As “Transmissões” de histórias e inspirações por trás do Expedidor

Não é fácil manter uma banda, quem dirá quando ela é apenas você mesmo. 

Lucas Bellator, o cara por trás do Expedidor e da Legal Records, disponibilizou dia 18 seu novo clipe, Transmissões. Aproveitando o lançamento conversamos o com o Lucas sobre o projeto, as músicas e o vídeo. 


expedidor 2 (1)
Lucas Bellator, o Expedidor. – Foto Por: Ygor Riffel

O Expedidor

O Expedidor era para ser uma ideia descompromissada, com algumas demos soltas no soundcloud. Lucas voltou ao Brasil (até então morava em Vancouver, no Canadá) em meados de outubro de 2018 onde encontrou amigos que o ajudaram a compor e gravar alguns de seus primeiros releases.

O EP Solo, por exemplo, tem colaboração de seis pessoas sendo a mais significativa delas do Ernesto que hoje também faz parte da Legal Records (canal no youtube onde são feitas resenhas de álbuns e também discussões sobre música em geral). 

Expedidor em espanhol quer dizer despachante. De acordo com Lucas, a lógica do nome seria para “despachar” demos antigas para a internet, uma espécie de expedidor da música.  

“Hoje, depois de colaborar com amigos, ouvir ideias, fazer clipes e pensar mais na ideia, acho que Expedidor é um nome que simboliza bem esse projeto.”, explica Lucas referente ao nome e ajuda dos amigos mais próximos. 

Clipe e música

Na ideia de reviver músicas antigas que nunca saíram por banda nenhuma, começou a ser trabalhado em 2017, o “Transmissões”. 

“O que fez ela como música pra mim foi justamente essa ideia de não ter voz, e sim ilustrar o conteúdo lírico com áudios de pessoas com quem eu conversava e conteúdo que eu consumia na internet. Tem sample da minha mãe, de ex-colega de banda, do Tavares, da NASA, da Gaúcha e por aí vai.”, explica Lucas sobre a faixa. 

Em 2019 conseguiu finalizar o projeto que começou sendo gravado em Vancouver. Desde lá música e clipe sofreram diversas mudanças, remixes, edições.

Após conseguir todos os equipamentos foi produzida a versão final da faixa, onde o mesmo gravou todas as cordas, cantou e programou os synths/bateria. Mixagem e masterização também foram feitas por Lucas.



O clipe foi filmado em duas partes. A primeira no verão de 2018 em Vancouver e a segunda no verão de 2019 em Imbé no litoral do RS. A direção fica a cargo de duas mulheres: Corinn Wizemman, da Alemanha e Aline Silva, que é de Imbé e também prima de Lucas.

A ideia do clipe é mostrar vários “expedidores”, como se fossem uma espécie de quebra-cabeças onde cada um se remete a uma fase e que no fim se completam. Transmitindo, por sua vez, a música através de uma “dança esquisita” que foi gravada em três madrugadas. 

Inspirações

Expedidor já tem algumas músicas lançadas, entre elas o EP Solo, e as inspirações vem de todos os cantos. De Radiohead a Tame Impala, muita influência de Fresno, At The Drive-In, August Burns Red e bandas mais recentes como Scalene e Supercombo.  

“Nos últimos meses eu tenho ouvido muito lo-fi, muito emo antigo. Então algumas das coisas que sairão no futuro com certeza terão influência desse tipo de som.”, comenta Lucas sobre o futuro musical do Expedidor.  

Em faixas como “Core Drive Confusion” e “Transmissões”, Lucas canta sobre sentimentos que passam ciclicamente, over and over again. Letras um pouco incompreensíveis na hora de escrever, mas que depois de semanas (ou até meses) consegue ver o que era vivido com aqueles versos. 

Já em “Sinal Swing”, o mesmo tipo de samples de “Transmissões”. Quando escolhe samples ao invés de letra para se expressar é por que quer usar coisas que consome ou até histórias reais que o cercam de alguma maneira.

“Gosto de imaginar que se ouvirem minha música daqui 50 anos, vão se transportar pra essa época de agora, seja pela produção ou pelo que os samples tão contando.”, finaliza Lucas.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s