Lista

Os Melhores Clipes Independentes | Fevereiro (2023)

Confira os melhores clipes independentes | Fevereiro (2023) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!

Melhores Clipes Independentes 2023

As listas de melhores clipes independentes 2023 estão a todo vapor no Hits Perdidos. Você já conhece e acompanha por aqui elas todo mês e damos o pontapé inicial pelo sétimo ano consecutivo.

Para quem é novo por aqui seja bem-vindo e acompanhe o Hits pelas redes sociais (temos InstagramFacebookSpotify…).

2017 foi marcado pelo grande sucesso dos listões de melhores clipes independentes que até deram origem a um estudo super detalhado sobre a produção audiovisual do independente brasileiro.

Em 2018 veio a parceria com o UDIGRUDI da PlayTV onde escolhemos os mais legais para passar na programação aos domingos. O programa encerrou em Agosto de 2020 suas atividades (saiba mais como ajudar para que ele volte clicando aqui).

Listas de Melhores Videoclipes 2023

Janeiro

Seu Clipe na TV

Fizemos um guia completo de “Como fazer para seu clipe aparecer na TV?“.

Os Melhores Clipes Independentes | Fevereiro (2023)

Neste mês de Março trarei os melhores que saíram no último mês e que merecem destaque. Claro que o listãocontinua democrático e no fim você encontrará uma playlist no youtube – e Spotify – com os 77 coletados ao longo do mês.

A produção independente cresce a cada dia que passa e o investimento na divulgação também. Em uma geração em que poucos escutam um disco do começo ao fim, o artifício dos web clipes tem sido uma boa maneira de expor seus trabalhos.

E estes são feitos de todas formas, com alto ou baixo custo de produção. Com ideias mais certinhas a criativas. No fim das contas o que interessa é eternizar aquele momento e expor seu trabalho com a estética que mais convém atrelar a imagem da banda.

Os “Scouts” dos clipes independentes lançados em Fevereiro

Em Fevereiro inúmeras bandas começaram a divulgar seus curtas promovendo singles antigos ou que estarão presentes em seus futuros álbuns ou EP’s.

Reunimos 77 clipes lançados neste mês que mostram alguns dos novos talentos da música independente brasileira.

O que impressiona é termos uma média de 2,75 clipes sendo lançados no independente por dia. Na lista temos 77 artistas de 15 estados.

OS SELECIONADOS TAMBÉM FAZEM PARTE DA PLAYLIST CRIADA ESPECIALMENTE PELO HITS PERDIDOS PARA ETERNIZAR OS VÍDEOS LANÇADOS NESTE MÊS DE FEVEREIRO. ALIÁS NÃO DEIXE DE SEGUIR O PERFIL DO HITS NO SPOTIFY!

1) Criolo “Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais”



Se temos uma garantia é que o Criolo quando opta por gravar um videoclipe sobre o sarrafo e a qualidade das produções é sempre acima da média. “Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais” é mais um destas que sobre nesta prateleira. A produção audiovisual é um projeto em parceria com a Soma+, projeto educacional da AKQA São Paulo que ajuda a expandir o conhecimento profissional de jovens talentos negros e indígenas, moradores de periferias do Brasil que desejam acessar o mercado publicitário.

O vídeo integra a campanha “Árvore da Riqueza” e surgiu da própria fábula de mesmo nome. A árvore da riqueza está ao alcance de todos por meio do webapp, em que seus frutos se conectam com outras árvores plantadas por projetos/negócios espalhados pelo Brasil contam os idealizadores. No roteiro clipe traz várias crianças pretas, que ao descobrirem o poder da irmandade, se juntam para semear e cultivar a Árvore da Riqueza que cresce e dá frutos para toda a comunidade.

O clipe foi produzido pela Landia e a equipe do curta foi composta por pessoas de diversos lugares do Brasil (Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros).

“Eu gosto da ideia das crianças conseguirem se identificar. Ali a gente passa uma lição, contamos de uma forma ilustrativa o que já vem acontecendo com nossas árvores da prosperidade sendo podadas, seja na violência policial, na violência política do Estado. É um filme onde as crianças conseguem entender uma moral. É a união que faz a força e que juntos vamos conseguir defender o que é nosso”, diz a diretora Hanna Batista.

