Os Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025)

 Os Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025)

BK’ – Foto Por: Bruna Sussekind (@brunasussekind)

Confira os melhores clipes independentes | Janeiro (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2024

As listas de melhores clipes independentes 2025 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo nono ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui, seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify, BlueSky, Threads…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?”.

Os Melhores Clipes Independentes | Dezembro (2024)

Neste mês de Fevereiro trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listão continua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 47 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas as formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas, o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Janeiro

Em Janeiro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 47 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 1,51 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 47 artistas de 12 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE JANEIRO. ALIÁS, NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) BK’ “Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer” 



Para apresentar seu novo disco, Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer, o rapper BK’ desenvolveu com sua equipe curta-metragem homônimo ao álbum, filmado na Etiópia e desenvolvido em parceria com o estúdio criativo AKQA Coala.Lab.

Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer é um retrato da riqueza da música brasileira. Este disco celebra as conexões que construímos ao longo do caminho, dando espaço para toda a nossa pluralidade. Cada colaboração é uma extensão da minha visão, um diálogo musical e cultural sobre o que somos enquanto movimento. Eu quis homenagear todos esses grandes artistas de diversas gerações”, afirma BK’. 

O registro audiovisual convida o público ao desapego. No fim do último ano, Abebe Bikila – nome inspirado no primeiro africano a conquistar uma medalha de ouro olímpica – desembarcou pela primeira vez na Etiópia, um dos poucos países africanos não colonizados, para a produção do curta.

Idealizado pela AKQA Coala.Lab e produzido pela Anonymous Content, o filme constrói uma metáfora sobre o instinto de sobrevivência humano, remetendo à era das sociedades nômades na pré-História. Nessa metáfora, BK’ lidera um bando e protagoniza uma história que simboliza a necessidade de abandonar tudo o que impede nosso progresso, como antigas crenças, comodismo ou vínculos frágeis, por exemplo.

Para que se alcance seus objetivos, o filme lembra a necessidade do desprendimento, da determinação e foco. Por meio de muito simbolismo, como o que é devorado pela hiena (um dos predadores mais ferozes da África e figura presente em Harar, cidade onde o filme foi produzido), “DLRE: O Filme” ressalta que tudo o que o atrasa deve ser deixado para trás.

2) terraplana “charlie” 



Após uma excelente repercussão do álbum de estreia, olhar pra trás (2023), o quarteto curitibano terraplana anuncia seu segundo álbum de estúdio, natural. Com lançamento previsto para o dia 11 de março pela Balaclava Records, o grupo adianta que o material contará com dez faixas inéditas, produzidas e mixadas por JooJoo Ashworth, músico e produtor estadunidense que já trabalhou como somes como Sasami (leia entrevista), Automatic e Winter.

O material, que será conhecido ainda no primeiro semestre, foi gravado ao longo de duas semanas em agosto de 2024 no Nico’s Studio. A primeira amostra, a nostálgica “charlie”, segundo os integrantes, discorre sobre estar presente por inteiro e aproveitar o momento, sem se preocupar com o passado ou futuro.

O clipe

“charlie” chega acompanhado de um videoclipe dirigido por Gabriel Rolim e Daniel Augusto, teve como locação um parque de diversões da capital paranaense e busca retratar a temática da canção imersa na nostalgia com direito a imagens com textura analógica. Algo que remete também a estética de referências naturais do próprio grupo, como, por exemplo, a estética do álbum Heaven or Las Vegas (1990) do Cocteau Twins.

Já a edição e interação dos integrantes nos levam justamente para a década de 90. A sensação é de estar assistindo fragmentos de documentários com estética DIY como 1991: The Year Punk Broke (1992), do diretor Dave Markey, no qual tem o Sonic Youth como protagonista de uma turnê pela Europa com filmagens de outros grupos como Nirvana, Dinosaur Jr., Babes in Toyland, Gumball e Ramones.

Claramente também poderia ser um clipe de grupos daquela época, como, por exemplo, do The Breeders, projeto de Kim Deal ao lado de sua irmã.

“O processo de composição dessa música aconteceu de um jeito diferente do que é o comum para nós”, conta Stephani, baixista e vocalista do grupo.

