14 Lyric Videos lançados em Agosto (2018)

Ano novo e tempo de mudanças no Hits Perdidos. O ano passado foi marcado pelo grande sucesso dos listões de videoclipes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Desta vez resolvi fazer algumas alterações nos moldes. Teremos mensalmente a lista de melhores clipes do mês, outra de lyric videos e uma terceira de sessions. Confira os lyric videos coletados durante o mês de Agosto!

1 Boogarins “LVCO 4”



Logo no dia 02/08 os goianos do Boogarins lançaram o lyric video para “LVCO”. A faixa está presente na versão deluxe do álbum Lá Vem A Morte que saiu no dia 31. Já o vídeo foi produzido por Rollinos.


2 Ultramen “Pineal”



Antes de lançar seu novo disco, Tente Enxergar, os gaúchos da banda Ultramen disponibilizaram no dia 03/08 o lyric video minimalista para “Pineal”. O vídeo foi editado por Ingrid Dutra da Cartel Filmes. Já o álbum saiu pelo selo paulista Hearts Bleed Blue na última sexta-feira (31/08).


3 Barro “Fogo Tenaz”



Após debutar em carreira solo, em 2016, Barro está prestes a lançar seu 2° disco. O pernambucano já apresenta uma atmosfera mais pop nos singles até agora disponibilizados e as expectativas para o lançamento só aumentam.

Visto que o disco Miocárdio (2016) foi eleito por mais de 30 listas como um dos melhores do ano e isto possibilitou com que ele participasse dos principais festivais do país.

O fogo da paixão e as pequenas faíscas dos relacionamentos são abordados em “Fogo Tenaz”, lyric video que teve Premiere no Hits Perdidos. O músico explica que a transformação de estado físico teambém faz com que o equilíbrio das uniões seja alcançado.

“A música, que é uma parceria com Guilherme Assis e o compositor mineiro Luiz Gabriel Lopes (Graveola), aborda a metáfora do fogo como elemento de transformação.

O fogo que queima, acende, transforma, destrói, mas também pode ser algo leve, passageiro, assim como as relações que ficam, se consolidam, se renovam e também se desfazem”, divaga o artista

Já o lyric video dirigido por William Paiva, que também assina o vídeo de “Somos”, brinca com tarjas que aparecem sobre a face do músico, mais precisamente nos olhos e boca. Elas além de trazer a letra da canção ainda brincam com as waveforms (ondas sonoras) em sincronia com a batida da música.

“A viagem da tarja surge da ideia de ter uma plataforma para mostrar visualmente os elementos da música. Veio de uma reflexão sobre produção musical, sobre como você começa controlando os elementos mas, depois de um tempo, a música toma sua própria forma e você vai virando a própria música”, filosofa Paiva.

A curiosidade e perfeccionismo fica por conta dos waveforms serem extraídos justamente da música original. O resultado diverte.

“Extraímos todos os canais da música, sincronizamos com a letra e o momento específico que geram os sons”, completa.


4 e 5 Phill Veras “Bússola” e “Me Leva”



O músico maranhense Phill Veras lançou no dia 17/08 o single “Bússola” através de um lyric video. Antes no dia 10/08 ele lançou o clipe para “Me Leva”, ambas estão presentes em seu novo álbum Alma.



6 Alaska “Até o Mundo Acabar”



Na sexta-feira (31/08) a banda Alaska lançou seu segundo disco de estúdio, Ninguém Vai Me Ouvir, mas antes disso no dia 16/08 foi disponibilizado o lyric video para “Até o Mundo Acabar”. A animação e composição gráfica foram realizadas por Guilherme Garofalo.

7 Claro Enigma “remetente”



No dia 08/08 para promover o  EP, (dila)serei, que foi lançado via Sagitta Records, o duo Claro Enigma disponibilizou o lyric video para “remetente”. A banda é um projeto paralelo que conta com membros do grupo limeirense, Cigana.


8 EL NEGRO “Estrela Negra”



No dia 06/08 foi a vez dos gaúchos da EL NEGRO disponibilizarem o lyric video para a faixa “Estrela Negra”. Este que conta com imagens gravada no centro de Porto Alegre (RS), arte de Rafael Barletta e animação assinada por Leo Stein.


9 Cambriana “Lúcifer”



A banda goiana Cambriana lançou no dia 02/08 o lyric video para “Lucifer”. O vídeo usa cenas de “Puce Moment”, do Kenneth Anger. A faixa é a segunda canção inédita do grupo em 5 anos.


10 THE LAUTREAMONTS “The Adequacy Waltz”



A banda carioca de post-punk The Lautreamonts lança neste mês de setembro seu primeiro EP através do selo Efusiva. Com influências de música oriental, Siouxsie & The Banshees e Dead Can Dance no dia 05/08 foi lançado o lyric video para “The Adequacy Waltz”.

11 Dínamo “Imprevisível”



A banda de hardcore curitibana, Dínamo, no dia 10/08 lançou o lyric video para “O Imprevisível”. A canção está presente no álbum Origens, um lançamento Forever Vacation Records.


12 Macaco Mostarda “Revoluções e Mentiras”



O power trio Macaco Mostarda, de São Paulo, lançou no dia 06/08 o lyric video para “Revoluções e Mentiras”. A faixa conta com participação de Thais Borges na percussão tem produção de Guilherme Real Guimarães.


13 Nenhum de Nós “Fã de Faith No More”



A banda gaúcha Nenhum de Nós no dia 10/08 disponibilizou o lyric video para “Fã de Faith No More”, esta presente no EP Doble Chapa. A canção conta com a participação especial de Lucía Ferreira, já a direção, design e animação foram realizados por Brenda Linck.


14 Elza Soares “Dentro de Cada Um”



Elza Soares no dia 28/08 lançou o lyric video para “Dentro De Cada Um”, faixa presente no álbum Deus é Mulher. Este que conta com imagens captadas por Aruac Filmes, tem direção de Eryk Rocha e design de Pedro Hansen.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s