Depois dos posts da Austrália (parte I e II), Palestina, Turquia, Países Comunistas, Holanda, Noruega e Coréia do Sul nossa viagem pelo mundo continua. Desta vez em outro país e com um outro foco. Caio Otero, que vive na Colômbia, e integrante da banda A Página do Relâmpago Elétrico, do selo midsummer madness, também organiza o Bogotá Music Festival. Ele fez um garimpo bastante interessante repleto de bandas colombianas que tem se destacado no campo das produções audiovisuais e hoje traremos sua seleção.
Teremos inclusive uma “invasão colombiana” no Udigrudi 436 que vai ao ar no domingo, 22/03, às 20:30h na Play TV (Confira também como enviar seu videoclipe para a TV).
Com seis álbuns de estúdio a Estados Alterados funde em seu som new wave, industrial, rock e música eletrônica. O quarteto que lançou seu debut em 1991 é formado por Ricardo Restrepo (bateria), Fernando Sierra “Elvis” (vocais), Natalia Valencia (teclados) e Felipe Carmona (baixo e guitarra).
O duo De Juepuchas lançou uma ótima animação em parceria com o Muta Bor Studio. O videoclipe lançado em 2017 tem um roteiro que se sustenta e uma série de ilustrações que se fundem para contar uma história.
Outra banda que aposta muito em ótimas produções audiovisuais é o grupo Conjuro Epiléptico. Por aqui eles aparecem com “17” mas em fevereiro eles lançaram o de “Marta”. Eles consideram seu som como “Música Irracional”, o que desperta ainda mais a curiosidade.
Um dos mais belos e divertidos videoclipes da lista é o que foi feito para Eleanor Giovanni. Feito em animação e em massinha, o vídeo se destaca por contar uma bem humorada história de conquista em um bar. Com direito a vilão e tudo mais. Vale o play!
Assinada com a Sony Music a Aterciopelados é uma duo de Bogotá formado por Andrea Echeverri e Héctor Buitrago na década de 90 mas ainda em plena atividade. Inclusive eles são uma das bandas colombianas premiadas no Grammy Latino, eles conta com dois discos premiados; Gozo Poderoso (2001) e Oye (2007).
Em 2018 eles lançaram o videoclipe para “Dúo”, uma animação explosiva que conta com desenhos um tanto literais da letra da canção mescladas com imagens dos músicos. O resultado é bastante dinâmico e interativo.
Com capricho no roteiro e nas locações, o videoclipe para “Raíces” do La Etnnia, de Bogotá, também aparece na seleção do Caio. O grupo de hip hop é bem popular na Colômbia está na ativa desde o começo da década de 90. O vídeo foi lançado no ano passado e tem cultura de rua, do graffiti e da dança representadas em seus takes.
Com um roteiro um tanto quanto spaghetti western mexicano a Aguas Ardientes aparece na lista com um vídeo que é entretenimento puro. A banda de Chirrifolk e blues traz um clipe repleto de cenas cômicas e muita luz, câmera e ação. Contando a história de um mariachi que só arranja confusão, o resultado é hilário.
Um videoclipe da lista que impressiona pela fotografia e cortes da edição é definitivamente o da Poison Arrow. A DJ e produtora, Natalia Escobar, é colombiana mas vive na capital alemã.
A Montaña, de Bogotá, aparece é mais uma das bandas colombianas a aparecer por aqui. O quarteto traz em sua sonoridade referências de estilos como Math Rock, Post Rock e instrumental para o seu caldeirão. O videoclipe brinca com a morbidez e um humor um tanto peculiar, um dos seus integrantes morre de diversas formas ao longo do vídeo.
Formada em 2012 a Los Maricas, de Bogotá, também aparece na lista de bandas colombianas selecionadas. O som é um tanto quanto clashiano, já o clipe carrega o espírito do faça você mesmo.
As ruas da cidade de Quito, no Equador, acabam se tornando o cenário do vídeo para “Los Miserables”. Um vídeo em que a edição, luzes, cenografia e tensão acabam ganhando os holofotes.
Com caracterização o videoclipe Nanook el Último Esquimal tem carrega uma estética que se consolidou na MTV dos anos 90. Um quinteto de rock com espírito anárquico. O videoclipe foi lançado no ano de 2016.