“O DanDan sempre faz essa reflexão: como é que você luta para ser aceito num mundo que sempre vai te rejeitar? É sem fim essa guerra. Por isso que falo: Eu vou ganhar dinheiro, mãe, porque é só assim que eles respeitam a gente. Mas pensar assim não é vitória do sistema? Mas eu vim do bairro que depende do Bom Prato, irmão. E os que nem o Bom Prato tem? Então, todo dia é vitória do sistema. A diferença é que, para vocês, nós temos que ficar só onde nós ficamos. E aí, conversa com a ‘Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais’. Eu poderia dar outro nome para a canção, mas eu faço questão do título ser o bagulho central, para quando estiver numa rádio, na televisão, a pessoa falar o nome da música. Então, mesmo sem ouvir, o nome da música já abre o debate”, complementa Criolo.

O legado do projeto

“Todos os dias, a publicidade tem a oportunidade de ditar comportamentos e influenciar a cultura coletiva de milhões de pessoas. Os clientes buscam a ajuda das agências para satisfazer os consumidores que hoje exigem das marcas responsabilidade social e ambiental. Mas essa ajuda só será efetiva se os times das agências espelharem a sociedade em que as marcas estão inseridas.

O Soma+ nasceu com esse objetivo e em três anos já capacitou mais de 1100 jovens negros e povos originários periféricos. Queremos convidar mais agências e marcas a participarem dessa iniciativa e abrirem vagas afirmativas para incluírem esses novos talentos no mercado de trabalho. Só juntos promovemos mudanças estruturais com impactos capazes de transformar não só o negócio, mas também a sociedade”, fala Paula Santana, Líder de Impacto da AKQA.

“Quando eu falo da gente como povo preto, eu tento construir um imaginário que possamos nos ver no surreal, em um espaço de fantasia, lúdico, onde a gente possa ter histórias que envolvam prosperidade, que envolvam a união da gente como povo preto. E desde que o roteiro chegou, só abriu espaço para que toda a criação evoluir para esse lugar”, completa a diretora.

2) Renan Inquérito e Arnaldo Antunes “RAPdão”



Com projeto voltado para iniciar as crianças no rap, o rapper Renan Inquérito lançou o videoclipe para “RAPdão”, faixa que conta com a participação de Arnaldo Antunes, com direito a uma incrível animação que lembra até mesmo os tempos da programação infantil da TV Cultura. Na produção audiovisual o tempo é personificado como uma pessoa mais velha em uma animação 2D e com direito a stop motion. Fazendo desta forma uma mistura entre o analógico e o digital.

“A ideia é que o som ganhe imagens, cores e movimento, gosto muito desse lance de fazer música pras pessoas verem, escutarem com os olhos”, ressalta Renan.

Pedro Peluso assina as funções de Diretor, Animador, Modelagem 3D, Fotografia, Direção de arte e Pós-produção. Já @barcabogante realizou os trabalhos como cenarista, bonequeira e assistente de animação. A pós-produção ficou sob a responsabilidade de Moacir “Siso” Barros.

3) Ludmilla e Tasha e Tracie “Sou Má”



Um dos grandes encontros do mês foi a parceria de Ludmilla com a dupla Tasha e Tracie. No dia 07/02 foi lançado o videoclipe para “Sou Má”, nele as três participam, de um assalto a um banco com inspiração em Taxí.

Com direção de Fred Ouro Preto, o registro audiovisual de “Sou Má” apresenta um grande tributo à momentos da cultura pop – incluindo referências de moda, arte e cinema – que inspiraram Ludmilla. A modelo Gabriela Vernisiane interpreta a policial que acaba sendo envolvida no plot-twist da produção.

