Categories: Entrevista

ivanbatucada presenteia o público com EP “Teoria da Rebolatividade” pra fazer dançar

Teoria da Rebolatividade é o segundo EP do produtor musical, percussionista, fotógrafo, e apresentador do podcast DESAFINADOS Ivan Silva vulgo ivanbatucada.
Ivan Batucada é um percussionista, beatmaker e produtor musical paulistano que tem em sua trajetória o experimentalismo, estudos de multi-plataformas e se permite atravessamentos musicais diversos.


Um álbum de produção pandêmica, ou seja, o músico gravou, produziu e finalizou sozinho em sua casa a fim de homenagear o espírito da  alegria, da irreverência, da inquietude que nos cerca, da festa e dos tambores que tanto estão presentes em nosso país e, em fevereiro no carnaval, que desta vez aconteceu apenas pela internet para a maioria das pessoas, ou seja: não aconteceu.

Ivanbatucada é um percussionista, beatmaker e produtor musical paulistano que tem em sua trajetória o experimentalismo, estudos multi-plataformas e atravessamentos musicais diversos.

Iniciou sua jornada como músico de teatro tendo como parceiros nomes como Douglas Germano e Kiko Dinucci produzindo trilhas ao vivo e em estúdio no início dos anos 2000.  Após esta fase de interação com as artes cênicas onde a exploração da improvisação, da gambiarra sonora é presente a todo instante, ele investiu seu tempo e energia no estudo da improvisação livre e percussão popular trabalhando com bandas instrumentais como Banalizando, Casca instrumental, Babélico, Samba em 3 e acompanhando artistas ao vivo e em estúdio como Karina Kaufmann, Cauê Procópio, Olívia, Rodrigo Alarcon, Mariana Fróes entre outros.

Projetos na Pandemia

No período da pandemia da covid 19, após um mês de reflexões, procrastinação e vídeos aleatórios no YouTube, se envolveu em dois projetos de podcasts: o Desafinados, ao lado da produtora e apresentadora Nancy Silva e da historiadora Márcia Taguás, que tem como principal característica a discussão de temas sensíveis do cotidiano e também, o podcast Musicodália, que é mais voltado ao mercado musical e seus profissionais. Além destes podcasts deu início aos seus projetos autorais que misturam música eletrônica, percussão brasileira e timbres inusitados.

Deboche Tropical foi seu primeiro lançamento de trabalho totalmente autoral onde compôs, arranjou, gravou, mixou e finalizou todas as faixas além de ter feito a capa do EP em agosto de 2020.

O álbum tinha como principal característica uma projeção visual de um clima oitentista cheio de timbres de sintetizadores, mas com molho brasileiro numa salada tropical onde se ouvia ecos de Madonna e afoxés numa mesma faixa, climas de seriados policiais B’s das madrugadas na TV e muito swing.

Após o primeiro EP, lançou o single “Flopou Geral”, que flertava com uma sonoridade mais pesada sem perder o bom humor e o clima de deboche, onde as tintas de um baixo Motown coloriam a faixa e deixava o ouvinte envolvido numa atmosfera mais misteriosa e cheia de oscilações. Todo este pique preparava o terreno para o lançamento que viria a seguir.

Ivanbatucada Teoria da Rebolatividade

Teoria da Rebolatividade, ou um Manifesto pela Rebolativização do Brasil presente propõe uma alternativa mais sacolejada à toda esta bagunça que vivemos atualmente no nosso país.

A revolução pela alegria e pela festa explode nas 4 faixas do EP tentando resgatar uma empolgação de rua misturada ao som psicodélico de guitarras e sintetizadores numa alquimia sem muita teoria mas que provoca a prática do querer balançar, o movimento de pescoço, do flexionar dos joelhos pra dançar e do descer até o chão, com bom humor, sarcasmo e muito balanço sob influências do violão de Jorge Ben, do timbal de Carlinhos Brow e de nuances das teclas de John Medeski.

“Porque nos dias de hoje a alegria é ato político e combustível irreprimível para superar tanto absurdo.
Repagodizar é preciso!” Ivan Silva


This post was published on 25 de fevereiro de 2021 1:10 pm

Cris Rangel

Poeta, arte educadora e multiartista. Produtora cultural há 21 anos, indignada e sincericida por natureza. Gosta de abraços demorados e é aficcionada por música e toda arte que subverte ao óbvio. Ama brincar, rir de si mesma, inventar coisas e fazer planos mirabolantes para os amigos que admira. Tem mania de dividir conhecimento sobre o setor fonográfico e novidades. Diretora Criativa da Lyra das Artes. A&R do selo Lyra Noise. TDAH polivalente. A verdadeira Lôca do Play.

Posts Recentes

Ente embarca em um sonho lúcido no experimental “Voltarei a Ser Parte de Tudo”

Em nosso radar desde o ano passado, o quarteto carioca Ente apresentou, no começo de…

22 de abril de 2025

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

This website uses cookies.