27 Live Sessions lançadas em Agosto (2018)

Ano novo e tempo de mudanças no Hits Perdidos. O ano passado foi marcado pelo grande sucesso dos listões de videoclipes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Desta vez resolvi fazer algumas alterações nos moldes. Teremos mensalmente a lista de melhores clipes do mês, outra de lyric videos e uma terceira de sessions. Neste mês de setembro trarei as mais legais que saíram em agosto e que merecem destaque. Confira!

 Giovani Cidreira @DoSolTV Sessions



Estúdio: Estúdio DoSol
Onde: Natal / RN

O arista baiano Giovani Cidreira no dia 23/08 teve sua session gravada no Estúdio DoSol lançada na DoSolTV. O registro conta com três canções do músico e uma entrevista que conta sobre o atual momento de sua carreira.


 Travelling Wave “Distant Skies” @Locomotiva Sessions



Locomotiva Sessions é um projeto de Piracicaba (SP) e divulgou no dia 30/08 uma session com o Travelling Wave. O registro foi gravado no estúdio Lab Sound.  O vídeo que registou a canção “Distant Skies” foi produzido pelo Lab SoundMilestone Studio e Urgência Filmes.

A direção é de Emiliano Donato e Luciano Benetton, ficaram responsáveis pela edição e finalização de vídeo Fabiano Benetton e Max Matta e a direção de Fotografia foi realizada por Thiago Altafini.

O vídeo foi gravado no Lab Sound por Max Matta e Bigga. Já a mixagem foi realizada por Max Marra e Bigga. Câmera: Luciano Benetton e Matheus Fractal.

3  Tim Bernardes “Calma” (Session 16mm)



No mesmo cenário do vídeo para “Recomeçar”, Tim Bernardes, gravou uma session para “Calma”. O vídeo justamente foi dirigido pelos diretores do clipe anterior, André Dip e Zé de Menezes. Inclusive também foi filmado em película e foi gravado em apenas um take.

4 Ema Stoned “Marroquino @ Sesc Pompeia



No dia 16/08 foi a vez da Ema Stoned disponibilizar um vídeo ao vivo durante sua apresentação no Sesc Pompeia, dentro da programação da noite Minas no Front. O vídeo foi teve a edição de Theo Portalet.

5 Bratislava “Fogo” @Lavanderia Sessions



Estúdio: Lavanderia

Onde: Campinas / SP

Lavanderia é um homestudio localizado em Campinas (SP) que oferece serviços de áudio como captação, mixagem, masterização, etc. Comandado por Rafael De Souza, o estúdio já contou com a presença de diversos artistas independentes da região de Campinas e São Paulo.

Já passaram pelas sessions artistas e bandas como: Yma, Kalouv, The Wax, The Edsons, Wallacy Willians, Heitor Vallim, Uiu Lopes, Atalhos, Lucas Brenelli, Dolphinkids e Antiprisma (alguns ainda sob o nome de Lo-Fi Sessions).

Desta vez foi a session recebeu a vez do Bratislava passar por lá, ele que gravou o recém-lançado single “Fogo”. A direção de arte ficou um show a parte e as cores – e efeitos – deixam a experiência ainda mais energética.

6 Meyot “Anchorage” @Lavanderia Sessions



Quem também esteve presente na Lavanderia foi o quarteto Meyot que em sua passagem por lá gravou a faixa “Anchorage”. A banda de São Paulo conta com três integrantes paraenses e um paulista, o que explica um pouco da mistura sonora do grupo que funde rock alternativo, MPB a outros estilos em sua panela. O vídeo foi disponibilizado no dia 27/08.

7 Do Prado “Gaiola Fechada” @Lavanderia Sessions



O Do Prado, de São Paulo, também se apresentou por lá e registrou a canção “Gaiola Fechada”.

8 Andro Baudelaire “Você é Louca” @Pijama Sessions



O músico paraense Andro Baudelaire no dia 19/08 disponibilizou uma live session para “Você é Louca”, faixa presente no disco Egrégora, gravada por Lobo Criativo no estúdio Abbey Monsters (Belém / PA).

9 Augusta “Simples” @Brasilia Sessions



Temos session estreante por aqui neste mês! É a Brasilia Sessions que lançou no dia 07/08 seu primeiro vídeo. Quem inaugurou o projeto foi a banda Augusta tocando uma versão de “Simples”, do álbum Tudo que Podia (2018).

10 Juliano Gauche @Dip Recordings



O músico Juliano Gauche no dia 02/08 teve sua Dip Recording disponibilizada na Monkey TV, projeto do portal Monkeybuzz. Ele gravou para o registro três sons “Silmar Saraiva”, “Dos Dois” e “Dos Cachorros Sisudos”.

