ATR cria nova trilha sonora para o filme russo “O Encouraçado Potemkin”

A ATR é uma banda instrumental formada em São Carlos, interior de São Paulo, que comemora treze anos de carreira nesse ano de 2021 e diante da paralisação dos shows segue apresentando obras musicas mesmo com as dificuldades do distanciamento.

Seus 6 já lançados álbuns autorais ao longo dos anos são a mostra da versatilidade musical do trio, que tem em seu histórico a circulação de quase 400 shows pelo Brasil, América Latina e Europa e a incansável busca por investigar linguagens, sons e projetos multiplataforma. 

A banda, que tem em seus integrantes a formação em audiovisual e criou o projeto Aparelho Diegético, com o intuito de sonorizar filmes e vídeos executando uma trilha sonora inédita com grande espaço reservado ao improviso. Com esse projeto, a ATR realizou o Regen Remix, feito em parceria com Vj Ocari e Jovem Palerosi, e Laguna Sampler, construída sobre colagens e recortes experimentais da Vj Ya B.Dealer.

ATRFoto Por: Luz Vermelha

ATR compõe a trilha sonora de Encouraçado Potemkin

O projeto ATR sonoriza o filme Encouraçado Potemkin, oferece uma experiência contemplativa e híbrida entre cinema e música, com a realização da sincronização da trilha sonora inédita e na íntegra de um dos maiores clássicos do cinema russo e mundial. Esse projeto resultou nesse criação que o grupo construiu abrindo possibilidades e novos significados sonoros diante de um marco histórico que aconteceu em 1905, na Rússia Czarista, em que o levante iniciado pelo navio de guerra Potemkin pressagiou a Revolução de 1917.

O filme, obra lançada em 1925 e dirigido por Sergei Eisenstein, pertence ao domínio público e já foi apresentado pela banda com a trilha sonora executada ao vivo no Sesc Jundiaí (São Paulo), MIS (Florianópolis/SC), Sesc Araraquara (São Paulo), Vila Container (Belém/PA), Sesc Santo Amaro (São Paulo) e Camaleão Cultural (Curitiba/PR).

O Álbum

Permeada pela música eletrônica, a obra apresenta elementos da synthwave, samplers e camadas que trazem à tona a tensão da revolta popular diante da repressão na Revolução Russa, na qual Sergei Eisenstein mostra com a luta por justiça social perpassando a história da nossa civilização, trazendo a tona um tema ainda tão atual e eminente. 

O álbum já está disponível nas principais plataformas digitais com o título Battleship Potemkin – Alternative Motion Picture Soundtrack em 14 faixas.

Lançado junto a sincronização da trilha sonora inédita no canal do Youtube, o projeto propõe a criação de novas paisagens sonoras para imagens narrativas inspiradas pelo filme.

ENTREVISTA: ATR

A música instrumental tem seu universo imagético muito livre normalmente. Como foi criar coletivamente para imagens que já existem?

ATR: “É bem interessante ter um ponto de partida definido para iniciar a criação, as imagens nos trouxeram sensações que naturalmente foram sendo traduzidas pra parte musical. É um modo de composição que geralmente não usamos na banda, então é um desafio, mas ao mesmo tempo muito enriquecedor experimentar esses processos diferentes.

Nós já tivemos a experiência anteriormente em fazer trilhas para materiais audiovisuais, mas “O Encouraçado Potemkin” foi o filme mais narrativo e longo que fizemos, e em uma nova fase da banda, mais eletrônica.”

Como tem sido produzir música durante a pandemia? Contem pra nós o processo. Houve algo que surpreendeu nesses processos de criação remota?

ATR: “Ao mesmo tempo que a pandemia afastou ela também aproximou no sentido das parcerias e das gravações a distância. Nosso último disco, Mundi, foi todo produzido assim e conta com participações da República Dominicana, Haiti, EUA e Argentina. E também com a parada dos shows acreditamos que a maioria dos artistas tem produzido mais, pensando novos projetos e novas parcerias.”

Qual instrumento e métodos vocês tem usado para se comunicar com seu público?

ATR: “Temos usado as redes sociais ainda. Sentimos bastante falta do contato presencial com o público, o boca-a-boca sempre foi um meio bem efetivo de divulgar nosso trabalho e conquistar novos fãs quando circulávamos para fazer shows. 

Nas redes sentimos uma dificuldade maior em alcançar o nosso público, que é mais restrito pelo nosso histórico com música instrumental e experimental principalmente, e pelo nosso trabalho independente.”

Se vocês pudessem falar algo diretamente com o diretor do filme, o que diriam?

ATR: “Que quase 100 anos depois e do outro lado do mundo a obra dele segue muito atual e inspiradora. E que temos muita satisfação em criar uma nova camada de leitura para o filme a partir da nossa música.”

Quais perspectivas de vocês para os shows pós pandemia? Se pudessem prever como seria?

ATR: “Infelizmente as casas de shows e produtores estão passando por um momento muito difícil e muitos precisaram encerrar suas atividades, por isso sabemos que o retorno aos shows terá grandes desafios.

Esperamos ter suporte do poder público e das marcas que se relacionam com o mercado da música nesse retorno para que possamos voltar a circular e formar público com total segurança.

Vai ser emocionante esse reencontro, quando ele for possível!”

Assista o filme e escute o álbum:

Ficha técnica

Trilha sonora sincronizada Composição: Eduardo Porto, Juliano Parreira e Gustavo Koshikumo Produção musical, mixagem e masterização: Deep Leaks

This post was published on 26 de fevereiro de 2021 12:23 am

Cris Rangel

Poeta, arte educadora e multiartista. Produtora cultural há 21 anos, indignada e sincericida por natureza. Gosta de abraços demorados e é aficcionada por música e toda arte que subverte ao óbvio. Ama brincar, rir de si mesma, inventar coisas e fazer planos mirabolantes para os amigos que admira. Tem mania de dividir conhecimento sobre o setor fonográfico e novidades. Diretora Criativa da Lyra das Artes. A&R do selo Lyra Noise. TDAH polivalente. A verdadeira Lôca do Play.

Posts Recentes

My Morning Jacket revela detalhes sobre o processo criativo de “is” e a necessidade de fazer um álbum baseado em canções

Quatro anos após o lançamento do álbum autointitulado My Morning Jacket (2021), a banda norte-americana…

23 de abril de 2025

Ente embarca em um sonho lúcido no experimental “Voltarei a Ser Parte de Tudo”

Em nosso radar desde o ano passado, o quarteto carioca Ente apresentou, no começo de…

22 de abril de 2025

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

This website uses cookies.