18 Lyric Videos lançados em Abril (2018)

Ano novo e tempo de mudanças no Hits Perdidos. O ano passado foi marcado pelo grande sucesso dos listões de videoclipes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Desta vez resolvi fazer algumas alterações nos moldes. Teremos mensalmente a lista de melhores clipes do mês, outra de lyric videos e uma terceira de sessions. Confira os lyric videos coletados durante o mês de abril!


Frank Jorge “S.O.S. Maloca”



No dia 26/04 a lenda do rock gaúcho, Frank Jorge, lançou o lyric video para “S.O.S. Maloca”. A faixa integrará Histórias Excêntricas ou Algum Tipo de Urgência, quinto álbum solo de Frank, previsto para maio – que sairá pelo selo fonográfico 180.


SDDS “Cigarrinho”



No dia 02/04 a SDDS lançou o bem humorado single “Cigarrinho” através de um lyric video. A banda é formada por Juper (Juliana Perdigão) e TucA (Dellani Lima), que depois de integrarem diversos projetos musicais (Graveola e o Lixo Polifônico, Madame Rrose Sélavy, Os Kurva, entre outros) e projetos solos. A banda ainda conta com Moita Mattos (Porcas Borboletas, Os Kurva), na guitarra, e João Antunes (Os Kurva, Matraca Records) no baixo.

Eles denominam seu som como synthpunk tropical. O primeiro álbum do grupo deve sair ainda este ano em produção conjunta com a YB Music & Matraca Records.


3 Nada em Vão “Não mais passarão”



O Nada em Vão de Brasília lançou a duas semanas seu mais novo EP, Não Mais Passarão, mas antes disso no dia 20/04 eles disponibilizaram o lyric video para a faixa título.

“Tanto a música “Não mais passarão” quanto a arte do novo EP, chamado Não Mais Passarão, foram imaginados para mostrar que podemos criar um espaço nos shows de punk/hardcore onde todas e todos sintam-se à vontade para ir, permanecer e voltar nos eventos seguintes.

Para a gente, sempre foi assim, mas a verdade é que nunca foi para as minorias políticas. O nosso discurso está afastado da realidade e é exatamente isso que desejamos mudar. Não vamos mais fechar os olhos porque desejamos um lugar seguro para todas as pessoas.” – relata a banda em suas redes sociais.

A canção foi gravada em novembro de 2017 no 1234 Recording Studio, em Brasília (DF). O EP foi lançado pelos selos Share This Breath e Craic Dealer Records.


4 One True Reason “Defiance”



A banda de hardcore de São Paulo, One True Reason, está prestes de lançar seu terceiro álbum. Este que sairá em junho através dos selos Artico Music, Seven Eight Life e Crecer Records e levará o nome de Defience. Mesmo nome do som que no dia 27/04 ganhou um lyric video.

O vídeo que foi produzido pelo Mirante Estúdio de Criação e teve edição de Fernando Mencocini.

“É sobre como essa luta diária vai nos mudando, mas na essência continuamos os mesmos, sempre lutando contra um mundo ao qual parece que não pertencemos. Sobre lutar, manter a cabeça erguida e tentar ser sempre a resistência”, explica o vocalista Diego Gringo.


5 Nervosa “Never Forget, Never Repeat”



No dia 07/04 o power trio paulistano de Thrash Metal, Nervosa, lançou o lyric video para “Never Forget, Never Repeat”. A faixa estará presente no álbum Downfall Of Mankind que será lançado no dia 01/06 através do selo Napalm Records.


6 Republica “Black Wings”



No dia 24/04 a banda Republica disponibilizou o lyric video para “Black Wings”. A faixa faz parte do álbum Brutal & Beautiful que foi lançado no ano passado.


7 Crowning Animals “Catharsis”



A banda de post-hardcore curitibana, Crowning Animals, lançou no dia 17/04 o lyric video para “Catharsis”. O vídeo foi dirigido por Victor Saynt, teve edição de Joey “123jaera”e direção de arte de SueSue.


8 Haney “Bitterness”



No dia 03/04 o projeto liderado pela artista guarulhense Nina Furtado, Haney, lançou o lyric video para “Bitteness”. A faixa integrará o álbum Scarlett que será lançado em breve.


9, 10, 11, 12 e 13 – Banda-Forrâ “Apego”, “Trilha Sonora”, “Lâmina” e “Preguiçar”

Após lançar 4 vídeos em março – e estrelar a lista de lyric videos do hits – a banda-fôrra de João Pessoa (PB) lançou não apenas um mas 4 lyric videos de uma só vez. Todas as faixas compõe o disco Trilha que foi lançado no começo do ano.

A dança ainda é o mote dos vídeos e vale a pena conferir as produções artísticas de cada um dos vídeos. Desta vez o vocalista, Guga Limeira, nos conta mais sobre cada faixa.

