Gab Ferreira apresenta sua fase “dark pop eletrônica” na intensa “karma”
Em 2018 Gab Ferreira, de Criciúma (SC), quebrou a internet com o lançamento da sua mixtape Lemon Squeeze (Independente), ela que antes já havia participado da temporada 2016 do The Voice Brasil, na mesma edição da Jade Baraldo, tinha até então apenas 19 anos. O material tinha como referências artistas como Mac Demarco, Homeshake, Yellow Days, Clairo, IMDDB e Kendrick Lamar.
Após isso ela veio para São Paulo, onde tocou em alguns shows ao lado da YMA (confira o vídeo de “Summer Lover”). Agora Gab lança seu primeiro single através do selo Balaclava Records, “karma”. Segundo a artista, a faixa mostra uma nova direção sonora em sua carreira, o que ela define como dark pop eletrônico.
Inclusive a canção é inspirada na cidade de São Paulo e sua intensa vida noturna, cidade na qual atualmente reside. O campo dos relacionamentos e a temas como traição, solidão e transmutação entram no escopo da faixa que conta com influência de artistas como Lykke Li, CHINAH e Oklou.
Gab Ferreira “karma”
Com referências de R&B, ambient, eletrônica e pop, a faixa produzida por Roberto Kramer (RØKR) traz consigo uma atmosfera dark para traduzir para o ouvinte o estado de paralisia do momento em que as mentiras são reveladas, o vínculo é cortado e tudo a sua volta parece desabar feito um castelo de cartas. Sendo pop com direito a efeitos que ao mesmo tempo que trazem desconforto, causam alívio ao serem expurgados.
A faixa chega acompanhada de um clipe idealizado por Gab Ferreira em conjunto com os diretores Dani San, Gabriel Andreolli e André Dip que relatam que o objetivo era “criar uma atmosfera dark e vampiresca”. Como locação o vídeo foi rodado no interior de São Paulo e teve como ideia central incorporar o ambiente como um personagem adicional e desenvolver com o cenário um jeito de representar a libertação imageticamente.