Saturno 2000: A Rebajada Mexicana ganha o mundo pela Analog Africa

 Saturno 2000: A Rebajada Mexicana ganha o mundo pela Analog Africa

Analog Africa hoje é um dos maiores selos que atua na pesquisa musical e redescobertas junto da Habibi Funk e posso provar. O selo que em 2019 lançou “Jambú e Os Míticos Sons da Amazônia” compilando clássicos do carimbó, Samba-de-Catete, Siriá e os Bois-Bumbás, a pouco tempo também lançou Garage Funk Camaronês, agora está lançando “Saturno 2000: La Rebajada de Los Sonideros 1962 – 1983”.

O que seria a Rebajada?

Rebajada ou Cumbia Rebajada é um subgênero da própria Cumbia Mexicana e Colombiana desenvolvida por sonideros – grupos de DJs profissionais ou proprietários de soundsystem usados para organizar eventos de dança. Essa cultura urbana ficou conhecida como movimento sonidero. Os sonideros costumam tocar cúmbia, salsa, bachata e guaracha.


Rabaja Mexicana Saturno 2000 capa disco


As origens da Rebajada

Foi na Cúmbia que a rebajada aconteceu. Existiram dois cenários no México em 1992. – Na Cidade do México, duas famílias (Os Pereas e Ortegas) que sempre viajavam e traziam muitos LPs da America Latina ao seu país, vendiam aos sonideros que estavam sempre a procura de novos sons.

O problema é que as músicas eram muito rápidas e alguns sonideros começaram a experimentar desacelerando o pitch nos toca discos e deixando a música mais lenta para os residentes nas casas noturnas dançarem mais. Marco Antonio Cedillo da Casa Sonido Imperial criou esse sistema desacelerado e assim as coisas ficaram mais interessantes nas festas urbanas. 

O segundo cenário aconteceu ao norte do México, em Monterrey. O sonidero Gabriel Duenes quase foi eletrocutado por conta de um curto-circuíto que quase levou seu toca discos em chamas em uma de suas festas. Como resultado, o prato do toca discos começou a executar os discos de forma desacelerada até o fim da festa. Quem estava presente pirou no resultado e pediu cópias em fita das músicas “Rebajadas” ou no português ao pé da letra, rebaixadas. Mesmo relutante, Gabriel gravou algumas mixtapes de faixas rebaixas que tomaram a cidade nos anos 90.


Sonido-Duenez-768x578 Rebajada mexicana
Sonido DuenezFoto Por: Sabotaje Midia

Existe um certo conflito entre as duas cidades quanto ao pioneirismo referente a rebajada. Mas uma das grandes sonideras no México, Joyce Musicolor, é categórica quando abordado o assunto: “Rebajada e todos os equipamentos que viabilizaram sua performance são da Cidade do México, mas foi Monterrey quem a popularizou”. 

Essa compilação apresentará clássicos da Cúmbia de diversos períodos entre 1963 e 1983 em suas versões rebajadas. 

Junior Y Su Equipo “La Borrachita”

Versão Original: 



Versão Rebajada: 



Los Ecos “La Fuga Del Bandido”

Versão Original: 



Versão Rebajada: 



A compilação está prevista para ser lançada dia 15 de Abril e você pode conferir no Bandcamp.

As mixtapes de Rebajada do Gabriel Dueñes você pode conferir no mixcloud.

Diego Carteiro

Apresentador do programa Ruído na Internova Radio, colaborador do Hits Perdidos. Entusiasta de shows e festivais e músico nas horas vagas. Siga o Hits no Instagram: @hitsperdidos

Related post

error: O conteúdo está protegido!!