Confira os melhores clipes independentes | Abril (2023) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!
As listas de melhores clipes independentes 2023 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sétimo ano consecutivo.
Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos Instagram, Facebook, Spotify…).
2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.
Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).
Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.
Neste mês de Maio trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 103 coletados ao longo do mês.
A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.
E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.
Em Abril inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.
Reunimos 103 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.
O que impressiona é termos uma média de 3,43 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 103 artistas de 18 estados.
Para dar continuidade a divulgação do seu novo álbum, As Palavras, Vol.1 & 2 (Dorileo, Coala Records), Rubel aproveitou o mês de abril para disponibilizar o videoclipe para “Toda Beleza”, faixa que tem a participação do Bala Desejo. O vídeo que tem produção da Zohar e direção de cena dos TOMAT (dupla formada pelos premiados diretores Tomas Salles e Mateus Araújo). O roteiro, fotografia, sensibilidade e reflexões que a obra induzem o espectador levam o vídeo ao nosso primeiro lugar.
“Toda Beleza é o primeiro clipe do disco “As Palavras”. É um clipe mais cinematográfico, e o primeiro em que eu de fato apareço cantando. Acho que é um passo importante na direção que eu quero tomar daqui pra frente, de uma estética ao mesmo tempo mais pop e mais cinematográfica”, diz Rubel.
O roteiro mostra a história de um vigia solitário que é responsável por um museu em obras e assim como o filme “Uma Noite no Museu”, a magia acontece quando dentro da narrativa há duas estátuas com propostas estéticas diferentes que, logo no início da cena, criam vida e saem percorrendo o museu.
O papel do vigia é interpretado por Rubel que saem perseguindo o som das estátuas. “Em meio ao museu em reformas, ao perceber sons e luzes naquele ambiente caótico, o vigia percorre corredores e chega à sala principal do imenso museu onde as duas estátuas se encontram”, comenta o músico
“A estátua de madeira é inspirada na arte popular brasileira repleta de referências carnavalescas, e a outra é mais tradicional, de bronze, com toques de arte moderna”, afirma Mateus Araújo.
“Testamos vários tipos de desenhos, várias estátuas diferentes até decidir por essas duas estátuas. Demos até nomes para elas, a de madeira é a Pop e a de bronze, Erundina”, completa Tomas Salles.
O corpo de bailarinos contribui para toda a a narrativa teatral do curta-metragem. Para chegar ao resultado final das animações das estátuas, os movimentos de dois bailarinos foram capturados em um estúdio de motion capture.
“Os bailarinos vestiram roupas especiais com sensores e captamos com diversas câmeras pelo estúdio as caminhadas, danças, enfim, toda a coreografia proposta para, a partir daí, as imagens serem transferidas para as estátuas em 3D, transformando-se numa animação absolutamente perfeita”, enfatiza a dupla de diretores.
Para promover o segundo álbum, Arrepiada, lançado no dia 12/04, a cantora carioca Julia Mestre, que também integra a Bala Desejo, lançou um videoclipe para a faixa título. Com direção geral, criativa e roteiro por Felipe Fonseca, direção de fotografia de Marcos Ribas, coordenação de produção por Guilherme Machado e direção de arte pela dupla Ana Bona e Nayara Zolli, a produção se destaca por um roteiro divertido e com ótima edição de imagens.
Nele Julia interpreta uma vendedora de colchões em uma jornada pelo litoral. Neste universo ela mergulha em descobertas, o prazer e liberdade transparecendo ao longo da narrativa. O ritmo alucinante conduz a trama e faz com que o espectador entre de cabeça na jornada.
Para anunciar seu novo disco, previsto para junho, Escuro Brilhante, sucessor do aclamado Dolores Dala Guardião do Alívio (2021), o paulistano Rico Dalasam apresentou para o público durante o mês de abril o videoclipe para “Tarde D+”.
O novo disco fechará a trilogia de discos que no meio do caminho teve o EP Fim das Tentativas (2022) e ele abriu a odisseia com o manifesto: “Um jovem negro, gay, desbravando suas primeiras impressões sobre afeto, amor e coisas que deram certo e coisas que não deram certo”.
“Agora, as canções partem de um lugar de relembrar o próprio brilho e poder se ver inundado por ele. É como tirar o protagonismo do que era trauma, dor e cicatriz e colocar o este protagonismo na maneira como nos identificamos na sociedade e na vida”, define o artista
Segundo o músico, o videoclipe de “Tarde D+”, faixa que integra Fim das Tentativas, simboliza o reconhecimento da autonomia e do amor próprio como forma de cuidado. A produção audiovisual foi gravada em Nova York e conta com a direção de Oga Mendonça e Lívia Sá.