“Sempre foi uma meta que a Ludmilla conhecesse o nosso som, fazer uma música com ela é a realização de um sonho. É muito da hora porque a gente é muito fã. Quando ela enviou a guia da música, logo percebemos que era a nossa cara. Pensamos muito na trajetória dela e na nossa também, das coisas que temos em comum, né? Afinal, são três mulheres pretas fazendo música e transformando em som tudo que passamos”, comentam as irmãs Tasha & Tracie

4) Planet Hemp e Trueno “Meu Barrio”



Após lançar o álbum Jardineiros o Planet Hemp continua a divulgar o material com o videoclipe para “Meu Barrio”, música em parceria com o rapper argentino Trueno. A produção audiovisual dirigida por Cauã Csik, que já trabalhou em produções ao lado de Marcelo D2, Filipe Ret, Luísa Sonza e Ludmilla, conta com imagens do Rio de Janeiro e Buenos Aires, como os Arcos da Lapa e o bairro de La Boca, ao longo da trama que mostra o poder visceral e explosivo do lendário grupo carioca.

Mostrar as convergências das periferias de duas grandes cidades dentro das suas vivências periféricas é o ponto central da trama que mostra Marcelo D2, BNegão e Trueno que até brinca se apresentando como MC Trovão no começo do vídeo.

5) Marina Sena “Tudo Pra Amar Você”



A cantora mineira Marina Sena começa a divulgar seu novo disco com o single, que acompanha um clipe, para “Tudo Pra Amar Você”, lançado no dia 23/02. A faixa é mais um parceria com Iuri Rio Branco.

“Ficou tudo tão lindo, com uma narrativa bem ao meu estilo. Muita sensualidade, movimento, tensão sexual, um casting só com gente linda, e eu sendo gostosa e curtindo a vida, do jeito que eu gosto”, disse Marina no release de apresentação

O videoclipe foi dirigido por Vito Soares e mostra a dança coreografada, delírios, jogatina e o flerte em cena. A direção criativa é de Fernanda Fiuza ao lado de Vito, já o styling é assinado por Leandro Porto.

6) Dormente “Radicalizar”



A luta de classes nunca deixou de ser um tema inserido em nosso cotidiano, seja em tempos de guerras ideológicas e distorções da realidade, como em lutas constantes por melhores condições para a classe trabalhadora. Em um mundo repleto de abismos sociais refletir sobre o tema acaba sendo a base para criação e desenvolvimento de políticas sociais seja por conta das instituições governamentais, seja por parte da iniciativa privada ou por projetos sociais sem fins lucrativos.

No dia 06/02, em Premiere no Hits Perdidos, o duo Dormente, que lançou o álbum Abismo Informação, no ano passado disponibiliza em primeira mão no Hits Perdidos o videoclipe para “Radicalizar”.

“A ideia da música/clipe é de propagar uma alternativa concreta e material para a classe trabalhadora através da radicalização, ou seja, uma alternativa que vai até a raiz do problema, sem confundir com o “radicalismo” bolsonarista que preferimos chamar de extremismo, pois não buscam nenhuma mudança radical, mas são uma versão extrema do reacionarismo.”, comenta o duo que funde referências pops ao alternativo, do indie a música eletrônica

Na estética o duo formado por Victor Fortes e Ítalo Riber funde referências que vão do synthpop, passando pela witch house, big beat e synthwave, até por isso esse olhar mais pop sobre o desenvolvimento social e consciência da defesa dos trabalhadores aparece na faixa do segundo álbum de estúdio dos paulistas.

Para quem ainda não conhece o trabalho do duo, Victor é compositor e produtor musical integrando de projetos como Branch of Yore, Pobre Orfeu, Fragata Júpiter e Enforcation. Já Ítalo além de curador e produtor do Festival Febre desde 2016, ter fundado o selo Lastro Musical, em 2019, já tocou com diversos nomes da música brasileira como Tim Bernardes, Tulipa Ruiz, Mauricio Pereira, Bocato e Big Chico.

Com diversas simbologias e estética psicodélica, o videoclipe trás um ar de mistério, brinca com luzes, dedos em riste, sombras, amarras e outros elementos que levam o espectador a entrar no imaginário da composição. O material teve concepção e roteiro de Victor Fortes e direção e edição realizadas por Thiago Roma.

