“Avalanche” e “Lo Siento” são as primeiras faixas a serem reveladas pelos paulistas em 5 anos
De Sorocaba (SP), a Justine Never Knew The Rules, é uma banda de rock alternativo/shoegaze composta por Mauricio Barros, Bruno Fontes, Marcel Marques e Gabriel Wiltemburg. Formado em 2013 o quarteto tem em sua discografia o EP homônimo (2013), o álbum Overseas (2016) lançado via midsummer madness, e diversos singles entre 2014 e 2017; tendo ganho notoriedade e tocado em festivais do circuito independente como Bananada, Dia da Música, Circadélica e Autorock. Após 5 anos de hiato, tendo o último lançamento o single “Polar Bear (Hibernation Song)”, os paulistas apresentam hoje em Premiere no Hits Perdidos o videoclipe duplo para “Avalanche” e “Lo Siento”.
Uma das grandes novidades fica por conta de “Avalanche” ser o primeiro single em português da Justine. Segundo os próprios integrantes tanto a canção como o videoclipe para a canção tem como temática decepção e solidão, sentimentos que ganharam bastantes contornos durante o período da pandemia marcado por diversas incertezas, perdas, paranóias e distanciamento físico.
O processo de gravação, inclusive foi bem espaçado e feito com calma, tendo sido gravado no estúdio da própria banda, Deaf Haus (que é sociedade com outra banda (o WRY), em Sorocaba, entre os meses de fevereiro e dezembro de 2020. Já o videoclipe foi produzido pela produtora Lobotomia.
Através dos cenários paradisíacos registradas em preto e branco da cidade litorânea de São Sebastião (SP), eles quiseram amplificar sentimentos como medo, agonia, desesperança e melancolia com direito a fotografia reflexiva e intensa no vídeo para “Avalanche”. Uma canção que nada em círculos, na profundidade, para entender os limites do corpo e da mente.
Detalhes como a água transbordando, a natureza sob controle, o mar completando seus ciclos, o tédio, a repetição da rotina, o desânimo, a falta de forças para reagir, a contemplação, solitude, vazio, perdição, entendimento do “eu” consigo próprio e as loucuras acabam reverberando durante a construção da narrativa densa e propositalmente arrastada do vídeo. As guitarras distorcidas se confundem com as marolas e o slow motion das câmeras. O fim do vídeo ainda conta com a faixa “Lo Siento”, em espanhol, como uma espécie de easter egg em seus minutos finais.
Avalanche” e “Lo Siento” já estão disponíveis nas principais plataformas de streaming. Além disso você pode ouvir elas diretamente no site do midsummer madness ou ainda comprar digitalmente no bandcamp oficial do selo.
Bruno Fontes: “Quando decidimos pelo hiato, a pandemia ainda não tinha começado. Isso nos deu um tempinho para experimentar sonoridades e ideias em outros projetos, antes do isolamento de 2020. Nesse período, conseguimos testar algumas vontades e nos entender como músicos, criadores e compositores.
Nossas experiências individuais, somadas aos diversos sentimentos que a pandemia trouxe à tona, mudaram as perspectivas sobre o que podemos e queremos para o projeto. Sinto que agora, mais do que nunca, estamos em sintonia com o ruído ensurdecedor que nos conectou lá no começo, quando éramos quatro garotos em busca da experiência mais estranha de nossas vidas, no bom sentido, claro (rs).”
A nova canção discorre sobre “decepção e solidão”, contem mais sobre a composição e o desenvolvimento do roteiro e narrativa do videoclipe.
Mauricio Barros: “Esses últimos anos foram bem complicados né? Decepção e solidão acabaram sendo temas recorrentes e presentes em diversas formas. Pandemia, negacionismo, fascismo, falta de perspectiva, isolamento. Sinto que, de certa forma, tudo isso reflete nas relações do dia a dia também.
Isso mexeu muito com as pessoas, com a forma que sentimos e nos expressamos (ou deixamos de nos expressar) emocionalmente. Ao mesmo tempo que somos tão pequenos diante de tudo o que acontece, é sempre o nosso mundo, o infinito particular que absorve e reverbera tudo o que vem. É muito difícil ter que se recuperar, se reinventar, ser forte e fazer sentido o tempo todo diante de tudo que está rolando. É meio abstrato mas é sobre isso a canção. Um desabafo sobre lidar com o disfuncional.”
Mauricio Barros: “Ando ouvindo Thundercat, Itamar Assumpção e as playlist loca de Jazz da Flávia Fontolan.”
Bruno Fontes: “Já faz um tempo que minha vida é um mix de Radiohead, Mac Miller e The Dandy Warhols. Agora, imagina essa brisa.”
Marcel Marques: “Ultimamente tenho ouvido no repeat LSD and the Search for God e Black Rebel Motorcycle Club mas também tem 3 bandas que me chamaram a atenção nas playlists de vida, XO, Total Drag e Launder.”
Mauricio Barros: “Como estamos no meio desse processo ainda é difícil falar algo concreto. Tudo pode mudar a qualquer momento. O que podemos falar é que estamos explorando novas sonoridades, novos formatos e escrevendo mais em português. Com certeza será algo diferente, mas mantendo nossa essência e nossas verdades.”
Direção: Justine
Direção de fotografia e edição: Rafael Augusto
Produção: Justine e Lobotomia
Atuação: Yuri Naoto
Gravado na cidade de São Sebastião em dezembro de 2021
Mauricio Barros – Voz, backing vocal, guitarra e bateria eletrônica
Bruno Fontes – Backing vocal e teclado
Marcel Marques – Guitarra e teclado
Gabriel Wiltemburg – Baixo
Letra e Música: Mauricio Barros
Arranjo: Justine
Mix e Master: Marcel Marques
Bruno Fontes – Voz e guitarra
Letra e Música: Bruno Fontes
Arranjo: Justine
Mix e Master: Marcel Marques
This post was published on 29 de março de 2022 11:00 am
The Vaccines é daquelas bandas que dispensa qualquer tipo de apresentação. Mas também daquelas que…
Demorou, é bem verdade mas finalmente o Joyce Manor vem ao Brasil pela primeira vez.…
Programado para o fim de semana dos dia 9 e 10 de novembro, o Balaclava…
Supervão evoca a geração nostalgia para uma pistinha indie 30+ Às vezes a gente esquece…
A artista carioca repaginou "John Riley", canção de amor do século XVII Após lançar seu…
Quando foi confirmado o show do Travis no Brasil, pouco tempo após o anúncio do…
This website uses cookies.