Eden

Os sentimentos à flor da pele equalizam no novo EP da Terra Mãe

Medo, frio e cansaço, sentimentos tão humanos e ao mesmo tempo tão pavorosos. Chegam a dar muitas vezes uma sensação de desconforto, feito um frio na espinha. O conflito transparece em doses homeopáticas no novo EP da Terra Mãe, banda de Campinas, cidade do interior paulista.

O experimentalismo do projeto que tem como referências grupos como o Radiohead e a banda carioca Ventre é o resultado de um processo de maturação da sonoridade do quarteto formado por Gustavo Paschoalin (guitarra e voz), Igor Nogueira (guitarra), Pedro Fernandes (baixo) e Robson Rodrigues (bateria).

Terra Mãe “Medo, Frio, Cansaço”


Terra MãeFoto Por: Lucas Lima Argenton

“Acredito que essa é a chave da coisa, tentar sempre se reinventar. Estávamos passando por um momento complicado dentro da banda, individualmente, e estávamos todos passando por problemas pessoais que acabaram por refletir nesse EP. E isso acabou virando tema para esse trabalho.

Trabalhar nesse EP foi uma das melhores e maiores experiências que tivemos como banda até hoje. Aprendemos muito e queremos continuar nesse caminho.  É um passo que tomaremos para apresentar uma nova Terra Mãe, após muitas dificuldades, ainda continuamos aqui, firmes.”, relembra Gustavo



O registro é o sucessor do álbum de estreia, Resiliência, e conta com a participação da Larissa Conforto (ÁIYÉ e Ventre), em uma faixa em que a temática é a autoaceitação. E esse é o tom que permeia disquinho que conta com apenas 4 faixas; entre anseios, remorso, experiências ruins, turbulências, escapismo e liberdade.

“Por todas as vezes que eu já quis desistir”, é fruto da amizade entre Gustavo Paschoalin e Larissa Conforto.

“O contato com a Larissa ocorreu durante o início da sua turnê com o Vitor Brauer. Ela havia feito uma postagem sobre quais cidades o pessoal gostaria de vê-los. Eu, como fã, pedi para ela tocar em Campinas e por fim, fechamos um evento, onde a Terra Mãe tocaria junto. O show foi incrível e a partir daí ficamos amigos, o que facilitou o contato e a participação no EP.”, conta Gustavo.

O EP da Terra Mãe

“Pássaro” foi o primeiro aperitivo para o EP e até mesmo entrou na nossa lista de Melhores Live Sessions recentemente. Feito ondas magnéticas ela é quebradiça, e assimétrica, trazendo uma sensação de perder as estribeiras. O conflito é iminente e as dificuldades de encontrar um rumo, misturado com o amargor da frustração, deixam ela ao mesmo tempo flutuante e reverberante. Confusão que transforma.

“Gume” opta por uma atmosfera que vai atrás de referências do post-rock de grupos cultuados como Mogwai e Explosions In The Sky. O remorso, e as patadas que a vida dá, criam ao mesmo tempo de “cascas”, “barreiras invisíveis e deixam cicatrizes ao longo do caminho. A sensação é de que a música não termina e emenda na seguinte.

“Por todas as vezes que eu já quis desistir” tem 8 minutos de duração e traz consigo um poema e uma melodia sentimental que abraça o ouvinte com os dois braços. A transformação, as inseguranças, a efemeridade, o medo, as frustrações e o sentimento de se perder para se encontrar, são os pilares do poema repleto de abstrações ecoado pela voz de Larissa Conforto.

O novo EP da Terra Mãe termina com uma sensação de redenção. Afinal termina com “Vereda” uma ode a liberdade. A mais pesada do registro, traz distorções, gritos sufocados e altos e baixos.

Embora eles ainda estejam em busca da consolidação do seu espaço e sonoridade, a experimentação do EP serve como um norte. Um começo para uma banda ainda em transformação. Ficamos ansiosos para os próximos passos do quarteto de Campinas.

Ficha Técnica

A arte da capa é assinada por Vitória Nogueira. A produção da própria banda e Victor Miguel, que também cuidou da Engenharia de Som, Mixagem e Masterização.

Na música “Por todas as vezes que eu já quis desistir”, a Larissa Conforto na faixa “Pássaro”, participaram os músicos Raphael Calais (teclados), Gabriela Souza Moreira (trompete) e Diogo dos Santos (trombone). Na música “Gume”, Victor Miguel participou como backing vocal, enquanto Eduardo Duarte, foi backing vocal na faixa “Vereda”.


Capa Por: Vitória Nogueira

Ouça Terra Mãe no Spotify


This post was published on 6 de março de 2020 10:24 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Canções inéditas da peça “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso” viram álbum de vanguarda

Com produção musical de Maria Beraldo, e lançamento pelo selo RISCO, o disco com as…

18 de abril de 2025

Tindersticks faz show impecável em São Paulo e afaga os fãs brasileiros, 30 anos depois

Na estreia da produtora de shows Latina Shows, a banda britânica Tindersticks fez uma apresentação…

17 de abril de 2025

Romaria Discos e Amigues do Vinil apostam no mercado de discos de vinil no Brasil

A paixão por colecionar vinis virou negócio para o carioca Nicholas Lopes (30), fundador da…

17 de abril de 2025

perdido homenageia seu grande amigo em videoclipe para “cachorro pequeno”

"cachorro pequeno" ganha videoclipe produzido pelo próprio perdido No fim de março, Marcelo Perdido, que…

16 de abril de 2025

Terno Rei amadurece e mira em canções no 5° álbum “Nenhuma Estrela”

O Terno Rei tem uma das trajetórias mais heroicas do independente brasileiro. Formado em 2010,…

15 de abril de 2025

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2025)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

14 de abril de 2025

This website uses cookies.