“Apego” – Ao entrar em contato com o trabalho de Luana [Aires, dançarina], me encantei e enxeri a convidá-la para essa série de lyrics, apesar de nunca termos trocado palavra. Depois disso, ela me disse sobre como os versos pareciam conversar consigo e é o que vejo nas duas Luas de Luana no vídeo: percebo a música dançando em seu(s) corpo(s).



“Trilha Sonora” – Aretha [Paiva, dançarina] é uma das artistas mais sensíveis que conheço, ela não tinha como não estar nesta série de vídeos (ainda bem!). Quando um amigo me falou de Arcila [Paiva, dançarina], que tinha sido bailarina e em grande medida responsável por esse multiplicar de artistas pelas gerações, não mais ponderei e também a convidei.

Aretha amou a ideia, e chegaram Arcila e ela num domingo meio nublado com um álbum com recortes de jornal e fotografias de um espetáculo do qual Arcila fazia parte, um documento da arte produzida na cidade e ao mesmo tempo uma memória familiar de alta complexidade.



“Lâmina” – Gravar esse vídeo com Iordz [dançarino] foi catártico em múltiplos níveis. Ele alterna entre o leve e o elétrico – ‘elétrico’, diga-se de passagem, sendo uma palavra incrível para descrever a inquietude contagiante na pessoa de Iordan.

Gravamos num domingo de sol belo e quente. Em um take apenas fomos presenteados com a entrega de Iordz, tocados por sua generosidade. Foi muito forte a maneira como ele foi às lágrimas após sair de cena. Reconfigurou dentro de mim o que há de pessoal nos versos dessa canção e que ficaram tão bonitos nas letras que Matteo fez à mão.



“Preguiçar” – O embrião deste lyric video tomou forma na noite em que gravamos “Diz nos meus olhos”, com Joyce[Barbosa, dançarina]. Ficamos Matteo e eu positivamente surpresos pela atenção e carinho com que fomos recebidos na sede da Paralelo Cia. de Dança e a proposta de fazer o contra-dança veio deles, a partir um conceito de intervalo de ensaio.

Tem cafezinho (a charmosa garrafa laranja cedida por Dona Rogéria, mãe de Ernani), tem leitura, tem fofoca, tem sorriso, alongamento e massagem, tem o cérebro estético, tem também um balanço e um sopro de flor. Há muitas alegrias em cena ali. Lucas já cantava a bola de que a letra aparecesse como nos créditos finais de um filme, e a mim me pareceu um jeito muito acertado de concluir esse lado B.



14 Craca e Dani Nega (feat. Luedji Luna) “Peito Meu”



No dia 13/04, Craca e Dani Nega lançaram o lyric video para “Peito Meu”. A faixa que é o primeiro single do segundo disco da dupla, O Desmanche, conta com a participação de Luedji Luna.


15 Cynthia Luz “Nosso Mundo” ft. Dnasty



No dia 19/04 a rapper Cynthia Luz lançou o lyric video para “Nosso Mundo”. A faixa conta com a participação do Dnasty e produção de Lotto e Billy Billy.


16 Gu7o “333”



O rapper Gu7o lançou seu primeiro single intitulado “333”, no dia 20/04. Este que contou com parceria de Adnon Soares, vocalista e produtor musical da banda Soulvenir e também, Hélio Lopes da Track Motion Studios na produção do vídeo.


17 Distopia “Por Acaso”



A banda Distopia de Porto Velho (RO) no dia 04/04 lançou o single “Por Acaso” através de um lyric video. O vídeo foi produzido por Rafini Root e teve edição final de Rafini e Hugo Borges.


18 Luh Lívia “Cansa”



A cearense Luh Lívia no dia 09/04 lançou o lyric video animado para “Cansa”. Segundo a artista a canção retrata a voz da mulher moderna diante das imposições criadas acerca do “ser mulher”. A faixa fará parte também de seu primeiro trabalho de estúdio – o EP Madre da Peste que será lançado ainda nesse semestre.  “Cansa” é de autoria de Gabi Albuquerque, cantora e compositora.

“Fui à casa da Gabi e ela me apresentou uma música à capela… batendo uma canetinha no caderno para marcar o ritmo. Fui ouvindo a letra. Senti muita atitude nos versos e uma linguagem que falava de forma direta com o espectador.

Era “Cansa”. Parecia haver uma voz determinante ali: um grito feminino do sertão querendo se posicionar pro mundo inteiro e repercutir com outras mulheres num desabafo sério. Foi honesto e pulsante pensar numa versão para ela. Logo me imaginei dando um lado interpretativo nas intenções vocais, numa linha pop e rock e a trazendo para o EP “Madre da Peste, comenta a cantora.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s