Eugênio revela as cores da alma e antecipa álbum de estreia em “Espelho Invisível”

 Eugênio revela as cores da alma e antecipa álbum de estreia em “Espelho Invisível”

Frame do Videoclipe para “Espelho Invisível”- Foto Por: Lavínia Ribeiro

Eugênio revela “Espelho Invisível” 1° single do seu debut 

Em atividade desde 2017, a Eugênio, de Sorocaba (SP), se prepara para o passo mais importante, e significativo, da sua trajetória até aqui: o lançamento do seu álbum de estreia.

Formada por Paulo Lins, Sthé Caroline, Murilo Shoji e Ludmilla Marolli, a banda traz referências diversas que somadas resultam em um pop rock radiofônico que nos acostumamos a assistir na telinha da MTV no começo dos anos 2000.

“As principais referências da banda vão da MPB até a cena Indie dos anos 90. Como temos tecnicamente duas gerações dentro da banda, conseguimos perceber a diferença nas influências de forma bem clara.

Algumas delas são unânimes, como por exemplo Los Hermanos. A Lud traz muita bagagem da MPB e do samba nas linhas de baixo, enquanto o Paulo bebe da fonte chamada “use o máximo de pedais que puder” do Indie anos 90. Já eu (Shoji) e a Sthé crescemos ouvindo a cena emo nacional e internacional dos anos 2000. Tudo isso misturado à forma “Eugênio”, conta Shoji em entrevista para o Hits Perdidos

Após os EPS Como Diria Eugênio: Um Pouquinho de Nada (2018) e Como Diria Eugênio: Longa História, Breves Fins (2020), os paulistas se preparam para lançar em breve o álbum Dentro Da Caixa, Fora Do Mundo através do selo Praia dos Artistas.

Eugênio “Espelho Invisível”


A banda de Sorocaba (SP), Eugênio, no clipe para “Espelho Invisível”
Eugênio está prestes a lançar seu álbum de estreia via Praia dos Artistas. – Foto Por: Lavínia Ribeiro

O primeiro single a ser apresentado ao público, “Espelho Invisível”, consegue somar referências que passam pela MPB, de Tom Zé e Novos Baianos, passando pelo indie de Radiohead ao lo-fi, sem deixar de lado a psicodelia.

A canção conta com a produção de Martin Mendonça (Pitty, Agridoce, TRIPLX) e foi gravada no Estúdio 12 Dólares. Sobre a escolha pela faixa ser a primeira a ser revelada Lud comenta: “Cada música do disco tem sua estética particular e “Espelho invisível é de certa forma uma fusão de todas elas. É uma música que resume bem vários elementos que vão permear todo o disco da Eugênio. É uma música de peso, de impacto, com letra reflexiva, que convida o ouvinte a entrar no universo da banda, deixando aquele gostinho de “quero mais”.

Sobre os desdobramentos da parceria com Martin, Paulo revela euforia.

“Trabalhar com o Martin foi mágico! Fomos colocados numa atmosfera única, desde o começo, quando nos conhecemos na abertura do show da Pitty em 2019, até a pré-produção no Madeira em 2020 até a gravação em si!

O Martin carregou a Eugênio com muito carinho, dedicação e energia! Agora além de produtor e amigo, temos o Martin como chefe, no selo Praia dos Artistas, abrindo as portas pro nosso som chegar a todos os caminhos possíveis! É muito difícil encontrar tamanha sinergia e abraço com este cara”

O Videoclipe

Para acompanhar o lançamento do single “Espelho Invisível”, a Eugênio preparou um videoclipe que tem direção de Bruna Fracascio, foi produzido pela Egrégora Produções e teve como locação Monte Mor (SP).

“O vídeo aborda um conceito mais literal sobre a figura da empatia criada pelo espelho, conflitando em como a pessoa é X é vista sob outro prisma, outro ângulo. É a total aceitação nosso eu contra o eu que o outro vê.”, ressalta Paulo Lins



O Processo de Composição

“O processo de composição varia um pouco de música para música, mas em geral cada integrante traz alguma ideia base, no violão, já com letra, melodia e harmonia da música.

No ensaio, a gente tenta tocar juntos, cada um criando a linha de seu próprio instrumento e sugerindo o que poderia inverter e coisas do tipo. Os quatro integrantes compõem, o que ajuda a termos músicas tão diferentes entre si, com base na bagagem e gosto pessoal de cada um.”, conta Lud

Frame da banda Eugênio Videoclipe “Espelho Invisível”
Frame do Videoclipe para “Espelho Invisível”- Foto Por: Lavínia Ribeiro

Sobre as expectativas com o trabalho, o quarteto revela um grande envolvimento emocional durante o processo.

“O disco carrega uma carga emocional muito grande. Apesar de já termos tocado antes alguns sons que estarão no álbum, o sentimento é novo. Gravar na pandemia fez diferença nesse sentimento que temos hoje por cada música.

É algo grande como nunca fizemos e tudo que é novo gera alguma insegurança, mas estamos bem confiantes! Esse álbum vem com tudo, reflexões, vivências, o “eu” só, o medo e o novo. Representa um começo e também uma continuação sobre algo que acreditamos e que vai muito além.”, conta Stéh

Por que lançar durante a Pandemia?

“Sentimos que seria importante lançar o disco durante a pandemia para que pudéssemos nos conectar de alguma forma com as pessoas. Ficar em casa fez com que a gente passasse tanto tempo com nossos próprios pensamentos que era inevitável o surgimento de novas músicas.

Daí veio a ideia de lançar o disco nesse momento: era nossa oportunidade de nos conectarmos com nosso público e nossos amigos mostrando nossas novas composições produzidas por mentes quarentenadas.”, diz Shoji

“Tem muitas coisas acontecendo em simultâneo, somos quatro seres onde cada um tem um turbilhão de coisas para pensar, lidar e resolver. A sensação talvez se resuma em um misto de ansiedade para compartilhar nosso novo trabalho com o público , do qual estamos muito orgulhosos, com curiosidade para saber o que as pessoas vão achar dele.”, comenta Sthé

O que podemos esperar do debut?

“Tem um pouco de tudo ali dentro: muita brasilidade, melodias pra grudar na cabeça e um passeio guiado pela mente de quatro pessoas que estavam há muito tempo sem tocar juntas.

No disco a gente vai poder bater cabeça, fazer dancinha, viajar pra caramba e claro, sentir aquela sofrência. E tem a primeira música da banda cantada pela Lud também (e é a mais porrada de todas).”, finaliza Shoji


Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *