Owerá - Foto Por: Diana Freixo
Owerá acaba de lançar o clipe da faixa “Owerá Chegou” pela Natura Musical. A faixa escolhida abre a narrativa do álbum e apresenta o rapper e produtor musical de 21 anos, que vive na Aldeia Krukutu, em Parelheiros, na zona sul de São Paulo. Inclusive, foi na sua terra que Owerá registrou o clipe, que traz a participação especial de Para Reté, companheira do artista.
Neste trabalho Owerá assina a direção ao lado de Diana Freixo que também foi responsável pela fotografia, edição e finalização. Mantendo o protagonismo no projeto, o compositor também está à frente da produção musical, ao lado de Rod Krieger.
Na sonoridade, o rapper levanta a bandeira do que ele chama de Rap Nativo, um estilo raiz do Rap Indígena referenciado a artistas que produzem diretamente de sua terra nativa.
A “chegada de Owerá” traz o artista no seu lugar de fala, na aldeia onde vive com a pintura que é do seu povo, fortalecendo, assim, a tradição guarani. Esses elementos vão de encontro ao conceito do álbum, cuja tradução do título, Mbaraeté, é resistência.
“Quando falo em resistência falo como uma mensagem de força. Força para os povos indígenas se manterem em pé, resistindo. É a resistência da língua, da tradição, da cultura, da nossa essência, da nossa espiritualidade”.
Em agosto, Owerá lançou o EP Mbaraeté com nove faixas. Uma jornada com começo, meio e fim que se desenrola em uma narrativa cheia de revolta, dor, mas, também, com muito amor, acolhimento e paz. Com uma mensagem bastante direta, em letras que misturam o português e o guarani, língua mãe do artista, Owerá evoca a resistência.
Os singles divulgados antes da edição do disco foram “A Transformação” e “Mbaraeté”, faixa-título do álbum, que teve um trecho previamente conhecido, quando Owerá subiu ao palco do projeto 2022, da HBO Max, em fevereiro, quando cantou ao lado de Caetano Veloso que, por sua vez, apresentou a canção “Um Índio”.
O projeto de Mbaraeté foi selecionado pelo programa Natura Musical, através do Edital 2020, ao lado de nomes como Linn da Quebrada (leia entrevista), Bia Ferreira, Juçara Marçal e Rico Dalasam.
Antes conhecido como Kunumi MC, o rapper guarani mbyá surgiu em 2017, aos 16 anos com o EP My Blood Is Red e, em 2018, lançou o álbum Todo Dia é Dia de Índio. Com o single “Xondaro Ka´aguy Reguá”, de 2020, ampliou a sua projeção nacional e internacional com destaque em diversas mídias pelo mundo.
Owerá lançou em 2019 Demarcação Já (Terra Ar Mar) uma parceria com Criolo.
This post was published on 28 de outubro de 2022 11:05 am
Novidade em dose dupla! É o que o Terno Rei entrega para os fãs nesta…
"hear a whisper", parceria com a Winter, é o segundo single do novo álbum a…
Há espaços que transcendem a ideia de apenas paredes e um palco. A Associação Cultural…
Imagina só: numa noite de muita sorte, você tem um date com uma das maiores…
Sting é daqueles artistas que tem uma história com o Brasil. A turnê da América…
Confira os melhores clipes independentes | Janeiro (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…
This website uses cookies.