Morello e Serj Tankian antecipam versões do tributo ao Gang Of Four

No ano passado perdemos o icônico Andy Gill do Gang Of Four mas antes disso já estava sendo preparado um álbum tributo a lendária banda de post-punk. Com a notícia da morte, eles adiaram um pouco o lançamento mas agora em maio será finalmente lançado The Problem With Leisure: A Celebration Of Andy Gill And Gang Of Four.

Ativista, com humor típico inglês e linhas de guitarras e baixos que marcaram gerações, o grupo lançou 10 discos de estúdio e ficou em atividade até a morte de Gill; tendo passado algumas vezes pelo país. Foi logo na estreia com Entertainment! (1979) que a banda emplacou clássicos como “Damaged Goods” e “At Home He’s a Tourist”. Seu som inclusive não se resumia apenas ao post-punk e também bebia do funk, dub e punk rock.

Serj Tankian, Tom Morello “Natural’s Not In It” (Gang Of Four)

Em janeiro foi revelada a versão para “Natural’s Not In It”, presente no debut do grupo de Leeds, e reinterpretada por Tom Morello (Rage Against The Machine) e Serj Tankian (System Of a Down) e você pode conferir o cover e a versão original logo abaixo.

Sobre a versão o vocalista do System Of a Down comentou na época: “Foi um grande prazer trabalhar em uma faixa com o Tom e honrar o legado do Gang Of Four ao mesmo tempo.”

Vale lembrar que Andy chegou a ouvir a versão final e teceu elogios dizendo que “a versão capturou brilhantemente toda a carga explosiva, energia dançante que “Natural’s  Not In It” pode criar em uma apresentação ao vivo”. Ele inclusive gostava de tocá-la nos palcos.




Warpaint “Paralysed”

Na última sexta-feira (19/03) foi a vez do Warpaint disponibilizar uma versão para “Paralysed” – faixa presente no disco Solid Gold (1981). Sobre o cover Jenny Lee diz: “The change will do me good” (trecho de “Damaged Goods”). É um ótimo conselho que mudou muito a minha vida. Sem mencionar que forma com que Dave Allen toca baixo mudou a minha vida para sempre. Me fez querer tocar baixo.”

Ela ressalta que a liberdade foi fundamental para a versão: “Foi divertido entrar em “Paralysed”, e do Gang Of Four nos dar a liberdade para pirar da nossa maneira…foi uma linda oportunidade e nós ficamos MUITO animadas. É uma honra, inclusive, fazer parte de um tributo ao Andy.


Gang Of Four Tribute - Warpaint
WarpaintFoto Por: Rob Ball/WireImage

A viúva de Andy Gill, Catherine Mayer, contou sobre a relação do companheiro com o som da banda: “Andy amava o jeito que o Warpaint criava não apenas canções mas atmosferas, sem se sacrificar e com energia dançante.”

Ela complementa: “O casamento do som único delas em “Paralysed”, consegue transformar uma das músicas das músicas menos dançantes da história, é espetacular.”




Além das versões já reveladas o tributo contará com versões de artistas como Flea e John Frusciante (Red Hot Chilli Peppers), Robert Naja (Massive Attack), La Roux, IDLES, Helmet, Gary Numan, The Dandy Warhols e Killing Joke.

Gang Of Four 77-81 (2021)

Para quem for muito fã do Gang Of Four vale a pena fazer um sacrifício investir no novo box de vinis do grupo inglês. Lançado pela Matador, o box limitado reúne os primeiros trabalhos da banda de 77-81, período dos dois primeiros discos (Entertaimnent! e Solid Gold) com versões remasterizadas, LP dos singles, e um vinil duplo de um show no American Indian Center em 1980.

Além de cassetes com 26 takes inéditos, raridades de estúdio e demos de ambos os discos. O box ainda conta com um livro com 100 páginas discorrendo sobre o legado da banda com fotos inéditas do arquivo pessoal dos integrantes, posters raros, flyers, artes, manuscritos, notas e mais. O preço é salgado, e você encontra pela bagatela de 156 dólares (R$856,82) na Amazon.

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *