De 26/02 a 16/03: Primeira edição digital e transmídia do Festival Fest Band tem Shows, Conferência, Podcast e Playlist, além de ações paralelas como Campanha de Crowdfunding e Mapeamento do Setor
O festival Fest Band teve sua primeira edição em 1994 e desde então movimenta a cena da música independente na região bragantina.
A edição especial Fest Band – Amplificando a Cena’ (100% online e transmídia) desse ano foi contemplada na Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc e tem o principal objetivo auxiliar e reduzir os danos ao mercado musical e as consequências da pandemia (Covid-19) no setor da região.
Com 24 bandas (96 artistas) de Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Piracaia e 90% da ficha técnica de produção também da região, o festival soma à programação artística (Shows, Conferência, Podcast e Playlist) uma campanha para levantar recursos que serão revertidos para a classe musical local.
Aguardado pela cena musical e público da região bragantina, o tradicional festival ‘Fest Band’ deu início a sua 1ª edição digital e transmídia no dia 26 de fevereiro de 2021.
A abertura do “Fest Band – Amplificando a Cena” aconteceu em uma data simbólica, exatamente um ano após a data de confirmação do primeiro caso da Covid-19 no Brasil.
O festival, que chega em um momento de grande fragilidade econômica para profissionais da música de todo o país, ter sido contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através de edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP, foi um grande reconhecimento e o projeto adaptou-se à realidade atual para apresentar uma série de ações que pretendem contribuir para mitigar as consequências da pandemia no setor musical local.
“Pretendemos dar visibilidade aos artistas e arrecadar recursos que serão revertidos para esses profissionais. Para assegurar que o recurso do edital chegue a esse público, os músicos selecionados são 100% da região Bragantina (das cidades Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia e Nazaré Paulista) e 90% da equipe de produção também.
Já na pré-produção, o projeto irá gerar renda para os fornecedores locais. Nessa fase serão beneficiados 96 músicos e uma ficha técnica que gira em torno de mais 40 profissionais, mas, com o fundo muito mais gente será beneficiada.” , Fabrício Fonseca, também da TAPA (Trupe de Artistas Perdoenses Associados)
A programação do festival, acontece de sexta a terça-feira (até 16/03) e será composta por Mostra Fest Band – Amplificando a Cena; Conferência Digital: Música e Mercado na Região Bragantina; Mapeamento da Cadeia Criativa Fest Band, PodCast e Playlist, e lançamento do Fundo Fest Band – com campanha de crowdfunding.
26/02:
Pure Bar
Mark Almeida
Deskraus
A Possível Banda
27/02:
Tor Sakata
Anjos de Jah
Traz
Cidade Fantasma
05/03:
Rômulo Miranda
Óleo Sobre Tela
Sickymind
Holder Of Souls
06/03:
Do Culto Ao Coma
Crasso Sinestésico
Floral de Jah
Thais Kiwi
12/03:
Leptospirose
St Fúria
Churumi
Símios
13/03:
Guga Vasconcellos
Piss Off!
Fuzz Kids
Última Dose
De 26/02 a 13/03. Sextas e Sábados, das 21h às 22h30.
Plataformas: Youtube, com retransmissão no Instagram e Facebook.
Ingressos: ‘Pague o Quanto Puder’.
Descrição: Shows de 24 bandas (96 músicos) da região bragantina
De 01 a 16/03. Segundas e Terças – feiras, das 20h às 21h.
Plataformas: Zoom, com retransmissão no Instagram e Facebook
Ingressos: ‘Pague o Quanto Puder’
Exibição: De 28/02 a 14/03. Domingos, às 18h.
Plataformas: Spotify com post do link no Facebook e Instagram do projeto
Acesso: público e gratuito.
Lançamento: A partir de 01/03
Plataformas: Spotify, com chamadas em posts do Instagram e Facebook
Acesso: Público e gratuito.
Período: 10/02 a 16/03:
Plataformas: Benfeitoria (Crowdfunding):
PicPay (Doações diretas e Ingressos ‘Pague quanto puder’) – QR Code no site.
Loja Fest Band online (no Instagram do projeto)
De 10/02 a 16/03. Sexta-feira.
Inscrições: site do projeto
Realizado pela 1ª vez em 1994, em Bom Jesus dos Perdões, o festival tornou-se conhecido na região e aconteceu até 2005. O evento ganhou fôlego novo quando, em 2017, o coletivo TAPA – Trupe de Artistas Perdoenses Associados resgatou e produziu o Fest Band – Reload. Em 2019, evento tomou maiores proporções, pois, com prêmio do ProAC, o evento ganhou condições para realizar a edição comemorativa de seus 25 anos de forma ampliada, circulando por Atibaia e Nazaré Paulista. A programação foi além dos shows competitivos e agregou atividades formativas e de fomento à classe musical.
Em 2020, com a parceria consolidada com a agência Locomotiva Cultural, mais um projeto foi aprovado no ProAC, e a edição ‘Fest Band – Amplificando a Cena’ será novamente realizada pela TAPA e o estúdio Logika – Projetando Ideias, com ações propositivas para valorizar e fomentar a cena, atualmente arrefecida pela pandemia.
This post was published on 26 de fevereiro de 2021 9:22 pm
As Melhores Live Sessions | Dezembro (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
"charlie" chega acompanhada de um videoclipe dirigido pela dupla Gabriel Rolim eDaniel Augusto Após uma…
M-V-F- Awards 2024 reúne 25 categorias, entre nacionais e internacionais, que seguem para votação do…
Retrospectiva 2024: 100 Hits Perdidos de 2024 A retrospectiva do Hits Perdidos de 2024 chega…
215 Discos Brasileiros que Você Deveria Ter Ouvido em 2024 Recentemente postamos uma lista com…
55 EPs Nacionais lançados em 2024 Em tempos onde o formato de compartilhamento da música…
This website uses cookies.