Ano novo e tempo de mudanças no Hits Perdidos. O ano passado foi marcado pelo grande sucesso dos listões de videoclipes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Desta vez resolvi fazer algumas alterações nos moldes. Teremos mensalmente a lista de melhores clipes do mês, outra de lyric videos e uma terceira de sessions. Confira os lyric videos coletados durante o mês de Outubro!

1 Cigana “Maria Fumaça”



Após muito tempo cozinhando e deixando seu primeiro disco “temperando” a Cigana – de Limeira (SP) – parece estar mais perto do que nunca de enfim lançá-lo. Se tudo der certo isso acontecerá no começo do próximo ano.

O lançamento sairá através do selo Sagitta Records e teve no dia 02/11 disponibilizado o alucinante lyric video para “Maria Fumaça”, onde mostra Caique cada dia mais assumindo os lead vocals do conjunto.

A letra foi inspirada por uma lenda chinesa que explica as almas gêmeas de forma poética. Segundo uma lenda chinesa, no momento do nascimento, os deuses amarram uma corda vermelha invisível nos tornozelos daqueles que estão predestinados a serem “almas gêmeas”. Deste modo, aconteça o que acontecer, passe o tempo que passar, as duas pessoas que estiverem interligadas fatalmente irão se encontrar.

“Acabou que pela primeira vez fizemos uma música desde seu início juntos, porque geralmente alguém começa uma música e traz pra banda finalizar. Esse single foi diferente”, conta a vocalista Victoria Groppo.

O baterista Felipe Santos gravou os sintetizadores e o baixista Caique Redondano tomou frente na voz principal. A banda ainda conta com Matheus Pinheiro e Pedro Baptistella nas guitarras. A produção musical é de Cosmo Curiz. “

Gostamos de fazer essa troca de posição dos integrantes em relação aos instrumentos, pois assim conseguimos extrair sonoridades diferentes dos instrumentos e dos integrantes também”, explica Victoria.

“Essa letra registra o momento em que esse sentimento se fez presente, e o quão legítimo e devastador é constatar que essa distância é real. Porém, conclui-se que esse essa sensação é uma força motriz, que empurra pra fora da zona de conforto em vários aspectos. O que tiver que ser, será, mas nos dá a sensação que esse sentimento estará sempre lá. Basta uma buzina de trem, ou uma lua cheia, que ele aparece”, comenta Caique.

2 Fábio Cardelli “A Carne da Flor”



Para comemorar a indicação para o Prêmio Gabriel Thomaz, Fábio Cardelli disponibilizou no dia 14/11 o lyric video para “A Carne Da Flor”, esta presente no EP Cardellicious (2018). O vídeo conta com imagens do show de lançamento do registro misturadas a momentos descontraídos do convívio íntimo do músico.

3 Filipe Catto “Eu Não Quero Mais”



O gaúcho Filipe Catto no dia 10/11 lançou o primeiro single do seu novo disco, CATTO. A faixa em questão é “Eu Não Quero Mais”, canção dos compositores Igor de Carvalho e Juliano Holanda, ambos radicados em Recife (PE).

Gravado entre março e setembro deste ano, em São Paulo e Porto Alegre, com produção musical de Felipe Puperi da Wannabe Jalva (RS), o terceiro disco de estúdio do cantor foi produzido de forma independentes e foi lançado dia 24/11 via Biscoito Fino.

4 Luan Nobat “Praia da Estação”



O cantor e compositor Luan Nobat, de Belo Horizonte (MG), no dia 06/11 disponibilizou o lyric video para “Praia da Estação”. Quase um “videoclipe”, o registro conta com cenas gravadas no evento (Praia da Estação – que acontece desde 2010) e reúne diversos blocos de carnaval, artistas, agitadores culturais e políticos da capital mineira.

O vídeo foi dirigido por Luan e gravado por Rafael Sandim na edição do dia 7 de setembro deste ano. Já o álbum, Estação Cidade Baixa (Setembro/2018), fala sobre a “ausência do mar em torno do movimento”.

“Dias antes de gravar o vídeo fiz shows em casas e apartamentos e fui convidando as pessoas. Não esperava que ia muita gente, quando cheguei lá estava todo mundo. Foi uma festa. Ainda cantei a canção junto com os blocos e todo mundo acompanhou”, conta Luan.

5 Stereo Bago Team “José Maria”



Na ativa desde 2010 a banda Stereo Bago Team, de São Paulo, no dia 22/11 lançou o lyric video para “José Maria”. O grupo faz uma fusão de ritmos como rock, dub, reggae, hip hop até o maracatu. Já o lyric video é uma animação produzida por Leandro Franco da banda Asteroides Trio.