Categories: Hip HopPremiere

Kunumi MC lança single e clipe “Força de Tupã” com onda eletrônica e percussiva junto ao produtor colombiano Lozk

O rapper indígena guarani, Kunumi MC (leia entrevista), um dos grandes nomes do RAP Nativo, lança um novo single nessa sexta-feira (04/12) em todas as plataformas digitais com direito a clipe promovendo a nova música. Dessa vez, a parceria é com o artista colombiano Lozk, que assina a produção da faixa, cujo título é “Força de Tupã“.

Com sonoridade construída de uma colcha de retalhos sonoros entre elementos percussivos e timbres eletrônicos pesados muito usados no rap e trap da atualidade, a voz orgânica com filtros de Kunumi MC costura as palavras de seus versos numa faixa que permeia entre o protesto/ denúncia indígena e um tempero pop digno das playlists de trap contemporâneas.

A canção evoca a ancestralidade de Kunumi MC, que canta em sua língua nativa, alinhada à música de Lozk, que resgata sons tradicionais de instrumentos folclóricos sul-americanos em meio a beats eletrônicos e manifestações sagradas da natureza, como a chuva e o trovão.

A conexão foi possível através da Latinese, iniciativa que conecta artistas dos países da América Latina e propõe produções audiovisuais em diferentes idiomas e contextos.

O processo de gravação da música e do clipe durou quatro meses e, claro, foi feito à distância: Kunumi direto da Aldeia Krukutu, que fica no extremo sul da cidade de São Paulo e Lozk direto de Bogotá, Colômbia. A equipe Latinese foi responsável por toda conexão e diálogo entre os artistas.


Kunumi MC (Foto Por: Kamilla Pará Rete) e Lozk (Foto Por: Daniel Mora)

Kunumi MC dividiu um relato pra HITS sobre a faixa e esse encontro, leia abaixo:

LATINESE e as conexões

“Quem fez esse encontro foi o Vinicius, do Latinese. Ele me convidou para participar da faixa junto com Lozk, que é um produtor Colombiano, e eu não o conhecia.

Ele entrou em contato comigo, pois sabia do meu trabalho, e que eu falava sobre os povos indígenas. Por isso, se interessou muito em produzir um som junto comigo em parceria do Lozk, que também faz música com melodias e sons da floresta, além de usar instrumentos indígenas.

Eu aceitei o convite. Mas antes disso, pesquisei sobre ele, e vi que seu trabalho é sensacional, e gostei muito da música que ele produz.”, relembra Kunumi MC

Como foram os processos de criação?

“Eu compus a letra, a melodia e os cânticos. Na verdade, a composição foi toda minha. Ele cuidou mais da parte da produção, do instrumental e do beat.

Então fizemos essa parceria, e penso que esse trabalho valeu muito a pena e que é uma união. Também sei que ele não é indígena, mas sei que é importante o apoio de todo mundo, ainda mais uma pessoa que se interessa pela nossa causa e a nossa arte.”, conta o MC

LOZK e expectativa sobre o lançamento:

“Vejo isso na música dele, que ele quer levar a música ancestral para todo mundo, então fizemos um ótimo trabalho.

Eu falo na música sobre o nosso Nhanderu, que é um ser divino que a gente acredita muito, e também falo sobre a força da floresta. Acho que essa música vai ser tocada muito aqui e na Colômbia e que muita gente vai gostar”

Kunumi MC & Lozk “Força de Tupã”



Sobre Kunumi MC

Conhecido mundialmente por ter levantado a faixa “DEMARCAÇÃO JÁ” na abertura da Copa do Mundo no Brasil, Kunumi MC tem 19 anos e dois discos já lançados: o EP de estreia, My Blood is Red (2017) e o álbum Todo Dia É Dia de Índio (2018).

Além de rapper, ele também é escritor e tem dois livros publicados – um com o irmão, Tupã Mirin, chamado Contos dos Curumins Guaranis e outro que ele escreveu sozinho, Kunumi Guarani. Tupã, inclusive, acompanha Kunumi nos palcos como DJ Tupan e, juntos, levam a força do RAP Nativo, novo segmento do Hip Hop, que nada mais é que a criação musical a partir da visão de um indígena nativo sobre a sua própria cultura. No seu caso, a etnia Mbyá-Guarani.

Quanto às suas influências musicais, Kunumi MC aponta outros artistas indígenas nativos guaranis, como os grupos Brô MC’s e Oz Guarani, além de nomes clássicos do RAP, como Racionais MC’s e Criolo, com quem, inclusive, gravou a música “Demarcação Já – Terra Ar Mar“. Até o momento, Kunumi também já lançou outros dois singles: “Xondaro Ka´aguy Reguá” e “Moradia de Deus“.

Sobre Lozk

Lozk é um artista de vanguarda que faz uma releitura da música tradicional colombiana, desde os costumes ancestrais aos contemporâneos, a fim de resgatar a estética artística das culturas autóctones do seu país. Com sons intensos, ritmos enérgicos e o fluxo da música colombiana, Lozk leva o público a uma experiência sensorial e emocional.

Sobre o Latinese

O Latinese é uma iniciativa que busca integrar artistas do eixo hispano e luso falante, é dizer, conectar o Brasil aos países vizinhos através de produções musicais. O projeto encontra artistas que sejam engajados com alguma questão social e os aproxima, oferecendo assistência com traduções, interpretações e logística, até que o material seja lançado nos países respectivamente participantes.

This post was published on 4 de dezembro de 2020 12:05 pm

Cris Rangel

Poeta, arte educadora e multiartista. Produtora cultural há 21 anos, indignada e sincericida por natureza. Gosta de abraços demorados e é aficcionada por música e toda arte que subverte ao óbvio. Ama brincar, rir de si mesma, inventar coisas e fazer planos mirabolantes para os amigos que admira. Tem mania de dividir conhecimento sobre o setor fonográfico e novidades. Diretora Criativa da Lyra das Artes. A&R do selo Lyra Noise. TDAH polivalente. A verdadeira Lôca do Play.

Posts Recentes

Ente embarca em um sonho lúcido no experimental “Voltarei a Ser Parte de Tudo”

Em nosso radar desde o ano passado, o quarteto carioca Ente apresentou, no começo de…

22 de abril de 2025

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

This website uses cookies.