Encerrada em 2009, a banda voltou para um show memorável ano passado no El Rey Theatre, em Los Angeles. O filme de Rapaport mostra essa apresentação juntamente com outras performances ao vivo e entrevistas com Lewis e colaboradores, como Dave Grohl.
A sinopse do documentário lembra Mario, Mikael e Mikey Maglieri, a família que cuida do local há três gerações. Com vidas dedicadas à preservação da história do rock, a história da casa é vital para todos os amantes de música.
Criada pela Vice a série animada conta com entrevistas de diversos artistas contando histórias incríveis e inesquecíveis traduzidas em cartoon. Entre eles temos nomes como Lizzo, Ghostface Killah, Nancy Whang, Big Boi, Kim Gordon, LCD Soundsystem e muito mais. Algumas você pode encontrar no Youtube e são divididas em pequenos contos (e temporadas).
Sinopse
Vocalista da banda The Clash, nos anos 70, Joe Strummer influencia até hoje gerações com sua personalidade e suas músicas. Sem medo de dizer o que pensava, foi um dos grandes nomes do Punk Rock.
O documentário de Julien Temple reune imagens de arquivo nunca vistas e cenas inéditas do cantor, desvendando sua intimidade nas relações com os amigos e família, e a sua participação no cenário Punk. O filme é uma homenagem à um dos ícones da música britânica em suas fases antes, durante e depois do The Clash.
17) The Kate Bush Story: Running Up That Hill
Sinopse
O documentário conta a trajetória musical da artista Kate Bush, de 1979 a 2011 com diversos testemunhos de pessoas que o acompanharam e pessoas que ela inspirou. Gente como David Gilmour (Pink Floyd) a coreógrafra (Lindsay Kemp), Peter Gabriel, ex-parceiro e engenheiro de som (Del Palmer) e outros colaboradores como Elton John, Stephen Fry e Nigel Kennedy.
Além de artistas influenciados por ela como John Lydon, St Vincent (Annie Clark), Natasha Khan do Bat for Lashes, Tori Amos, Big Boi (Outkast), Guy Garvey e Tricky. Além de escritores e comediantes que admiram seu trabalho como Jo Brand, Steve Coogan e Neil Gaiman.
18) Synth Britannia (2009)
Sinopse
Outro documentário produzido pela BBC que aparece por aqui é o Synth Britannia que discorre sobre a geração de post-punk que descobriu experimentalmente os sintetizadores.
No fim dos anos 70 artistas como The Human League, Daniel Miller e Cabaret Voltaire foram influenciados pelo Kraftwerk e JG Ballard, tentaram emular o som do futuro. Até que em 1979 apareceu Gary Numan no Top of the Pops apresentando o que seria conhecido como synthpop.
A história ainda apresenta a chegada do Depeche Mode, Soft Cell, OMD e Yazoo que contaminaram as capas da NME com seus Hits. Em 1983, grupos como Pet Shop Boys e New Order mostraram a evolução do que se tornaria a Dance Music. Aparecem no documentário Philip Oakey, Vince Clarke, Martin Gore, Bernard Sumner, Gary Numan e Neil Tennant.
19) The Fall: The Wonderful and Frightening World of Mark E Smith
Sinopse
Documentário de 1 hora sobre o grupo post-punker de Manchester e seu líder infame Mark E Smith. Ele se passa durante a última John Peel Session da banda. O The Fall era a banda favorita do radialista. Mostrando inclusive as inúmeras mudanças de integrantes. Aparecem John Peel, Stewart Lee, Marc ‘Lard’ Riley, e claro, o The Fall.
20) Primal Scream: The Lost Memphis Tapes (2018)
Sinopse
O documentário mostra takes exclusivos, bastidores e vídeos inéditos por trás das gravações. Eles contam a história sobre como foram achadas acidentalmente gravações, e mixagens no porão pelo guitarrista Andrew Innes. Vale a pena se for fã do grupo de Glasgow.