“Só tínhamos uma frase da letra quando entramos no estúdio, então quando chegou a hora de gravar as vozes, criamos a letra completa em conjunto. A letra descreve a sensação que sentimos nesse momento e em muitos outros nesse caminho como banda”, complementa.

3) Luiza Carmo “Seco Seu Gelo” 



A mineira Luiza Carmo em seu novo single”Seco Seu Gelo” trabalha a passagem de um casal pela vida adulta e as incertezas que esse momento de crescimento pode trazer.

“Definitivamente essa música fala sobre uma paixão intensa e sobre uma conexão íntima, tipo uma sensação de quando a gente experimenta um sentimento pela primeira vez, sabe? Era esse sentimento que eu estava perseguindo na música quando a escrevi.

Sinto muito esse aspecto da intimidade quando escuto ela, mas ao mesmo tempo tem um ladinho de angústia nela também, nem sempre todo sentimento muito intenso é bom pra gente, né? Vejo essa angústia quase como a de um relacionamento que ainda tem muito amor, paixão, conexão e intimidade, mas não sabe como prosseguir, não tem saída. Está preso entre quatro paredes e não vê um futuro à frente.”, comenta a artista.

A faixa ganhou um videoclipe gravado no edifício JK, em Belo Horizonte (MG), este que conta com 118 metros de altura, quase 1.100 apartamentos e faz uma homenagem a Juscelino Kubistchek, que além de prefeito de Belo Horizonte foi presidente do Brasil.

“No clipe, seguimos uma pegada bem sensorial, focando em mostrar a intimidade com aquele toque de angústia no fundo. A ideia foi retratar o dia a dia de um casal jovem, que ainda se ama muito, mas enfrenta as dificuldades do amadurecimento, tanto como indivíduos quanto juntos.

Eles se dão bem, mas vivem aquela incerteza sobre o que vem pela frente. Essa também é a essência da música e do EP. Escolhemos o apartamento como cenário porque ele traz essa sensação de estarem isolados, tentando se entender dentro das próprias limitações. A gravação foi super gostosa, estávamos entre amigos, uma equipe incrível que sempre me deixa super confortável.”, explica Luiza Carmo.

4) Julia Mestre “Sou Fera”



Encaminhando o lançamento do seu próximo álbum, Julia Mestre, conhecida nacionalmente por seu trabalho a frente da Bala Desejo, apresenta a sua nova fase com o lançamento do videoclipe para “Sou Fera”. A produção audiovisual é repleta de simbolismos e referências e dá continuidade a narrativa construída em ARREPIADA, seu disco de estreia. De certa forma, funciona como um desfecho para a personagem que protagonizou a fase anterior.

O Uno vermelho, presente na capa do álbum e em shows da artista, reaparece no clipe, mas dessa vez com sinais de desgaste. A cena em que o carro quebra e é deixado para trás representa o fim de um ciclo e a transição.

“‘Sou Fera’ chega como um desfecho para a personagem curiosa, corajosa, aventureira e forte que protagoniza meu último álbum ARREPIADA. Agora, ela (ou eu, rs) continua uma jornada depois do amado Uno vermelho se mostrar estar nas últimas, quebrando na estrada, como um símbolo para se seguir em frente. Abandonar o carro na estrada mesmo é como abandonar o passado, para avançar para esta próxima fase que vem aí, até como se algo me chamasse.”, disse a artista em entrevista para a Rolling Stone durante o lançamento

O encontro com uma mulher misteriosa que a presenteia com uma guitara, faz referência a Rita Lee, uma das suas maiores inspirações. Algo como se fosse uma passagem e benção da artista que nos deixou em 2023.

“No caminho encontro uma mulher misteriosa que me presenteia com uma guitarra, tudo cheio de simbolismos que referem a uma de minhas maiores referências, a lenda Rita Lee. Como se estivesse me ‘passando o bastão’, esse gesto é de força e empoderamento total para minha personagem, que com aquilo decide tomar coragem para concluir as demos das faixas do álbum e pego meu ônibus para a cidade grande”, conta Julia.

Outos Easter Eggs

Entre outros easter eggs estão o ônibus, por exemplo, surge como uma metáfora da mudança de fase e do movimento constante na vida e na carreira da artista. Os nomes das faixas do novo álbum aparecem discretamente ao longo do clipe, espalhados em diferentes elementos da cenografia. São vários códigos escondidos para deixar pistas para os fãs, o que faz com que eles assistam o vídeo por mais de uma vez para desvendar os mistérios.

