As Melhores Live Sessions | Agosto (2025)

Sonastério ilumina traz Marcelo Dai é destaque na lista de Melhores Live Sessions | Agosto (2025) – Foto: Reprodução/YouTube
Melhores Live Sessions | Agosto (2025)
O Que São Live Sessions?
Live Sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em agosto não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.
Confira a lista com as Melhores lançadas em Agosto (2025); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!
As Melhores Live Sessions | Agosto (2025)
1) Marcelo Dai | Sonastério ilumina
No começo do mês foi a vez do projeto Sonastério ilumina lançar seu 22º episódio estrelando o cantor Marcelo Dai. O artista mineiro apresenta um repertório que homenageia a música negra brasileira e apresenta músicas autorais inéditas, em formato live session. Fundado em 2017 nos arredores de Belo Horizonte, nas montanhas de Minas Gerais, o Sonastério foi concebido como um espaço para inspiração e criação artística.
2) Budah “Maré” (Púrpura Session)
A cantora e compositora capixaba Budah disponibilizou o álbum audiovisual Púrpura Session que revisita faixas presentes em seu disco de estreia. O vídeo tem direção de Fresta, produção de oito™content, direção de fotografia de Vinicius Peñaranda e direção de arte por Allan Contro.
3) CULTURA LIVRE | Joaquim
Joaquim participou no dia 02/08 do programa Cultura Livre apresentado pela Roberta Martinelli. Por lá, apresentaram as canções do seu mais recente álbum de estúdio Varanda dos Palpites, lançado em maio pelo selo Coala Records.
4) LINA TAG “se não afogar” [acústico]
Após uma experiência artística imersiva de 24 horas dentro do Estúdio Central onde Lina Tag gravou todas as músicas do seu novo disco (e seus respectivos vídeos), a artista disponibilizou a live session para “se não afogar” em uma versão acústica bastante intimista.
“Essa versão acústica foi gravada ao vivo num experimento imersivo no estúdio, em que 8 artistas mergulharam no universo desse disco e gravaram faixas e vídeos ao longo de 24h de trabalho intensivo”, comenta Lina.
A direção-geral é de Luciana Elias, com assistência de André Seraphico, figurino de Marcella Maiumi, produção de Rique Azevedo e captação de imagens e stills por Lara Florence.
5) PATTERNS #08: Arquétipo Rafa e Luna França
O oitavo lançamento da série PATTERNS, do selo Sound Department, “Pode Vir”, do artista recifense Arquétipo Rafa com participação especial Luna França, foi disponibilizado em agosto. Com a percussão afro-brasileira, o single tem produção do próprio músico e tem como referências estilos como dream pop, R&B alternativo, maracatu rural, maculelê e do pop experimental contemporâneo.
“A música fala sobre o retorno da felicidade e da esperança na vida de alguém que passou por um momento de trauma ou luto. O sol representa a força vital que retorna; a nuvem, os desafios do caminho. Ambas são metáforas da imprevisibilidade da vida, e da vontade de continuar vivendo apesar do caos.”, reflete o artista
O registro foi gravado durante período de imersão no Trampolim Estúdio e no Torii Synth Studio. A captação de vídeo e fotografia foram realizadas por Pedro Gadia e Habacuque Lima, com direção de arte de Pedro e fotos still de Habacuque.
6) CULTURA LIVRE | TERNO REI
Terno Rei participou no dia 23/08 do programa Cultura Livre apresentado pela Roberta Martinelli. Por lá, Ale Sater (voz e baixo), Greg Maya (guitarra), Bruno Paschoal (guitarra) e Luis Cardoso (bateria), além do produtor Gustavo Schirmer, apresentaram as canções do seu quinto álbum de estúdio Nenhuma Estrela, lançado em maio pelo selo Balaclava Records.
7) Valentin “A Cidade” | ao vivo no Audio Porto
Valentin, projeto do gaúcho Érico Junqueira, gravou uma live session para quatro faixas presentes no álbum A Cidade. O material foi gravado no estúdio Audio Porto em dezembro de 2022 e tem direção de cena e produção executiva de Bruno dos Anjos (OCorre Lab), e Luiza Padilha, Felipe Yurgel, Vinícius Luz e Elizabeth Thiel, como cinegrafistas.