21) Our Vinyl Weighs A Ton This Is Stones Throw Records
Sinopse
22) Alta Fidelidade (Série – 2020)
Sinopse
Azarada no amor, a dona de uma loja de discos (Zoë Kravitz) que está indo à falência e fã obcecada por música precisará reavaliar suas escolhas e prioridades na vida, finalmente tornando-se uma pessoa mais madura. Inspirada no filme lançado em 2000 a série pode ser vista no Stremio.
23) Descent Into the Maelstrom: The Radio Birdman Story
Sinopse
Documentário sobre a lendária banda punk australiana Radio Birdman. Formada em 1974, em Sydney, a banda criou o que ficou conhecido mundialmente como High Energy Rock’n’Roll. O documentário conta a história da banda, a relação com os fãs e raridades guardadas por 40 anos.
Aparecem nomes como Deniz Tek, Warwick Gilbert, Rob Younger, Chris Masuak, Pip Hoyle, Ron Keeley, Jules Normington, Alley Brereton, Johnny Kannis, Julienne Mostyn Gilbert, Mark Sisto e Anthony O’Grady. Documentários como este tem um papel fundamental em apresentar mais sobre o incrível proto-punk australiano.
24) We Jam Econo: The Story Of The Minutemen (2005)
Sinopse
We Jam Econo – The Story of the Minutemen é um documentário sobre o Minutemen, uma banda estadunidense de punk rock, formada ainda nos anos 80.
Criado pelo diretor Tim Irwin e produzido por Keith Schieron, em associação com a Rocket Fuel Films, a première do filme ocorreu no dia 25 de fevereiro de 2005, no famoso Warner Grand Theatre, em San Pedro, na Califórnia. No total, este documentário levou dois anos para ser finalizado.
Este filme, que traz entrevistas recentes e emocionantes com os dois membros sobreviventes da banda, Mike Watt e George Hurley (sem deixar de entrevistar grandes músicos como Ian MacKaye, Flea, Henry Rollins e Thurston Moore), complementa o arquivo desta grande banda, criando um documentário bastante informativo e comovente para todos os interessados, e fãs, desta banda.
O título deste documentário é um verso da música “The Politics of Time”. Em 1985, Mike Watt, o baixista e também cofundador da banda, explicou o significado da expressão “We jam econo”. A palavra “Econo” era um gíria local para “econômico”, e demonstrava o interessa da banda em produzir álbuns (e turnês) por um baixo orçamento, sem o uso de grandes investimentos. Isso deixa evidente que o Minutemen tinha a ideologia e filosofia do Do-it-yourself.
25) The Devil And Daniel Johnston (2006)
Sinopse
Durante sua adolescência, Daniel Johnston começou a apresentar uma incomum habilidade artística. Enquanto crescia e ganhava fama local, seus demônios começaram a aparecer. Conheça a trajetória de vida desse grande artista que faleceu recentemente. O link da acesso ao doc inteiro, está quebrado em 10 partes, bom filme!
26) The Public Image Is Rotten (2018)
Sinopse
O documentário intitulado The Public Image is Rotten (ou “A Imagem Pública Apodreceu”) conta a trajetória da banda inglesa desde a sua concepção. Confira o trailer.
27) Blue Note Records: Beyond The Notes (2018)
Sinopse
Formada na cidade de Nova York em 1939, a Blue Note Records se tornou uma das gravadoras mais importantes de toda a história do jazz. Artistas como John Coltrane, Thelonious Monk e Norah Jones tiveram a Blue Note como casa. Além da contribuição musical e artística, a gravadora também foi palco de ideias revolucionárias, como a luta de músicos negros que desejavam ser escutados e o conflito entre arte e comércio.
