O Supercolisor continua o aquecimento para o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio. Viagem ao Fim da Noite traz consigo a busca por conexões entre as pessoas e nada como unir de norte a sul. O registro sucede Paranormal Songs (2012) e Zen Total do Ocidente (2015).

A banda manauara erradicada em São Paulo após apresentar o single “Incêndios” ao lado de Victor Meira (Bratislava / Godasadog), que inclusive entrou como destaque no nosso listão de dezembro apresentam hoje os bastidores de seu novo lançamento.

“Um e Meio” faixa escrita pelo vocalista Ian Fonseca conta com a participação de Lilian e Layane Soares, do trio curitibano Tuyo. Os paranaenses inclusive devem lançar neste ano o sucessor de Pra Curar (2018) via Natura Musical.

“Somos muito fãs da Tuyo. Foi realmente emocionante ouvir a Lio e a Lay testando as primeiras frases da melodia, e, depois, conferir a força-da-natureza com a qual colocaram as vozes na canção, abrindo harmonias e sugerindo melodias paralelas, tudo com espontaneidade e numa velocidade impressionante.

Durante todo o processo, a sensação da banda era de que a faixa era delas, e que os participantes éramos nós – de certa forma, na minha cabeça, essa sensação persiste.

Elas se apossaram com tanta naturalidade que a expressividade da performance, acima de qualquer outra coisa, nos deixou particularmente confiantes de que essa faixa tem algo especial”, adianta o vocalista, pianista e compositor Ian Fonseca.


Supercolisor

SupercolisorFoto Por: Isadora Mandarino


O Encontro: Tuyo e Supercolisor

“Geralmente, as pessoas gostam da gente assinar ou colocar nossa digital, que é a voz, nas nossas participações. É uma característica muito forte da Tuyo.

Eu senti que essa foi uma das canções que a gente teve mais liberdade de colocar uma tonelada de voz, é uma música que fala muito sobre o nosso universo, uma reflexão sobre um relacionamento, e é uma das reflexões mais bonitas que eu já ouvi sobre, talvez seja uma das canções que mais se relaciona com o universo da Tuyo.

Foi gostoso de participar, foi leve, foi em casa… Acredito muito que é uma canção que vai ganhar muitos desdobramentos na vida das pessoas e eu tenho muito orgulho de ter colocado voz nessa música”, revela Lio Soares, que divide o vocal com a irmã Lay. 

O Momento da Gravação

Além de Ian o Supercolisor na faixa conta com faixa Jérôme Gras (baixo e produção musical); Henrique Meyer (guitarra); Denis Mariano (bateria e percussão) e Natan Fonseca (percussão).

Ian produziu a canção ao lado de Jérôme e seu nascimento veio do violão e de forma bastante minimalista. A parceria com as participações deu todo o toque especial, feito uma cereja no bolo.

“A gravação com a Lio e a Lay foi uma experiência sobrenatural: o talento e a musicalidade delas são realmente de um outro mundo. Além disso, são provavelmente as pessoas mais simpáticas com as quais tivemos a oportunidade de trabalhar.

Depois de fixados estes fundamentos, acrescentei um baixo fretless (para reforçar a sentimentalidade da canção), o Henrique adicionou linhas de guitarras e efeitos, e convidamos o Denis Mariano para tocar bateria e percussões. O Denis trouxe seu talento rítmico e sua expressividade, criando um crescendo emocional até a explosão final”, recorda Jérôme Gras. 



O Coração Chora

A poesia de “Um e Meio” é cheia de intensidade, sensibilidade e compaixão. Feito um micro-conto das idas e vindas que as conexões estabelecem em nossas vidas. Da saudade daquilo que um dia foi dois mas que nunca retornará a ser apenas um.

Todos deixamos um pedaço de saudade, de sorriso, de afeto e de amor em cada um que dividamos algo significativo na vida. Para o bem ou para o mal, carregamos este fardo e muitas vezes tentamos voltar mesmo que por um segundo para quando estava tudo bem. A mente pensa, o coração chora.

Tudo se transforma, feito um carnaval tudo tem seu fim. Um barco que tem que partir (mesmo sem ter hora). Um castelo que não esta mais no horizonte. Entre serpentinas, fantasias e memórias ao vento….a vida tem que continuar. Ou como diz a letra: “exploda e morra e renasça”. Seja no plano físico como no espiritual.

Deixa a poesia bater em você como sentir que cabe mais.


Supercolisor Tuyo


Ouça “Um e Meio” no Spotify
ou em sua plataforma preferida (clicando aqui)