11 Marcelo Perdido @Dip Recordings



O músico Marcelo Perdido no dia 23/08 teve sua Dip Recording disponibilizada na Monkey TV, projeto do portal Monkeybuzz. Ele gravou para o registro três sons “Tessoura Sem Ponta”, “Lindo Beijo de Amor” e “Bye Bye Butterfly”. No vídeo ele teve a companhia de Gabriel Serapicos que ficou responsável pelo teclado.

12 RØKR @Dip Recordings



O músico Roberto Kramer com seu projeto RØKR no dia 17/08 teve sua Dip Recording disponibilizada na Monkey TV, projeto do portal Monkeybuzz. Ele gravou para o registro dois sons “Soul” e “Fear City”.

13 Atalhos @Dip Recordings



A banda Atalhos no dia 09/08 teve sua Dip Recording disponibilizada na Monkey TV, projeto do portal Monkeybuzz. Eles gravaram para o registro três sons “The Bell Jar”, “O Primeiro filme de Leos Carax” e “A Divina Comédia”.

14 Noah [BR] “Black Hole” @ Live Wasabi Sessions



Wasabi Sessions é uma iniciativa do Estúdio Wasabi com as bandas de São José dos Campos (SP), Dx TrioBikeHomens de MeloNoah BR e Cidade Média com produção da Dreamland para fazer esse registro da cena do Vale do Paraíba.

No dia 09/08 a live session estreante por aqui recebeu a banda Noah BR que registou a canção “Black Hole”. As imagens foram captadas por Júlio Cesar, Gabriel Carrara, Nayron Rodrigues, a edição foi realizada por Nayron Rodrigues e Diego Xavier ficou responsável pela engenharia de som.

15 DX Trio “Acaso” @ Live Wasabi Sessions



Wasabi Sessions é uma iniciativa do Estúdio Wasabi com as bandas de São José dos Campos (SP), Dx TrioBikeHomens de MeloNoah BR e Cidade Média com produção da Dreamland para fazer esse registro da cena do Vale do Paraíba.

No dia 02/08 a live session estreante por aqui recebeu a banda DX Trio que registou a canção “Acaso” do álbum Recortes. As imagens foram captadas por Júlio Cesar, Gabriel Carrara, Nayron Rodrigues, a edição foi realizada por Nayron Rodrigues e Diego Xavier ficou responsável pela engenharia de som.

16 e 17 Disaster Cities “Mice and Trashcans” e “Right Next to You” @ Travessa7 Sessions



No dia 23/08 a banda Disaster Cities teve disponibilizado o vídeo para “Mice and Trashcans” para a session catarinense Travessa7. O projeto sediado em Florianópolis estreia por aqui neste mês. A faixa gravada na ocasião no Calamar Sounds está presente no álbum de estreia da banda, Lowa.

O audio foi captado por Júlio Miotto, o vídeo foi concebido pore Renan Casarin e teve nas câmeras Felipe Martínez, Filipe Maliska e Renan.



Já no dia 30/08 foi disponibilizado o vídeo gravado na mesma session para o single “Right Next to You” que já ganhou inclusive dois clipes oficiais.

18 e 19 Toy Mahsin “Simón” e “Cat” @ Sessão da Laje



No dia 23/08 foi disponibilizada a session da banda Toy Mashin, de Buenos Aires (Argentina) que gravou duas canções para a Sessão na Laje de São Paulo, “Cat” e “Simón”. O projeto é realizado em parceria com a Odajó Produções.



20 Wado “Correntes Comprimidas” @ Sala Norte Jam



O músico Wado teve disponibilizado no dia 28/08 uma live session para “Correntes Compridas”. Esta que foi gravada no Estúdio Sala Norte, em Maceió. O vídeo foi editado por Raphael Pires.

21 Kilotones “Pé Na Porta” @ Elefante Sessions



A banda Kilotones de Ribeirão Preto (SP) no dia 29/08 teve disponibilizado sua participação nas Elefante Sessions. A canção que eles gravaram uma versão acústica foi  “Pé na Porta”.

22 Arthus Fochi e Duda Brack “Tesouros artificiais” @ ANO SABÁTICO



O cantor e compositor Arthus Fochi entrega o sexto single e vídeo do projeto Ano Sabático, em que se une a novos nomes da música brasileira e da América Latina. Em “Tesouros Artificiais”, a convidada é Duda Brack, interpretando os versos entre o Português e o Guarani. A temática é o neocolonialismo.