“No contexto do EP, ‘Tarde D+’ surge após várias situações desconfortáveis e violentas. Ela vem para revelar a autonomia de um amor ao qual já estive preso, mas que não exerce mais essa força de domínio em mim. Ela traduz em palavras que ‘não dá mais pra pra sofrer esse tipo de manipulação’”, sintetiza Rico Dalasam
No vídeo, a cenografia, figurino, coloração, boa escolha de locações e edição são os grandes destaques.
O clipe de “VAMPIRA” do MONCHMONCH foi lançado em abril e antecedeu o lançamento do disco Guardilha Espanca Tato disponibilizado no dia 21/04 via Seloki Records. O grupo que funde em seu som punk, rock e experimental tem como referências grupos como Radiohead e CAN.
O vídeo foi dirigido por Marina Mole e a narrativa foi trabalhada em cima do expressionismo alemão, usando de referência filmes de terror antigos como ‘’Nosferatu’’ e ‘’As Mãos de Orlac’’. Com roteiro que brinca com a estética p/b emprestada de clássicos do cinema, o vídeo traz uma narrativa digna dos filmes de terror com direito a requintes de frieza e morbidez, o que combina tanto com a estética do som, como com a temática da canção.
”As luzes no campo de batalha do clipe estão sempre se movimentando, e toda vez que algo fica à vista, algo também fica à sombra. Acho que o que isso significa para cada um pode mudar, e a narrativa do clipe busca bem isso, que a pessoa que ajuda a encontrar algum significado disso’’, diz Marina.
Aos 22 anos, Lou Garcia, tem cada vez mais se destacado depois do hit viral, “Não Fosse Tão Tarde”, agora ela lança o videoclipe para “sen(ti)r perdeu a graça”, com direito a diversos simbolismos e narrativa que nos remete aos filmes de terror psicológico. O vídeo que tem direção geral de Gustavo Araújo, conta com a direção criativa e roteiro em parceria com a própria artista. A estética das fitas VHS, tortura e máscaras, se destacam no vídeo que teve styling de @0br1g0n e maquiagem por Flávia yolo.
“A música representa um momento em que eu decidi seguir em frente, deixar pra trás e entender que sim, acaba. É uma música meio dramática e irônica ao mesmo tempo, porque o ‘sentir perdeu a graça’ tem o sentir de sentir (verbo) e o sentir que soa como sem ti/ ‘sem você’. Então, ao mesmo tempo que a música fala que sentir perdeu a graça, fala que sem a pessoa, perdeu a graça”, disse Lou.
A Supercombo em abril aproveitou para lançar o videoclipe para sua nova música, “Tarde Demais”, esta que tem a participação de Vitor Kley.
A música segundo Leo Ramos: “essa letra nasceu num momento em que eu estava revendo várias coisas na minha vida, pensando no que eu queria ou ainda quero fazer e não fiz. Algumas coisas soavam sem sentido, como se o tempo delas já tivesse acabado, sabe? E no fundo, quando a gente fala de sonhos, vontades, o tempo gira de outra maneira, não é cedo ou tarde demais para nada se você realmente quer fazer alguma coisa. Eu misturei algumas facetas na música justamente para compor esse contexto de coisas que se atravessam em tempos distintos. Falar do passado, mas com os pés no chão do presente, acho que isso traduz bastante o conceito da faixa”.
O clipe foi gravado no iFly Brazil, em São Paulo (SP), e apresenta os músicos do grupo ao lado de Vitor Kley voando, numa metáfora visual a importância dos sonhos sob o contexto “se a gente deixar de sonhar, tudo perde o sentido.”
“Busquei por uma linguagem divertida, pop e contemporânea, com os músicos mudando sua performance conforme as batidas da melodia. Também aplicamos vários elementos dos anos 80, tanto nos figurinos, como na estética”, explica o diretor Chris Tex.
O músico Bruno Leo para promover seu novo álbum Delusional, lançou um videoclipe no melhor estilo stop-motion com direito a desenhos e estética em P/B. Ele mesmo assina a animação e revela ser fã de quadrinhos preto-e-branco.
O material foi produzido com o auxílio de ilustrações geradas por Inteligência Artificial, mostrando como a tendência da automatização de processos por este caminho na música veio para ficar. O resultado D.I.Y. é bastante interessante e agradará a quem gostar de clipes como “Take On Me”, do A-ha, “Você Pode ir na Janela” (aquele clipe do gatinho), do Gram.
“A música fala sobre achar o conforto e felicidade na solidão antes da gente estar preparado para viver na companhia de alguém. Sonoramente a música se inspira em sons mais alegres do Indie Rock dos anos 2000, para servir de contraste para a letra, que parece triste pelo tema da solidão.”, revela Bruno Leo em manifesto sobre seu terceiro disco disco lançado no dia 19/04
Além dos 7 eleitos como melhores do mês de Abril | 2023 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:
AQNO “Tô em Outra” (Belém / PA), Lummi “Mais Amor, Menos Pala” (PE), DENNEHY “Little Less Rough” (Brasília / DF), Bruno Gadiol e Carol Biazin “Interessante” (São Paulo / SP), Amabbi, OIK, CMK “Na Mente” (São Paulo / SP), Cynthia Luz, Zaac “Ponto de Brasa” (Itajubá / MG).
