Com apenas 26 anos Rosalía Vila Tobella, ou simplesmente Rosalía, é um fenômeno do pop mundial. A artista nascida em Sant Esteve Sesrovires, na Catalunha, começou sua carreira artistica em 2013 e em 2018 conquistou o mundo tendo ganho o Grammy Latino de álbum do ano.

Seu som Pop conseguiu colocar a música latina popular em outro patamar. Sem abrir mão de cantar em sua língua materna e agregando em seu som ritmos como o Flamenco e R&B.

O tradicional e o moderno são jogados no liquidificador, algo que é até questionado no purismo do estilo espanhol mas que encantou o mundo com sua verve pop urbana e irreverente.

Neste quadro trazemos dicas de bandas que tenham a ver com a sonoridade / proposta artística. Feito um last.fm com dicas de artistas para conhecer. Depois do IDLES, e seu post-punk estridente, chegou a vez de explorarmos um pouco mais do pop!


Rosalía

Rosalía Foto: Divulgação


1) Bad Gyal



Alba Farelo Morillo, a Bad Gyal, também nasceu na Catalunha, mais precisamente na cidade de Vilassar Mar. Seu som combina elementos de Reggaeton, dance music e o dancehall. Embora contemporânea de Rosalía, seu reconhecimento veio antes.

Em 2017 com o single “Jacaranga” a levou ao Red Bull Music Academy de Los Angeles e a se apresentar no Sónar. Desde então seu alcance e popularidade só cresceram chegando a gravar um novo álbum e figurar a capa da Vogue espanhola.

2) Girl Ultra



Mariana de Miguel, a Girl Ultra, é natural da Cidade do México e tem como influências Beyoncé e o Destiny’s Child. Assim como Rosalía, ela também já se aventurou a realizar versões em espanhol de canções em inglês. Em seu EP de estreia, Boys, ela faz uma versão de “Get You” do Daniel Caesar. Ela até já colaborou com CUCO no ano passado na canção “Damelove“.

3) Lola Índigo



Miriam “Mimi” Doblas Muñoz, é Lola Índigo, iniciou sua carreira musical em 2017 e já emplacando um “superhit”, “Ya No Quiero Ná”. Ela veio de um programa de reality show espanhol que deu uma visibilidade para que seu lançamento já saísse por uma major. Seu som mistura pop, trap e o funk carioca.

4) Los Rebujitos



Los Rebujitos é um duo de flamenco pop de Tarifa, Cádiz, Espanha, formado por Manuel González e Yeray Blanco García. Descobertos em um programa de TV espanhol em 2004, eles tem uma carreira sólida dentro do mainstream local.

5) Dellafuente



Dellafuente, ou Pablo, ou até mesmo “El Chino”, é de Granada, no sul da Espanha, e em seu som funde estilos como Trap, Reggaeton e Flamenco. Lendo assim parece não fazer muito sentido mas ouvindo você entende como esses mundos se colidem.

6) Ellie Bleach



Ela tem 21 anos e é da Inglaterra. Seu som já foi chamado de Pop Irônico e traz consigo irreverência, até por isso ganhou o rótulo de Alt Pop. Este single traz soul e R&B para o centro da roda e talvez agrade a quem curtir Rosalía.

7) Mala Rodríguez



Mala Rodríguez é de Jeres de la Frontera, Cádiz, Andalucía. A rapper de 40 anos cresceu em Sevilha já chegou a até mesmo estrelar na playlist de verão do ex-presidente dos EUA, Obama.

8) Paloma Mami



Paloma Mami, é de Nova Iorque, mas como seus pais são chilenos, ela foi morar aos 16 no Chile. Tendo o termo “Mami” retirado diretamente do nick de instagram do rapper Drake.

Seu som traz elementos de trap, R&B, soul, dancehall e trap. O single “Not Steady” abriu portas para que ela fechasse um acordo com a Sony Music em 2018.

9) La Zowi



La Zowi é uma rapper de Paris mas que foi criada em Granada. Ela cresceu escutando flamenco já que seu pai, El Yerbita, é um guitarrista conhecido do estilo. Sua mãe também é artista e conhecida por escrever poesia feminista. Entre as referências de seu trap ela cita música latina e música africana como a base de tudo que produz.

10) Bea Pelea



De Málaga, Espanha, Bea Pelea em seu som mistura reggaeton, música latina e urbana. Segue a linha de artistas como Bad Gyal, Tomasa del Real (ouça aqui) e La Zowi.

For Fans of Rosalía: Playlist no Spotify

Claro que íamos deixar uma playlist no Spotify para você conhecer mais o trabalho dos artistas citados ao longo do post. Para playlists exclusivas siga o Hits Perdidos por lá.

-> Siga o Hits Perdidos no Spotify <-