“O colonialismo não é mais discutido como algo pungente e severamenete condicionante, o mundo globalizado trouxe uma espécie de cortina para nossa reflexão a respeito do colonialismo. A letra desta canção pode ser também uma metáfora de um fim de relacionamento, é bem direta, como se estivéssemos vendo o encontro entre Europeus e Pré-colombianos numa narrativa ficcional. Essa cortina só disfarça a nova roupagem dada ao colonialismo, e isso, no que diz respeito ao comportamento (racismo, autoritarismo, etc), é muito presente no dia-a-dia da América Latina. Como diria Boaventura de Sousa, ‘A grande armadilha do colonialismo insidioso é dar a impressão de um regresso, quando o que regressa nunca deixou de estar’”, reflete Flochi.

Após gravar com artistas como Julia Vargas, Juliana Linhares, Chico Chico e Ana Frango Elétrico e do cantor venezuelano José Delgado, Arthus Fochi completa a trinca do elogiado espetáculo “Iara Ira” ao receber Brack, que divide o palco com Vargas e Linhares.

“Não lembro exatamente onde conheci a Duda, mas sempre estivemos próximos da galera do selo Porangareté, e isso nos aproximou também, compartilharmos a mesma cena. Agora estamos já pensando em novos projetos. Ela se descobriu compositora também, o que aproxima mais ainda nós dois. Adoro fazer novas parcerias e a Duda é daqueles espíritos que vale a pena ter por perto sempre”, revela Arthus.

O vídeo para “Tesouros Artificiais” disponibilizado no dia 22/08 foi dirigido por João F. Maciel e Cavanha Filmes; a mixagem e masterização ficaram por conta do Estúdio Frigideira e Gui Marques.

23 Almir Chiaratti e PUPPI “Lua em Áries”



O cantor carioca Almir Chiaratti em “Lua de Áries” cria uma narrativa dramática. A faixa disponibilizada atracés de um vídeo no dia 22/08 é uma composição inédita revelada em formato de vídeo acústico ao lado do violoncelista italiano Federico Puppi.

“Compus ‘Lua em Áries’ durante uma viagem a São João del Rey com meu pai. Ela nasceu e eu não senti a necessidade de colocar uma letra, mas a estrutura dela é, na minha cabeça, de uma canção. Eu admiro muito o trabalho do Puppi exatamente pelas músicas terem uma narrativa e, mesmo que instrumentais, elas preservam uma estrutura que me remete muito à estrutura da canção”,  explica Almir.

“Lua em Áries” inaugura a parceria entre os dois músicos, cujo principal fruto será realizado em breve: a gravação do novo álbum de Chiaratti, no qual Puppi atua como produtor.

“Essa música abre a parceria que será o próximo disco do modo como veio ao mundo nos ensaios: dizendo tudo sem falar nada, com sua sonoridade crua e acústica”, completa o autor.

24 lanches “eterno verão”



A banda gaúcha lanches disponibilizou no dia 25/08 o vídeo para “eterno verão”. Este que faz parte do minidoc “Casona em Cassette”, que estreia neste mês. O registro foi gravado em fita cassette na tascam por Bernard Simon Barbosa, na Casona. A filmagem foi realizada por giordano toldo. Já a edição e lettering por Ricardo de Carli.

25 Ratas Rabiosas “Malala” @ Estúdio Espaço Som



No dia 02/08 a banda de punk rock Ratas Rabiosas disponibilizou uma live session para “Malala”. O Vídeo foi gravado durante a Oficina de Áudio para meninas no Estúdio Espaço Som. Wanderson Silva ficou responsável pela captação das imagens. Já a edição e tratamento de imagem foram realizadas por Anderson Soares.

Segundo a banda “Essa música é uma homenagem a jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que aos 12 anos resistiu e não aceitou a imposição do grupo terrorista Talibã que proibia cerca de 50 mil garotas que viviam na Suat, região nordeste do Paquistão, de estudar. Malala é um símbolo de força e resistência.”

26 Revoluzen “Mãe Iemanjá @ Catarse Sessions



Temos outra session estreante por aqui neste mês. A Catarse Sessions pretende a cada 15 dias apresentar uma vídeo e em agosto estreou sua primeira temporada. Logo no primeiro episódio levou a banda Revoluzen que registrou a canção “Mãe Iemanjá”. As live sessions são gravadas em parceria com o Estúdio Coda.

27 Turistae “Moneyarquia” @ Catarse Sessions



No segundo episódio que foi ao ar no dia 26/08 quem apareceu por lá foi a banda Turistae que apresentou a canção “Moneyarquia”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s