Ajota “Rawr!” (Rio de Janeiro / RJ), Roger Deff “Um MC” (Belo Horizonte / MG), Nada Tropical “Ontem Eu Tive Um Pesadelo Com Você” (Vitória / ES), Ariah “Trauma” (São Paulo / SP), Lagum “Depois do Fim” (Belo Horizonte / MG), Éclair feat. Ciça Moreira “País de Tabuleiro” (São Paulo / SP), Scatolove “Música de Botar o Papo no Lugar”, ISA ISA “f r a u d e” (Caxias do Sul / RS), Fê Costa “Cicatriz” (SP), Isa Sebadelhe “Ar Condicionado” (Salvador / BA), Viviane Pitaya “Mantra dos dias Atuais” (BA), Bersote “Mais Cedo ou Tarde” (RJ), Fábrica de Riddim ft Ekena “Another Solution” (SP), Tília e Lil Whind “Some”, Thiago Pantaleão “Mente Pra Mim” (Vassouras / RJ).
Gabriel Froede “nem gosto tanto assim de você” (Teófilo Otoni / MG), Sid “Gangorra” (Brasília / DF), Origami Aquém “Bebê Conforto” (Aracaju / SE), Tritom feat. Big Up “Mulher de Fé” (Niterói / RJ), Almanac “cYclone” (MG), Bia Jordão “isso é tão a gente :)” (São Paulo / SP), Menor do Engenho “Menina Praiana” (RJ), NATÖ part. Movimento da Roda “O Que Sobra é a Arte” (RJ).
Andersonn Prestes “Sentidos” (Canoas / RS), Jambu “não vou fugir daqui” (Manaus / AM), Julio Secchin “Meus Boletos” (Rio de Janeiro / RJ), Alex Meister “Lonely Is The Night” (Rio de Janeiro / RJ), Vitão “Toda Manhã” (São Paulo / SP), Henrique Ventura “I Don´t Need You” (Curitiba / PR), bule ‘Vinte e Muitos Anos” (Recife / PE), HIRAN “Eu e Você” ft. Melly (BA), Giovani Cidreira feat Russo Passapusso & Melly “Dois Lados” (BA), Luthuly “Fixação” (Rio de Janeiro / RJ), Aiyra e Jáder “#VSF” (RN), Escolta “Ser Fênix (Versão Funk)” (Brasília / DF), 1/2badvibe “Sleeping Like a Fish” (São Paulo / SP).
Natália Masih part. Matheus Audan “No teu mar” (Jundiaí / SP), Escombro “Rasgando o Verbo” (São Paulo / SP), Karol Ribê “Se Tu Soubesse…” (Currais Novos / RN), Davi Kneip “Colinho do Vagabundo” (Belo Horizonte / MG), MD Chefe x Kizzy “Maridão” ft. Orochi, Borges, Feek (Rio de Janeiro / RJ), Persie “Bikini Drinks” (Santos / SP), DurangoKid a.k.a. LiriCanalha “Lençol” (Petrópolis / RJ), COTTTA “Notas & Flashes”, Banda Hecto e Ney Matogrosso “Nada Será Como Antes” (Rio de Janeiro / RJ), Triunfo e Enzo Bala “Jogando Sujo” (RJ), Gerônimo “Logo Eu” (Santos / SP) .
Vulgo FK, Kyan “Mandona / Se eu Te Dissesse” (São Paulo / SP), Krawk ft. BC Raff “NIKEBOY 2” (Osasco / SP), LT “B*nda Pra Lá, B*nda Pra Cá” (Cuiabá / MT), Violência Cega “Todo Mal” (Esplanada / BA), Italo Melo feat. Delacruz “Sou Fã” (Rio de Janeiro / RJ), VEIGH “Vida Chique & Perdoa Por Tudo Vida” (São Paulo / SP), Anezzi “Nike Air” ft. Filipe Ret (Rio de Janeiro / RJ), Majur “Na sua” (Rio de Janeiro / RJ), Mc Luanna & Marquinho No Beat “Larga Essa Vida (Versão Narrativa)” (São Paulo / SP), Welisson “PATTY” (Fortaleza / CE), Luanna “Karalhação” ft Lia Clark, Capital Freaks “Masks Are Rising” (Brasília / DF), Somaa “Discos de Heavy Metal” (Joinville / SC).
Preparamos também uma playlist no Youtube com os 103 videoclipes coletados durante o mês de Abril | 2023. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.
Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Abril (2023) você mais gostou!
This post was published on 4 de maio de 2023 12:00 am
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.