8) CULTURA LIVRE | Pluma
Pluma participou no dia 09/08 do programa Cultura Livre apresentado pela Roberta Martinelli. Por lá, Diego “Dizzy” Vargas (teclado/sintetizador), Guilherme Cunha (baixo), Lucas Teixeira (bateria) e Marina Reis (vocal), apresentaram as canções do seu mais recente álbum de estúdio Não Leve a Mal, lançado em 2024 pelo selo Rockambole.
9) Rodrigo Alarcon “Até o sol aparecer” (na sala de casa)
Diretamente da sala de casa, o músico Rodrigo Alarcon gravou uma versão para “Até o Sol Aparecer”, composição sua em parceria com Niela Moura. O registro tem captação e mixagem de Niela Moura com coloração do próprio músico.
10) Bella e o Olmo da Bruxa @ Casarão Sessions
Os gaúchos da Bella e o Olmo da Bruxa que acabaram de lançar o álbum Afeto e Outros Esportes de Contato disponibilizaram uma live session com 10 músicas gravadas em Piracicaba (SP) em novembro do ano passado especialmente para o Casarão Sessions. O material teve captação de som de Franco Torrezan e Davi Campos, direção de fotografia de Matheus Fractal e edição de João Pedro Gonçalves.
11) Dead Fish “Dentes Amarelos” | Live in Amsterdam | Capim Sessions
Os capixabas do Dead Fish estiveram em agosto do ano passado na Holanda e por lá gravaram uma Capim Sessions para promover o álbum Labirinto da Memória. A faixa escolhida para o registro foi o single “Dentes Amarelos”. O material teve direção-geral de Gustavo Velho, edição de Luis Calil e produção de Pedro Falcão e Luma Rotoli.
12) Exclusive Os Cabides | sessão maquinaria [ estúdio ]
De Santa Catarina, o Exclusive Os Cabides passou em abril por Juiz de Fora (MG) e por lá gravaram uma sessão maquinaria com quatro faixas “Rua da Lua Cheia”, “Sonho Estranho”, “Gato Preto” e “Bebida Azul”.
13) Marina na Voz “alucinação”
A cantora e compositora carioca Marina na Voz lançou a live session do Lado A de Ambiciosa, seu EP de estreia pautado pelo pop e R&B. É possível encontrar no YouTube vídeos para “alucinação”, “não sei dançar”, “dentro do carro” e “visão”. O Lado B da performance vai estrear no dia 02/09.
14) Dexter: WE4Sessions
O rapper Dexter participou da décima nona edição do projeto WE4Sessions ao lado de uma big band. O material foi gravado no Grape Sound Lab em uma produção da Bemloc Filmes com direção de Rodrigo Barros.
15) Patterns | Barbarelli “Acho Graça”
O 9º lançamento do projeto editorial e curatorial Patterns, apresentou “Acho Graça”, faixa da artista Barbarelli no dia 28/08. A live session foi gravada no Trampolim Estúdio e no Torii Synth Studio, a música cruza referências de Gypsy Jazz, R&B e funk. O tema central é o love bombing, uma manipulação emocional disfarçada de afeto intenso.
“É sobre o disfarce do encantamento, sobre quando o que parecia doçura vira controle. A canção flerta com o desejo e com o perigo ao mesmo tempo”, diz Barbarelli.
A produção musical é assinada por Felipe S e Júlio Epifany, com participações de Ana Sartori (backing vocals), Chiquinho (synth bass), Felipe S (violão e guitarra) e Júlio Epifany (bateria, percussão e synths).
16) Adorável Clichê “as coisas mudam pra melhor” [ao vivo @ Casa Natura]
Para comemorar o aniversário de um ano do álbum, sonhos que nunca morrem, lançado pela Balaclava Records, os catarinenses da Adorável Clichê fizeram um show especial na Casa Natura. O material rendeu uma live session para “as coisas mudam pra melhor” em vídeo registrado por Yvã Santos e Danilo Guarniero com edição de Marlon Lopes, mixagem de Rafael Gonzales e lettering e animações de Gabrielle Philippi e Gabriel Geisler.
17) Samuel Rosa e Seu Jorge “Não Tenha Dó” (Rosa Sessions)
Para continuar a promoção do seu primeiro álbum solo, Rosa, Samuel Rosa preparou uma surpresa para os fãs. No dia 28/08 foi disponibilizada a primeira faixa da Rosa Sessions. Ao todo, dez canções presentes no disco vão ganhar uma gravação audiovisual feita no estúdio Sonastério. Para dar o pontapé inicial, “Não Tenha Dó” chega com direito a participação de ninguém menos que Seu Jorge.