A direção geral é assinada por Mauad, tendo a direção criativa da própria Julia e roteiro assinado pela artista em conjunto com Vitor Sawaf. A direção de fotografia é de Franco Felipe, a de produção de Guigo Machado, de arte de Loren Ranne com assistência de direção geral de Vitor Sawaf. Já o elenco é composto por Julia e Marielle Loyola.

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 4 eleitos como melhores do mês de Janeiro | 2025 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

Enme “Lua Cheia” (MA), Maré Tardia “Já Sei Bem” (Vila Velha / ES), Dadá Joãozinho “100 Anos” (Niterói / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025)| Parte 2

Rachel Reis “Deixa Molhar” (Feira de Santana / BA), João Bananeira “Gastação Infinita” (Vitória / ES), SalDoce “Rua dos Namorados” (Rio de Janeiro / RJ), Payback “Entre o Arame e o Arsenal” (Belo Horizonte / MG), Milton Raulino “Comparsa” (Recife / PE), Carol Biazin feat Ebony “Que Pecado!” (Ivaiporã / PR), Sam Sabbá “Mano Otário” (Manaus / AM).

Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025)| Parte 3

Gustavo Figueiredo “Tão Bom” (Belo Horizonte / MG), Filipe Ret “Acima de Mim Só Deus” (Rio de Janeiro / RJ), Vitor Kley “De Novo” (Porto Alegre / RS), Gabriel Gonti “Nostalgia” (feat. Amanda Coronha) (Patos de Minas / MG), Ventilador de Teto “Amor Barato” (RJ).

menores atos “pronto pra sumir” (Rio de Janeiro / RJ), Matuê “Isso é Sério” ft. Brandão (Fortaleza / CE), Rebeca “Mutante” (Rio de Janeiro / RJ), Mariana NolascoLourena “Prioridade” (Campinas / SP), Carol Juno “Favorito” (Rio de Janeiro / RJ).

Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025)| Parte 4

Udi Santos “Tudo Preto” (Salvador / BA), Hungrs “Far From Home” (Santos / SP), Pfink “Verão Bahia 96” (Salvador / BA), Akira Presidente FT. Fleezus, MADGUI “BIG MAN” (Rio de Janeiro / RJ), Mandinga Beat, Victória dos Santos “Criança Rica”, Alles Club “Isabella” (Juiz de Fora / MG), Lucas Gavvi “Bonitinho e Ordinário” (ES).

Nuna “Faz um Favor” (SP), natan kurata “paciência” (SP), Nectare “Caos” (Paulo Afonso / BA), Jalmy “Tardezinha” (BA), Pecaos “Caso Encerrado” (part. Alemar) (Curitiba / PR), Tipo Um e Vinijoe “Pontes Aéreas” (RJ), Dudy “m a r ç o” (Curitiba / PR).

Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025)| Parte 5

Paulo Rodrigo “Voando Alto” (CE), Negrayscow “As Minas Pira Nas Minas Tirith” (Petrópolis / RJ), LinoMC “Jogo de Azar” (São Paulo / SP), Veigh, G.AGhard & Niink “Tango” (Itapevi / SP), RaquelO Poeta “Consumo”, OMorador “Ô Saudade” (São Paulo / SP), Fernando Delucena “Pé na Porta” (Salvador / BA), Oráculo Delfos “Crawling In The Abyss” (Sinop / MS), Bin, Delacruz, Budah e Keviin “Saudade de Falar de Amor” (Belford Roxo / RJ).

BK - Bruna Sussekind @brunasussekind - Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025)
O videoclipe do BK’ foi eleito o melhor do mês. – Foto Por: Bruna Sussekind (@brunasussekind)

PLAYLIST NO YOUTUBE (Janeiro) | 2025)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 47 videoclipes coletados durante o mês de Janeiro | 2025.



PLAYLIST NO SPOTIFY (Janeiro | 2025)

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Janeiro (2024). Dos 47 vídeos do post, estão disponíveis no Spotify por esta razão 45 sons que entraram em nossa playlist.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-


Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025)



Qual dos melhores clipes independentes | Janeiro (2025) você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Janeiro (2025) você mais gostou!

error: O conteúdo está protegido!!