De 26/02 a 16/03: Primeira edição digital e transmídia do Festival Fest Band tem Shows, Conferência, Podcast e Playlist, além de ações paralelas como Campanha de Crowdfunding e Mapeamento do Setor

O festival Fest Band teve sua primeira edição em 1994 e desde então movimenta a cena da música independente na região bragantina.

A edição especial Fest Band – Amplificando a Cena’ (100% online e transmídia) desse ano foi contemplada na Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc e tem o principal objetivo auxiliar e reduzir os danos ao mercado musical e as consequências da pandemia (Covid-19) no setor da região.


Festival ‘Fest Band’ - Edição Virtual 2021


Festival Fest Band

Com 24 bandas (96 artistas) de Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Piracaia e 90% da ficha técnica de produção também da região, o festival soma à programação artística (Shows, Conferência, Podcast e Playlist) uma campanha para levantar recursos que serão revertidos para a classe musical local.

Aguardado pela cena musical e público da região bragantina, o tradicional festival ‘Fest Band’ deu início a sua 1ª edição digital e transmídia no dia 26 de fevereiro de 2021.

A abertura do “Fest Band – Amplificando a Cena” aconteceu em uma data simbólica, exatamente um ano após a data de confirmação do primeiro caso da Covid-19 no Brasil.

O festival, que chega em um momento de grande fragilidade econômica para profissionais da música de todo o país, ter sido contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através de edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP, foi um grande reconhecimento e o projeto adaptou-se à realidade atual para apresentar uma série de ações que pretendem contribuir para mitigar as consequências da pandemia no setor musical local.

“Pretendemos dar visibilidade aos artistas e arrecadar recursos que serão revertidos para esses profissionais. Para assegurar que o recurso do edital chegue a esse público, os músicos selecionados são 100% da região Bragantina (das cidades Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia e Nazaré Paulista) e 90% da equipe de produção também. 

Já na pré-produção, o projeto irá gerar renda para os fornecedores locais. Nessa fase serão beneficiados 96 músicos e uma ficha técnica que gira em torno de mais 40 profissionais, mas, com o fundo muito mais gente será beneficiada.” Fabrício Fonseca, também da TAPA (Trupe de Artistas Perdoenses Associados)

A programação do festival, acontece de sexta a terça-feira (até 16/03) e será composta por Mostra Fest Band – Amplificando a Cena; Conferência Digital: Música e Mercado na Região Bragantina; Mapeamento da Cadeia Criativa Fest Band, PodCast e Playlist, e lançamento do Fundo Fest Band – com campanha de crowdfunding.

Programação completa:

Line-up

26/02:
Pure Bar
Mark Almeida
Deskraus
A Possível Banda

27/02:
Tor Sakata
Anjos de Jah
Traz
Cidade Fantasma

05/03:

Rômulo Miranda
Óleo Sobre Tela
Sickymind
Holder Of Souls

06/03:

Do Culto Ao Coma
Crasso Sinestésico
Floral de Jah
Thais Kiwi

12/03:

Leptospirose
St Fúria
Churumi
Símios

13/03:

Guga Vasconcellos
Piss Off!
Fuzz Kids
Última Dose

1.Mostra Fest Band – Amplificando a Cena

De 26/02 a 13/03. Sextas e Sábados, das 21h às 22h30.
Plataformas: Youtube, com retransmissão no Instagram e Facebook.
Ingressos: ‘Pague o Quanto Puder’.
Descrição: Shows de 24 bandas (96 músicos) da região bragantina

2. Conferência Digital: Música e Mercado na Região Bragantina

De 01 a 16/03. Segundas e Terças – feiras, das 20h às 21h.
Plataformas: Zoom, com retransmissão no Instagram e Facebook
Ingressos: ‘Pague o Quanto Puder’

3. PodCast ‘Amplificando a Cena’ (24 episódios). 

Exibição: De 28/02 a 14/03. Domingos, às 18h.
Plataformas: Spotify com post do link no Facebook e Instagram do projeto
Acesso: público e gratuito. 

4. Playlist: Coletânea Fest Band – Amplificando a Cena

Lançamento: A partir de 01/03
Plataformas: Spotify, com chamadas em posts do Instagram e Facebook
Acesso: Público e gratuito.

Ações paralelas:

5. Campanha Fundo Fest Band: 

Período: 10/02 a 16/03:
Plataformas: Benfeitoria (Crowdfunding):
PicPay (Doações diretas e Ingressos ‘Pague quanto puder’) – QR Code no site.
Loja Fest Band online (no Instagram do projeto)

7. Mapeamento da Cadeia Criativa Fest Band

De 10/02 a 16/03. Sexta-feira.
Inscrições: site do projeto

Sobre o Fest Band, Amplificando a cena desde 1994

Realizado pela 1ª vez em 1994, em Bom Jesus dos Perdões, o festival tornou-se conhecido na região e aconteceu até 2005. O evento ganhou fôlego novo quando, em 2017, o coletivo TAPA – Trupe de Artistas Perdoenses Associados resgatou e produziu o Fest Band – Reload. Em 2019, evento tomou maiores proporções, pois, com prêmio do ProAC, o evento ganhou condições para realizar a edição comemorativa de seus 25 anos de forma ampliada, circulando por Atibaia e Nazaré Paulista. A programação foi além dos shows competitivos e agregou atividades formativas e de fomento à classe musical.

Em 2020, com a parceria consolidada com a agência Locomotiva Cultural, mais um projeto foi aprovado no ProAC, e a edição ‘Fest Band – Amplificando a Cena’ será novamente realizada pela TAPA e o estúdio  Logika – Projetando Ideias, com ações propositivas para valorizar e fomentar a cena, atualmente arrefecida pela pandemia.