Com certeza você já passou minutos, horas, ou até mesmo dias, murmurando a melodia daquela música chiclete sem saber direito a letra para descobrir qual é a música. Muitas vezes até chegamos a desistir e assumir que nunca mais descobriremos. Esse problema parece estar com os dias contados com o novo recurso do Google Assistente, Hum to Search.


Google assistente hum-to-search-feature


Como Funciona?

O novo modelo de machine learning segundo a companhia permite “transformar o áudio em uma sequência numérica que represente a melodia da canção” e desta forma encontrar possíveis equivalentes.

Segundo o Google, a base de dados  do modelo é feita a partir de diversas fontes que vão do canto, passando pelo assobio e murmúrio humano, além claro, das gravações oficiais. Desta forma aprimorando a experiência para o usuário da plataforma.

Como Usar?

Apelidado “Hum to Search” o recurso do Google Assistente garantirá uma experiência simples para o usuário. Bastará clicar no botão “Procure uma Canção” ou pedir ao App “Qual a Canção?”

A partir daí cante ou murmure a melodia para a plataforma exibir os possíveis resultados para a sua busca.

Preciso estar afinado ou acertar a entonação? A empresa conta que não e que os resultados são aproximados, inclusive o App indica a porcentagem da possibilidade de ser a resposta para a sua pergunta. A experiência é tão simples como usar o Google.

Eles contam que a ferramenta foi sendo aperfeiçoada ao longo dos últimos anos e que a experiência é ainda superior ao SoundSearch, lançado em 2018, e com um acervo de milhões de músicas.


HumToSerch_GIF Google Assistente


Onde Encontrar o Google Assistente?

O novo sistema de pesquisas do Google, Google Assistente, está disponível em inglês no iOS (baixe aqui) e em mais de 20 línguas para Android (baixe aqui). Ou seja, por enquanto os usuários do Android estão em vantagem mas a companhia garante que novas linguagens serão anunciadas nos próximos meses para que a ferramenta se torne cada vez mais completa.