“A estética do clipe é inspirada nos trabalhos do diretor Sam Kristofski, que já gravou clipes para bandas como Pond, Gum, Babe Rainbow entre outros. Essa estética inclui muitas repetições e planos detalhe, nessa vibe o clipe tenta exprimir através de simbologias e metáforas a alienação que capitalismo traz e a conscientização e radicalização necessárias como processo para o comunismo.

Essa estética também foi escolhida por ter um bom custo benefício, queríamos fazer algo bonito e que coubesse no nosso orçamento, a ideia e o roteiro do clipe foram feitos por mim mesmo (Victor) e filmado, dirigido e editado pelo Thiago Roma.”, conta o duo Dormente

OUTROS CLIPES INDEPENDENTES

Além dos 6 eleitos como melhores do mês de Fevereiro | 2023 nas playlists do Youtube e Spotify vocês poderão encontrar os clipes dos artistas e bandas:

CALI, Kafé “Sozinha” (Porto Ferreira / SP), Carol Biazin “MALA MEMO” (Ivaiporã / PR), Flay “Imperfeita” (Nova Floresta / PB), Alceu Valença “Estação da Luz” (São Bento do Una / PE), MC Guimê e Major RD “Diamante” (Osasco / SP).

Melhores Clipes Independentes | Fevereiro (2023)| Parte 2

Nina Fernandes “Eu Posso Ser Quem Eu Quiser” (São Paulo / SP), A Matilha “Pior Versão de Mim” ft. Orochi “Gasolina” (São Gonçalo / RJ), terraplana “Memórias” (Curitiba / PR), Hodari “S-E-X-O” (Brasília / DF), Gustavo Bertoni “Marionettes” (Brasília / DF), Karla Hill “Dinheiro Não Compra” (SC), Sant “Nuvem Negra” (Rio de Janeiro / RJ), Felipe CordeiroIlly e Barro “Todo Céu Azul” (Belém / PA), Danilo Cutrim “Meu Jardim” (Rio de Janeiro / RJ),

Marina Melo “Live do fim do mundo” (São Paulo / SP).

Melhores Clipes Independentes | Fevereiro (2023)| Parte 3

Luzia Dvorek “Garoto Maroto” (Rio de Janeiro / RJ), Yunk Vino “FETTI” (Carapicuíba / SP), Danzo “Tiro Foto Mas Não Posto” (São Paulo / SP), RoB “Vai Meu Bem” (Olinda / PE), Ajota “Vai encarar?” (Rio de Janeiro / RJ), Martins “Arrepia” (PE), Marcelo Gross “Pra Te Lembrar” (Porto Alegre / RS), Gerônimo “Hey Moça” (Santos / SP), BRAZA & Armandinho “Renasceu” (Rio de Janeiro / RJ) LoriMe dói, boy” (SP).

Marina Peralta “Agradece (REWIND)” (MS), OUTROEU e Anna Pêgo “Terminei” (Nova Iguaçu / RJ), Aiyra “Sem Pedir Desculpas” (RN), Meg Pedrozzo “Pegada Bandida” (São Paulo / SP), Mayra “Grito” (São Paulo / SP), Maíra Baldaia “Vem Trenzim” (MG), Uana “Movimento da Fadinha” (Camaragibe / PE), Lagum “Olha Bela” (Belo Horizonte / MG), CTRL X “menina perfeita”, Komboza “Tudo que se pode ser” (Curitiba / PR), Duzz “Atravessei São Paulo” (Avaré / SP).