Uma banda de rap que traz para seu som elementos de ritmos latinos e acid jazz. Assim se definem o Aerophon. O trio está na ativa desde 2007 o clipe de “Tiempo” é apresentado para o espectador do fim para o começo, assim ele só vai entendendo o porque do fim se assistir desde o começo.
Continuamos com a série de bandas colombianas com o conjunto Tristán Alumbra. O vídeo para “Necio”, lançado em 2017 conta com o artifício do uso de fantoches. O conflito acaba ganhando uma narrativa intensa, tendo o uso a luz e o escuro como artifícios.
ALI A.K.A MIND, também conhecido como Ali Rey Montoya é um produtor e MC independente da capital colombiana. Em 2017 foi disponibilizado este vídeo que hoje em dia soma mais de dois milhões de visualizações no Youtube do artista. Com muita sensibilidade o vídeo mostra a viagem pela América Latina realizada por um casal à bordo de uma kombi.
Bebelgam é um quarteto que define seu som como doompop. O vídeo é apresentado através da perspectiva de uma mulher que se transforma ao longo do seu andamento. Destaque pela sensibilidade e roteiro que prende o espectador do começo ao fim.
Conversamos com o Caio Otero para saber mais sobre o Bogotá Music Video Festival e o cenário de produção de videoclipes da Colômbia.
Caio Otero: “O BMVF existe a 4 anos, criamos esse festival para difundir e premiar os videoclipes e documentários musicais de nível nacional e internacional dentro do território Colombiano, já que até então haviam festivais dedicados ao audiovisual, mas nenhum que abria espaço para esse segmento. E a produção só tem aumentado, cada ano recebemos mais material nacional de qualidade que nos surpreende.”
Caio Otero: “No meu caso, o que chama mais a atenção é quando se utilizam poucos recursos para fazer de uma boa ideia um produto final que chame a atenção e bata de frente com produções que sejam, ou se pressupõe que sejam mais caras.
Porque, respondendo também a parte de processo para fazer um bom vídeo, a chamada gestão colaborativa é muito importante para ter alianças e ampliar o espectro de criação dentro do material usando o capital humano.
Ou seja, se você precisa de um animador e tem habilidades que interessem em uma troca justa, pode negociar essa a mão de obra em que todos saiam ganhando com produções mais enxutas e sem precisar investir muito dinheiro. Mas caso tenha esses recursos e queira fazer algo impressionante em menos tempo e sem tantos acordos, pode fazer valer o custo de oportunidade e investir no seu trabalho dessa maneira.”
Caio Otero: “É difícil de definir uma tendência, agora todos usam técnicas diferentes para diferentes estilos e quem se destaca nesse formato são os que vão na contramão dos padrões, mesmo que seja usando o revivalismo de estilos para isso, entendendo-os com novas técnicas e ferramentas para alterar essa informação criando algo novo.
Se pode existir uma tendência no Videoclipe nesse momento, é a mesma de sempre, ser diferente. Esse acordo de estereótipos usados a muitos anos dentro dos estilos já vem sendo quebrados a bastante tempo e hoje você vê uma integração maior dentro deles.
E as dificuldades ainda são as mesmas de anos atrás, produzir para competir com as grandes produções ainda é difícil, a tecnologia avança, mas nem todo mundo pode aceder a elas. O que se pode fazer é usar o intangível que o computador não pode fazer por você, tendo ideias e usa-las com os recursos que te alcançam. Hoje muitos videoclipes são feitos com smartphones, mas só isso não basta para criar.”
Caio Otero: “Tem ideias integradas com recursos para representar visualmente uma boa música.”
Teremos inclusive uma “invasão colombiana” no Udigrudi 436 que vai ao ar no domingo, 22/03, às 20:30h na Play TV (Confira também como enviar seu videoclipe para a TV).
This post was published on 17 de março de 2020 11:00 am
Novidade em dose dupla! É o que o Terno Rei entrega para os fãs nesta…
"hear a whisper", parceria com a Winter, é o segundo single do novo álbum a…
Há espaços que transcendem a ideia de apenas paredes e um palco. A Associação Cultural…
Imagina só: numa noite de muita sorte, você tem um date com uma das maiores…
Sting é daqueles artistas que tem uma história com o Brasil. A turnê da América…
Confira os melhores clipes independentes | Janeiro (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…
This website uses cookies.
View Comments