Justine Never Knew The Rules vai da melancolia a desesperança em clipe para “Avalanche”

 Justine Never Knew The Rules vai da melancolia a desesperança em clipe para “Avalanche”

Após hiato de 5 anos, Justin Never Knew The Rules lança clipe duplo para “Avalanche” e “Lo Siento” – Foto: Divulgação

“Avalanche” e “Lo Siento” são as primeiras faixas a serem reveladas pelos paulistas em 5 anos

De Sorocaba (SP), a Justine Never Knew The Rules, é uma banda de rock alternativo/shoegaze composta por Mauricio Barros, Bruno Fontes, Marcel Marques e Gabriel Wiltemburg. Formado em 2013 o quarteto tem em sua discografia o EP homônimo (2013), o álbum Overseas (2016) lançado via midsummer madness, e diversos singles entre 2014 e 2017; tendo ganho notoriedade e tocado em festivais do circuito independente como Bananada, Dia da Música, Circadélica e Autorock. Após 5 anos de hiato, tendo o último lançamento o single “Polar Bear (Hibernation Song)”, os paulistas apresentam hoje em Premiere no Hits Perdidos o videoclipe duplo para “Avalanche” e “Lo Siento”.

Uma das grandes novidades fica por conta de “Avalanche” ser o primeiro single em português da Justine. Segundo os próprios  integrantes tanto a canção como o videoclipe para a canção tem como temática decepção e solidão, sentimentos que ganharam bastantes contornos durante o período da pandemia marcado por diversas incertezas, perdas, paranóias e distanciamento físico.

O processo de gravação, inclusive foi bem espaçado e feito com calma, tendo sido gravado no estúdio da própria banda, Deaf Haus (que é sociedade com outra banda (o WRY), em Sorocaba, entre os meses de fevereiro e dezembro de 2020. Já o videoclipe foi produzido pela produtora Lobotomia.

Justine Never Knew The Rules “Avalanche”

Através dos cenários paradisíacos registradas em preto e branco da cidade litorânea de São Sebastião (SP), eles quiseram amplificar sentimentos como medo, agonia, desesperança e melancolia com direito a fotografia reflexiva e intensa no vídeo para “Avalanche”. Uma canção que nada em círculos, na profundidade, para entender os limites do corpo e da mente.

Detalhes como a água transbordando, a natureza sob controle, o mar completando seus ciclos, o tédio, a repetição da rotina, o desânimo, a falta de forças para reagir, a contemplação, solitude, vazio, perdição, entendimento do “eu” consigo próprio e as loucuras acabam reverberando durante a construção da narrativa densa e propositalmente arrastada do vídeo. As guitarras distorcidas se confundem com as marolas e o slow motion das câmeras. O fim do vídeo ainda conta com a faixa “Lo Siento”, em espanhol, como uma espécie de easter egg em seus minutos finais.



Avalanche” e “Lo Siento” já estão disponíveis nas principais plataformas de streaming. Além disso você pode ouvir elas diretamente no site do midsummer madness ou ainda comprar digitalmente no bandcamp oficial do selo.

Entrevista: Justine Never Knew The Rules

Como veem que esses 5 anos de hiato tiveram impacto para vocês em questão de vivências e novas referências para o projeto?

Bruno Fontes: “Quando decidimos pelo hiato, a pandemia ainda não tinha começado. Isso nos deu um tempinho para experimentar sonoridades e ideias em outros projetos, antes do isolamento de 2020. Nesse período, conseguimos testar algumas vontades e nos entender como músicos, criadores e compositores.

Nossas experiências individuais, somadas aos diversos sentimentos que a pandemia trouxe à tona, mudaram as perspectivas sobre o que podemos e queremos para o projeto. Sinto que agora, mais do que nunca, estamos em sintonia com o ruído ensurdecedor que nos conectou lá no começo, quando éramos quatro garotos em busca da experiência mais estranha de nossas vidas, no bom sentido, claro (rs).”


Justin Never Knew The Rules lança clipe para Avalanche
Após hiato de 5 anos, Justin Never Knew The Rules lança clipe duplo para “Avalanche” e “Lo Siento” – Foto: Divulgação

A nova canção discorre sobre “decepção e solidão”, contem mais sobre a composição e o desenvolvimento do roteiro e narrativa do videoclipe.

Mauricio Barros: “Esses últimos anos foram bem complicados né? Decepção e solidão acabaram sendo temas recorrentes e presentes em diversas formas. Pandemia, negacionismo, fascismo, falta de perspectiva, isolamento. Sinto que, de certa forma, tudo isso reflete nas relações do dia a dia também.

Isso mexeu muito com as pessoas, com a forma que sentimos e nos expressamos (ou deixamos de nos expressar) emocionalmente. Ao mesmo tempo que somos tão pequenos diante de tudo o que acontece, é sempre o nosso mundo, o infinito particular que absorve e reverbera tudo o que vem. É muito difícil ter que se recuperar, se reinventar, ser forte e fazer sentido o tempo todo diante de tudo que está rolando. É meio abstrato mas é sobre isso a canção. Um desabafo sobre lidar com o disfuncional.”

Falando em sonoridade, o que vocês têm escutado que acabou influenciando direta e indiretamente a nova fase da banda?

Mauricio Barros: “Ando ouvindo Thundercat, Itamar Assumpção e as playlist loca de Jazz da Flávia Fontolan.”

Bruno Fontes: “Já faz um tempo que minha vida é um mix de Radiohead, Mac Miller e The Dandy Warhols. Agora, imagina essa brisa.”

Marcel Marques: “Ultimamente tenho ouvido no repeat LSD and the Search for God e Black Rebel Motorcycle Club mas também tem 3 bandas que me chamaram a atenção nas playlists de vida, XO, Total Drag e Launder.”

O que podemos esperar do novo disco programado para o segundo semestre?

Mauricio Barros: “Como estamos no meio desse processo ainda é difícil falar algo concreto. Tudo pode mudar a qualquer momento. O que podemos falar é que estamos explorando novas sonoridades, novos formatos e escrevendo mais em português. Com certeza será algo diferente, mas mantendo nossa essência e nossas verdades.”

Ficha técnica (clipe “Avalanche”)

Direção: Justine
Direção de fotografia e edição: Rafael Augusto
Produção: Justine e Lobotomia
Atuação: Yuri Naoto
Gravado na cidade de São Sebastião em dezembro de 2021

Ficha técnica (músicas)

“Avalanche”

Mauricio Barros – Voz, backing vocal, guitarra e bateria eletrônica
Bruno Fontes – Backing vocal e teclado
Marcel Marques – Guitarra e teclado
Gabriel Wiltemburg – Baixo
Letra e Música: Mauricio Barros
Arranjo: Justine
Mix e Master: Marcel Marques

“Lo Siento”

Bruno Fontes – Voz e guitarra
Letra e Música: Bruno Fontes
Arranjo: Justine
Mix e Master: Marcel Marques

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

error: O conteúdo está protegido!!