Inspirado em True Detective, Cardamomo lança clipe para “Idris Elba”

O trio Cardamomo no ano passado lançou seu EP de estreia. Com apenas três faixas, o material acabou entrando na nossa lista de destaques lançados em 2019 (confira a lista). Para dar continuidade a divulgação do trabalho, os gaúchos lançam hoje em Premiere no Hits Perdidos o videoclipe para “Idris Elba”.

Para quem não conhece, Idris Elba é um ator, DJ e diretor de cinema britânico. Conhecido por seus trabalhos em Rock’n’Rolla – A Grande Roubada, Luther, Motoqueiro Fantasma e Thor. Seu nome chegou até a ser ventilado recentemente para ser o protagonista da clássica série de cinema, 007. Ele ainda é conhecido pela atuação em The Wire e por produzir músicas de soul e hip hop.

Conversamos com eles sobre a origem da canção e do videoclipe que tem ares da série da HBO, True Detective. Com Del Rey ligado, a trama do curta-metragem é marcada por muito suspense, mistério e uma atmosfera um tanto quanto sinistra. Segundo o power trio eles quiseram trazer um pouco do clima das apresentações ao vivo para a produção audiovisual.

Cardamomo “Idris Elba”


O novo clipe da banda gaúcha CardamomoFoto Por: Fábio Spolti

O roteiro também prende bastante a tensão, afinal o protagonista em fuga busca abandonar
um corpo dentro da mata. A trama policial marca a parceria entre a banda e o diretor – e produtor de vídeos – Fábio Spolti. Ele que é conhecido por dirigir videoclipes de rock e rap na capital gaúcha.

Fábio é o responsável pela direção, gravação, edição, roteiro e finalização. Como protagonista temos Luciano Bolobang, além da participação dos próprios integrantes da Cardamomo.



A fotografia, coloração e sangue frio dão o tom a trama e conduzem o espectador a entrar em cena. A adrenalina e a hesitação do protagonista deixam o clima ainda mais tenso. O surf punk embala feito uma trilha, e deixa aqueles momentos de ação, ainda mais à flor da pele.

Entrevista: Cardamomo

Conversamos com o trio gaúcho para saber mais sobre a música, videoclipe, cinema e sonoridade.

De onde veio a ideia de chamar a música de Idris Elba? Fãs dos filmes, músicas ou apenas uma grande brincadeira?

Johnny: “Eu compus o riff principal e levei pro nosso ensaio e aconteceu do resultado ser bem próximo do que eu imaginava, mas mais ainda, o conjunto da obra naturalmente caiu pra esse lado de trilha sonora.

A partir dali ficou construído no nosso imaginário que essa música se passa numa perseguição de carro, em momentos tensos de ação, um tiroteio. Mais especificamente sobre o nome, bem na época que a gente tava compondo esse som tava rolando também uma boataria de que o Idris Elba possivelmente seria o novo 007.

Nós gostamos muito dele, achamos um grande ator, além do nome dele ser muito sonoro. Inclusive quando lançamos o som marcamos ele nas postagens e tudo mais, e o pessoal que nos segue gostou da ideia. Agora foi divulgado que ele está com o coronavírus, então estamos torcendo por ele também.”

Aliás o clipe tem um pouco a ver com o seriado True Detective contem mais sobre isso, a criação do roteiro, a parceria com o diretor e a produção do vídeo.

Boll: “A semelhança com True Detective a gente só percebeu mesmo depois de ver o clipe pronto. Na real acho que só eu vi a série. Mas pela atmosfera meio mística meio drama policial me lembrou de alguma forma. Mas a criação mesmo veio toda do Fábio.

A gente se juntou com ele pra gravar o clipe de outra música, mas quando ele deu essa ideia pra Idris Elba a gente curtiu muito, por combinar com ela mesmo, que tem um urgência que lembra perseguições policiais de filmes e afins.

O Fábio veio com a ideia bem pronta, falou de um amigo, o Luciano Bolobang, que mora em um sítio mais afastado do centro da cidade, e que já tinha o Del Rey, que combinava totalmente com a ideia. A gente acrescentou no dia da gravação uns detalhes mínimos, como objetos para aparecem em algumas cenas, mas o resto é tudo da cabeça do Fábio, que dirigiu e gravou tudo em um dia e depois editou e finalizou, fez tudo (risos)”.

A música puxa para uma linha bem diferente das outras músicas experimentando elementos da surf music e até mesmo do punk rock. Contem mais sobre o EP da Cardamomo lançado no ano passado.

Marcelo: “Idris Elba realmente puxa pra algo mais punk e surf, então é diferente das outras duas do EP. Mas quem acompanhava nossos shows via essa versatilidade, pois tínhamos outras músicas pesadas, assim como Idris, e outras mais leves, como “Sete e Meia.”

Todas nossas referências, de cada um, foram aparecendo nas primeiras músicas e não pensamos em gravar o primeiro EP com músicas muito semelhantes entre si. Nós gravamos o EP com poucos meses de banda, há 1 ano atrás, com o intuito de deixar registrado aquele momento inicial, em que a banda estava em alto ritmo de composição e criando uma identidade.

Desde então, as composições foram mudando e ganhando uma nova cara, e mais peso também, o que aparece já no nosso último single, “Neurônios” (ouça). Ele vai estar no nosso primeiro álbum, que está em processo de gravação, a ser lançado em 2020, e que vai mostrar uma nova etapa da nossa identidade sonora.”

Ouça Cardamomo no Spotify


This post was published on 1 de abril de 2020 10:47 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

View Comments

Posts Recentes

A música sob pressão no streaming: o que se perde na corrida por números

A indústria do streaming, cada vez mais orientada por números nas primeiras horas após um…

28 de abril de 2026

Mombojó transforma o calor de Recife em electro-pop em “Solar”

Alcançando 25 anos de trajetória ininterrupta na música independente, o Mombojó transforma resistência em marco…

24 de abril de 2026

Animal Invisível: um álbum instrumental que conecta passado e futuro da música brasileira

Uma estranha nostalgia guia Animal Invisível, álbum instrumental de Guri Assis Brasil que conecta passado…

17 de abril de 2026

Roxette em São Paulo: como foi o show com Lena Philipsson no Espaço Unimed

O Roxette voltou ao Brasil para um show em São Paulo que marcou uma nova…

15 de abril de 2026

Crise estreia com “por favor, me perdoe. às más notícias finalmente chegaram” — um manifesto sobre ansiedade digital

A banda Crise, de Sorocaba, lança o álbum de estreia “por favor, me perdoe. às…

13 de abril de 2026

Vitor Araújo lança “TORÓ” com a Metropole Orkest e aprofunda pesquisa em música experimental

Vitor Araújo lança nesta quarta (8) o álbum ao vivo TORÓ, projeto em parceria com…

8 de abril de 2026

This website uses cookies.