TGA 2022 elege Stray o melhor jogo indie do ano e infla expectativas para o futuro
A edição de 2022 da The Game Awards (TGA), principal premiação do setor, elegeu Stray como melhor jogo indie do ano. Lançado para PC e PlayStation 4 e 5 pela Annapurna Interactive em 19 de julho, o título foi desenvolvido pela BlueTwelve Studio e contou com apoio da iniciativa PlayStation Indies.
Com uma campanha linear e curta (cerca 5 horas para finalizar a história, segundo a How Long to Beat), Stray se apoia no aspecto visual, narrativo e fofura felina. Cabe destacar que o título viralizou nas redes socias, fator que pode ter influenciado para que superasse os demais indicados à categoria.
Stray ainda levou o prêmio de melhor jogo indie de novo estúdio e concorreu em outras quatro categorias: melhor direção, melhor direção de arte, melhor jogo de ação e aventura e a principal da cerimônia, melhor jogo do ano — que ficou com Elden Ring.
As indicações e escolha dos vencedores para as categorias do TGA é feita por um juri composto por mais de 100 representantes de mídias de jogos eletrônicos de todo o mundo. Para a categoria de melhor jogo indie de 2022, os concorrentes de Stray foram Cult of the Lamb, Neon White, Sifu e TUNIC.
Criada na cerimônia de 2009, a categoria de melhor jogo independente da TGA já premiou títulos que hoje são consagrados na indústria, como Limbo (2010), Journey (2012), Shovel Knight (2014) e Inside (2016). Na TGA 2021, assim como em 2022, o melhor jogo indie ficou para um título também feito com apoio da PlayStation, Kena: Bridge of Spirits.
Melhor indie do ano no Brasil
A Brazil Game Awards (BGA), principal premiação de jogos eletrônicos no país, também elegeu Stray como melhor jogo indie do ano. Os concorrentes na categoria eram os mesmo da TGA, e o anúncio dos vencedores foi feito dois dias antes da premiação estrangeira.
Assim como a TGA, a BGA reúne uma série de veículos de imprensa e canais de conteúdo especializados em jogos eletrônicos para compor o juri responsável pela escolha dos indicados e ganhadores, todos do Brasil.
Um dos diferenciais da BGA é a categoria dedicada a melhor jogo brasileiro do ano. Nesta edição, o vencedor foi Fobia – St. Dinfna Hotel, survival horror desenvolvido pela Pulsatrix Studios e lançado pela Maximum Games em 28 de junho para PC, PlayStation 4 e 5, e Xbox One e Series X/S.
Em Fobia, os jogadores controlam o jornalista Roberto Leite Lopes, que ao investigar uma pequena cidade chamada Treze Trilhas, acaba se envolvendo em um conflito com estranhas criaturas do Hotel Santa Dinfna. Seus concorrentes na categoria de melhor jogo brasileiro foram Dolmen, Hazel Sky, Horizon Chase 2 e No Place for Bravery.
- Veja também:
Jogos indies de terror ampliam opções para curtir o Halloween 2022
“GTA brasileiro”: 171 já pode ser jogado no PC em versão em desenvolvimento
Jogos indies anunciados na TGA 2022
Fora a cerimônia de premiações, a TGA 2022 foi palco para cerca de 40 novidades da indústria, incluindo revelações de jogos e trailers inéditos. No páreo das exibições de títulos triple A, como Death Stranding 2, Final Fantasy XVI, Judas e outros, a variedade de anúncios de jogos independentes no evento tornou as expectativas para o futuro bastante animadoras.
Uma das surpresas, revelada com exclusividade pela Supergiant, foi o anúncio de Hades 2. Sem previsão de data de lançamento, a sequência do roguelite vencedor do melhor jogo indie do ano da TGA 2020 traz uma protagonista mulher ao jogo: Melinoë, princesa imortal do submundo e irmã de Zagreus.
Entre os demais indies anunciados em primeira mão pelo evento, destacam-se Earthblade, título 2D de aventura e desafio de plataforma dos mesmos criadores de Celeste, previsto para 2024; Post Trauma, jogo de terror de estreia da RED SOUL que será distribuído pela Raw Fury, sem previsão de lançamento; Banishers: Ghosts of New Eden, aventura narrativa com elementos de RPG da DON’T NOD! e Focus Entertainment, previsto para o final de 2023; e After Us, aventura imersiva de plataforma que chega no outono do ano que vem pela Private Division.
Adiado para 2023, Replaced exibiu um novo trailer no TGA 2022 com mais detalhes da sua ambientação futurista e visuais em 2.5D. Já Dead Cells revelou uma expansão para 2022 que traz ao jogo um crossover com um dos maiores clássicos dos videogames: Return to Castlevania. Por sua vez, Wild Hearts, título da Omega Force que será publicado em 16 de fevereiro de 2023 pela EA Originals, selo indie da Eletronic Arts, revelou um trailer focado nas criaturas Kemono, que remete muito ao clássico jogo Okami.
Houve também uma participação brasileira nos holofotes da TGA 2022. O estúdio mineiro Rogue Snail divulgou o trailer do já disponível beta fechado de Relic Hunters Legend, jogo de tiro com elementos de RPG que será distribuído pela Gearbox Publishing para PC, sem data prevista.
Jogos independentes para dispositivos móveis também tiveram seu espaço no evento. O principal anúncio foi o lançamento-supresa das versões gratuitas para Android e iOS de Vampire Survivors, roguelike de tiro que fez bastante sucesso no PC neste ano.
O que você achou da TGA 2022? Ficou empolgado com os anúncios? Achou as premiações justas? Conta pra gente nos comentários!