“Me dei conta que a gente precisava de um registro da banda tocando as 10 músicas do álbum na íntegra, já que isso não acontece no show de estrada. Voltamos, então, para o estúdio, no ambiente lindo que o Sonastério está inserido, e esse encontro gerou um material muito real”, explica Samuel.
A respeito da participação no projeto, Seu Jorge comenta: “É uma honra enorme para mim. O “Rosa Sessions” é um projeto muito especial, feito com verdade e cuidado, e receber o convite para cantar “Não Tenha Dó” junto com ele foi motivo de muita alegria. Tenho grande admiração pelo Samuel e pela sua trajetória, e poder dividir essa faixa, em um ambiente tão inspirador, foi uma experiência marcante que vou guardar com muito carinho”.
A direção de vídeo é de Amós Rodrigues com direção de imagens por Gustavo Kungussu. Além dos dois artistas, participam das gravações uma superbanda com Doca Rolim, Alexandre Mourão, Pedro Pelotas, Marcelo Dai, Vinícius Augustus, Pedro Aristides e Pedro Motta.
18) Crime Caqui “Violeta” ⋆ ao vivo (feat. Rosa Paiva & Natalie Mess)
Após anunciar o hiato, as sorocabanas da Crime Caqui disponibilizaram uma versão ao vivo para “Violeta” com direito a participação da Rosa Paiva e Natalie Mess. O material resgatado é raro e foi feito por Laís Sanches.
“Nesse dia teve também o Felipe Wagner e a Paola Vicente tocando taiko na mais quente que o sol & Jonnyjonjoni tocando guitarra na “feito pra durar”, revelou a banda em postagem na rede social.
19) Ana Cañas, Raul Seixas “Metamorfose Ambulante”
Ana Cañas e Rick Ferreira, guitarrista que acompanhou Raul Seixas, reinterpretam “Metamorfose Ambulante” em tributo aos 80 anos de Raul Seixas. A faixa estará no EP que será lançado em 2026 pela Universal Music. Em sua banda, além de Rick, no lap, mandolin e guitarra, é acompanhada por Rodrigo Suricato, no violão, guitarra, weissenborn e backing vocals, Marcio Loureiro, nos teclados e baixo, Fabrício Matos, na guitarra, e André Carvalho, na bateria.
“É uma canção que me cabe muito bem, porque eu me considero uma metamorfose ambulante. Tenho uma trajetória na música, já são 21 anos de carreira, contando o começo nos bares. Eu me considero uma artista não linear, de discos que refletem momentos específicos da minha vida pessoal — discos mais MPB, discos com influência do rock, e agora com um pouco de pop, no ‘Vida Real’ (o álbum que lançou em abril, com produção de Dudu Marote). Já vesti algumas peles artísticas de diferentes influências, sou uma pessoa bastante eclética”, comenta Ana Cañas.
Sobre a relação com a obra de Raul, ela comenta: “Foi algo que realmente transformou minha cabeça. Pela música, pela poética, pelas letras filosóficas, metafísicas. Desde então, sempre tive uma admiração muito grande pelo artista aguerrido que ele foi, roqueiro baiano que jogou no seu caldeirão elementos da música brasileira, juntando com a influência do rock americano”.
As gravações aconteceram nos estúdios Claquete, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Rodrigo Suricato que participa do projeto comenta: “uma canção fenomenal que flerta com esse universo country que a Ana consegue abraçar tão bem” — e que está totalmente dentro do “raulverso”, o universo do Raul. A interpretação da Ana ficou maravilhosa! É bem uma balada country, bem como eu imaginei. E tem o auxílio luxuoso do Rick Ferreira. Ele não poderia faltar nesse tributo.”
20) Bullet Bane “Reta Ação”
Na última sexta-feira de agosto, o Bullet Bane disponibilizou uma live session para “Reta-Ação”, novo single lançado no dia 13/08. O material que foi gravado no Estúdio TOTH tem direção e edição de Luringa, produção da Flourite Vídeo, câmera de Ivan Verrengia e mixagem e masterização de Danilo Souza e Fernando Uehara.
Quer ver sua live session na lista do próximo mês?
Não deixe de enviar ao longo de Setembro!