28) Wu-Tang Clan: Of Mics and Men (2019)
Sinopse
Em 2019 foi lançado em Sundance o show-documentário “Wu–Tang: Clan Of Mics & Men“. Dividido em quatro partes, o doc dirigido por Sacha Jenkins conta a trajetória completa do Wu–Tang Clan, das vitórias às brigas, passando pelo desafio de continuarem unidos como uma família por tantos anos.
29) Nas: Time Is Illmatic (2014)
Sinopse
Illmatic é o primeiro álbum do cantor Nas. Vinte anos depois do lançamento do álbum, o ambiente e as condições sócio-políticas em que o músico foi criado são analisadas, pois se refletem em grande parte das músicas. Illmatic é uma referência para o hip-hop, sobretudo para jovens negros vindos da periferia que buscam visibilidade nos Estados Unidos. O Documentário tem como plano de fundo tudo isso.
30) ReMastered: The Two Killings Of Sam Cooke (2019)
Sinopse
Conhecido popularmente como o Rei do Soul, Sam Cooke foi um influente cantor e compositor. Porém, seu envolvimento com o movimento por direitos civis dos negros nos EUA deixou muita gente insatisfeita. A diretora Kelly Duane constrói uma profunda investigação sobre as circunstâncias e as controvérsias envolvendo o assassinato de Cooke aos 33 anos de idade.
31) Miles Davis: The Birth Of The Cool (2019)
Sinopse
Uma retomada de alguns dos muitos momentos relevantes da carreira de Miles Davis. O músico, que teve grande sucesso no século XX, foi o responsável por tornar o jazz um gênero musical mais difundido e por ter levado esse estilo para a população de massa da Ilha Wight, onde até hoje acontecem festivais de música, na Inglaterra.
Além disso, o documentário também conta como Miles revelou outros grandes nomes da música, como John Coltrane, Wayne Shorter, Ron Carter, Herbie Hancock e Chick Corea.
32) Woodstock: Three Days That Defined A Generation (2019)
Sinopse
Em agosto de 1969, 500.000 pessoas se reuniram em uma fazenda no interior de Nova York. O que aconteceu lá foi muito mais do que apenas um concerto. Woodstock conta a história de um evento lendário que definiu uma geração através das vozes daqueles que estavam lá.
33) Looking For Johnny: The Johnny Thunders Story (2014)
Sinopse
Entrevistas conduzidas pelo diretor Danny Garcia ilustram o documentário. Uma biografia oral da história do lendário Johnny Thunders com pessoas que conviveram com ele, desde os companheiros de New York Dolls, Heartbreakers, e Oddballs a amigos, companheiros do mundo da música e parentes.
Johnny Thunders vive nos testemunhos de nomes como Sylvain Sylvain, Walter Lure, Leee Black Childers, Billy Rath, Marty Thau, Lenny Kaye, Peter Perrett, Bob Gruen, Richard Lloyd, e muitos outros.
34) Amy (2015)
Sinopse
Ainda adolescente, Amy Winehouse já demonstrava para a família o talento vocal que possuía. Aos 18 anos ela já fazia shows na Inglaterra e, com o tempo, passou a ganhar fama. O sucesso do álbum Back to Black a tornou uma celebridade mundial, mas também fez com que seus problemas com álcool e drogas aumentassem exponencialmente. Um dos documentários da lista que exige deixar um lencinho do lado.
35) Travis Scott – Look Mom I Can Fly (2019)
Sinopse
Travis Scott ganhou um documentário que conta um pouco de sua história. O filme “Look Mom I Can Fly (“Travis Scott – Voando Alto”, em português) foi lançado na Netflix no ano passado.
Segundo a plataforma, “o documentário acompanha o agitado dia a dia de Travis Scott, dividido entre polêmicas, filhos, sucesso e a produção de um álbum indicado ao Grammy”. O nome Stormi Webster, de 1 ano e meio, filha de Travis e Kyllie Jenner, aparece creditado na lista de produtores do projeto junto a David Stromberg e Angus Wall.
