Looa lança o o novo single "Voltar". - Foto Por: Natália Cavalcante
LOOA rebobina sentimentos em clipe noventista para “Voltar”
O duo paranaense Looa, de Londrina, é composto por Chiemi e Gabs e ao longo dos últimos anos pudemos ao menos uma vez por ano trazer novidades deles por aqui. Inclusive lá em 2019 pudemos entrevistá-los para falarem mais sobre os primeiros passos da banda. Poder continuar a contar a história deles e ver a nítida evolução técnica e sonora é algo que sempre nos deixa feliz.
Com uma sonoridade que passeia por estilos como o dream-pop, synth-pop e Bedroom pop, eles lançaram entre 2019 e 2020 o material de estreia, Demotape, que contém 6 canções variando entre o português e o inglês. Agora, eles se preparam para lançar o primeiro EP do projeto. O lançamento programado para o início de 2023 conta inclusive com a produção de Gustavo Schirmer, produtor de artistas como Terno Rei e Jovem Dionísio, quando eles pretendem também realizar a primeira turnê.
Para o lançamento do novo single, “Voltar”, eles aproveitaram para explorar novas referências e também produziram um clipe especial para apresentar essa nova fase onde priorizarão canções em português.
O duo paranaense nos conta que passou ao longo do processo das novas composições a incorporar elementos de hyperpop e alt-pop, o que permite novas experimentações para a sonoridade moderna, e cintilante, que sempre buscaram. Entre as referências, além dos conterrâneos da Tuyo eles citam nomes como Flume, Iglooghost e Jean Dawson.
Além de manter a nova faixa no idioma materno, a grande novidade do novo single fica por conta da estreia de Gabs nos vocais. Chiemi e Gabs relatam que “Voltar” é um retrato do processo de luto e sua relação com a passagem do tempo, numa abordagem quase que confessional sobre o tema.
Acelerada e na mesma frequência do hyperpop, a canção destila sentimentos profundos do vazio causado pelo luto. O partir ganha novas frequências mas sem perder a densidade de um sentimento do rito de passagem e das memórias que ficam. O silêncio e a bateria eletrônica nos levam para um lugar tão escuro, úmido, frio e inóspito, feito uma caverna.
Para o desenvolvimento do roteiro eles convocaram Felipe Rostirolla. A produção audiovisual que tem como atores os próprios integrantes da LOOA foi dirigida por Nícolas Lopes. A nostalgia dos anos 90 acaba transparecendo nas referências do clipe que brinca com o efeito de rebobinar uma fita cassete e explora os recursos visuais datados. De maneira bastante poética, o vídeo retrata as tentativas falhas de “voltar atrás”.
Produção: RubroLab & Looa
Direção: Nícolas Lopes
Roteiro: Felipe Rostirolla
Direção de fotografia: Nícolas Lopes
Direção de arte e edição: Chiemi & Gabs
Assistente de produção: Tatiana Iaquinto
Agradecimentos: Arthur Santana; Cezar Bueno; Kamila Ody; Sandra Bueno; Silvio Bueno; Veralice Hiera.
Produção musical: Gustavo Schirmer.
Mixagem e Masterização: Nico Braganholo.
Engenheiro de áudio: Álvaro Paz
Composição: Chiemi & Gabs.
LINK SPOTIFY
This post was published on 8 de dezembro de 2022 10:00 am
A dificuldade de organizar, comunicar e fazer circular a agenda de shows na cena musical…
Instalação no Itaú Cultural reúne 168 capas de discos de LPs brasileiros onde música e…
Um mapeamento da nova cena musical independente de São Paulo no pós-pandemia Mapear a cena…
Em Adeus Atlântico, Bemti apresenta um pop autoral que cruza viola caipira, indie pop e…
No sábado (24) aconteceu a 11ª edição do CarnaUOL no Allianz Parque, em São Paulo, em…
Listening parties, super fãs e a urgência do encontro no mercado da música Você provavelmente…
This website uses cookies.