Melhores Clipes Independentes | Fevereiro (2023)| Parte 4

Quando O Oceano Nos Engoliu “Por Que Choras, Dallas Green?” (Fortaleza / CE), Demarca “É o Carnaval Que Tá Pra Chegar” (Rio de Janeiro / RJ), Patricktor4, Marcia Castro, Abulidu “Deixa a Menina Dançar” (Paulo Afonso / BA), Mazzan & Zeca Baleiro “Vai Ficar Tudo Bem” (Belo Horizonte / MG), Roberta Campos “Lumiar” (Caetanópolis / MG), Somaa “O Buraco Mais Bonito da Cidade” (Joinville / SC), Heloísa Marshall “Marcela” (RS), Claustrofobia “Stronger Than Faith” (Leme / SP), Coisatorta “Vai Ser Carnaval” (São Paulo / SP), Arthus Fochi e Scott Hill “Purpurina” (Rio de Janeiro / RJ).
Bruno Gadiol “te vi na festa (e nem doeu)” (São Paulo / SP), Amabbi, Mateca, Reid feat. CMK “Face ID” (São Paulo / SP), Ceceu Valença “Noites Olindenses” (Recife / PE), Baudolino “Neblina” (Rio de Janeiro / RJ), Alma “Livre-se” (SP), Filipe Papi, Menestrel “Aquelas Coisas” (São Gonçalo / RJ), Belo, L7NNON “15 de Maio” (São Paulo / SP), Heder Novaes “Sura” (Prod. Éocrosss) (Salvador / BA).

Melhores Clipes Independentes | Fevereiro (2023)| Parte 5

enzo borges “heavy clouds”, Nacho Martin “Dreams” (São Paulo / SP), vicro “verão” (São Paulo / SP), Gabeu “Lance Aberto” (Franca / SP), Jupta “Vertigem” (Jundiaí / SP), Querida, Faça As Malas “Vitor Vai À Praia” (SP), River Rise Band “All in Good Time” (Curitiba / PR), Tuany “Chevy Marfim” (Santo André / SP), Resp ft. Bordas “Outra Pele” (Curitiba / PR), Rasec “Jeitinho De Carnaval” (Cametá / PA), Supernoise “My Glory” (São Paulo / SP), Primus “Queremos Sumir”.

Canela “Camaleão” (ABC Paulista / SP), Kevin O Chris, MC Caja, Mity, MC PG, DJ Alex da Baixada “A Noite é dos Solteiros” (Rio de Janeiro / RJ), Zerzil “Galopada Loka: ft. @kaique.theodoro e ft. @zalc (Montes Claros / MG), Férias No Paraíso “Astronave” (Caxias do Sul / RS), Cacá Baskerville “Um milhão de sonhos” (São Paulo / SP).


Planet HempFoto: Divulgação Som Livre

PLAYLIST NO YOUTUBE (Fevereiro | 2023)

Preparamos também uma playlist no Youtube com os 77 videoclipes coletados durante o mês de Fevereiro | 2023. Assim quem quiser ver tudo de uma vez basta apertar o play.



PLAYLIST NO SPOTIFY (Fevereiro | 2023)

Desta forma chegamos a playlist com os melhores clipes independentes lançados no mês de Fevereiro (2022). Dos 77 vídeos do post 77 músicas estão disponíveis no Spotify e entraram em nossa playlist.

-> Siga o Perfil do Hits Perdidos no Spotify <-




Qual dos melhores clipes independentes | Fevereiro (2023) você mais gostou?

Conta para gente nos comentários deste post qual dos Melhores Clipes Independentes | Fevereiro (2023) você mais gostou!

This post was published on 7 de março de 2023 10:00 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Dirty Grills, duo feminino de garage rock, mostra em EP sua voz de resistência

Com referências de punk rock, grunge, stoner, garage e rock'n'roll, o duo Dirty Grills, de…

19 de abril de 2024

Papisa revela com exclusividade os bastidores por trás de “Amor Delírio”

No dia 12/04 foi a vez da Rita Oliva, a Papisa, lançar seu segundo disco…

18 de abril de 2024

Turnstile retorna a São Paulo em noite marcada por festival de “rodas punk” do começo ao fim

Turnstile em São Paulo: retorno da banda a cidade aconteceu na terça-feira (16) Após vir…

17 de abril de 2024

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2024)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2024) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

16 de abril de 2024

QUEREMOS: Festival aposta em line up diversificado e acerta ao focar mais na música e menos em marcas

Queremos! Festival aconteceu no fim de semana no Rio de Janeiro Quem tem ido aos…

15 de abril de 2024

Zimbra fala sobre como foi comemorar os 10 anos do 1º álbum: “É algo que ultrapassa a memória profissional, é uma memória pessoal.”

No fim de janeiro desse ano, a Zimbra realizou os últimos shows de uma turnê…

11 de abril de 2024

This website uses cookies.