36) The Slits: Here To Be Heard (2017)
Sinopse
Dirigido por William E. Badgley o documentário conta a história da formação, jornada e o fim da banda punk / reggae seminal The Slits. Um dos documentários sobre uma banda que ficou esquecida por muitos dentro da cena de punk rock.
37) FYRE: The Greatest Party That Never Happened
Sinopse
Fascinados pela promessa de um festival luxuoso nas Bahamas, centenas de pessoas compraram pacotes que custavam de 10 a 100 mil dólares com direito a acomodações de luxos, apresentações musicais e as melhores comidas e aventuras.
No entanto, ao chegar lá eles se depararam com um terreno ainda em construção e algumas tendas. Do dia para a noite, estavam presos em uma ilha deserta com condições instáveis e mudanças climáticas agressivas. Daqueles documentários que você é surpreendido a cada momento.
38) AVICII: TRUE STORIES (2017)
Sinopse
Produtor, compositor e um dos artistas musicais de maior sucesso do mundo, Avicii era uma história invejável de ascensão à fama e sucesso. A partir da sua decisão em 2017 de deixar de se apresentar ao vivo, o diretor Levan Tsikurishvili constroi um panorama de sua vida e carreira, acompanhando os bastidores do DJ durante quatro anos. Um retrato sobre a natureza da fama, o documentário é a história do ser humano Tim Bergling por trás do artista Avicii. Um dos documentários mais emocionantes.
39) 27 Gone Too Soon (2018)
Sinopse
Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison morreram aos 27 anos entre 1969 e 1971, mas não foi até a morte de Kurt Cobain em 1994 que a idéia do Clube dos 27 realmente pegou. Depois de Amy Winehouse o conceito voltou pra boca do povo. Os diretores conversaram com diversas pessoas que conheciam os artistas tentando achar respostas. Um dos documentários mais curiosos da lista.
40) Lil Peep: Everybody’s Everything (2019)
Sinopse
Famoso por juntar o trap, o emo e o rap em um só gênero característico da sua própria persona, o músico Lil Peep teve uma carreira tão breve quanto bem sucedida. Morto aos 21 anos, vítima de uma overdose, seu comportamento e suas letras foram apenas uma reflexão da mente confusa de toda uma geração de jovens adultos e adolescentes que crescem em um mundo cada vez mais globalizado.
Bônus
41) Los Punks: We’re All We Have
Sinopse
O punk rock está prosperando nos quintais do sul e do leste de Los Angeles. Uma família de adolescentes e jovens adultos de origem espanhola compõe a cena: bandas, fãs, produção, marketing e seguranças entrelaçados numa subcultura de muita música, barulho e moshpits.
O sentimento de pertencimento é palpável; os laços emocionais criados entre as boas famílias e os desfeitos, pobreza e riqueza, adolescência e maturidade, com música emanando um refrão magnético para todos cantarem juntos. “Los Punks: Somos todos o que temos” é um documentário de longa-metragem que retrata de maneira verdadeira e sincera essa vibrante comunidade do Do-It-Yourself (faça você mesmo).
42) Heaven Adores You (2014)
Dirigido por Nickolas Rossi, o documentário acompanha a história de Elliot Smith nas três cidades onde viveu, Portland, Los Angeles e Nova Iorque. Para recordar, relembrar ou conhecer mais a fundo, este é Heaven Adores You. O músico faleceu em 2003 sob circunstâncias ainda não esclarecidas.
Lançou 6 álbuns – Roman Candle de 94, Elliott Smith de 95, Either/Or de 97, XO de 98 e Figure 8 já de 2000 e From a Basement on the Hill (este já póstumo). O vídeo chegou a ficar completo no Youtube por alguns dias mas o link foi derrubado. Aqui você encontra os primeiros 4 minutos do documentário mas vale a pena ir atrás para saber mais.
View Comments