Após recorde de inscrições, Feira Internacional da Música do Sul revela showcases
Há 2 meses anunciamos aqui sobre a oportunidade para artistas se inscreverem para a próxima edição da Feira Internacional da Música do Sul (FIMS) e foram muitas inscrições. Um recorde!
Mais de 230 projetos musicais de todo Brasil e América Latina se inscreveram no processo, assim superando a lista de inscritos de 2016. Agora chegou a hora de anunciar para o público quais os artistas e bandas que integrarão os showcases da 2ª edição da FIMS e terão a chance de mostrar seu trabalho para grandes profissionais do mercado cultural.
Sobre o processo o idealizador e diretor da FIMS comenta:
“A decisão de quantidade de showcases foi proporcional ao número de inscritos por área. Com isso, Curitiba ficou com quatro apresentações distribuídas na programação e todos os dias uma banda da cidade receberá um tema como “hostess”, revela o idealizador da FIMS, o músico, compositor e produtor, Téo Ruiz.
Na sequência outros estados do sul do país tiveram maior espaço entre os selecionados. Do Rio Grande do Sul e Santa Catarina permanecem com três showcases para cada, o interior do Paraná com dois e o restante do país com mais três. A América Latina, estreante na FIMS abarca um showcase.
“Este ano a abertura para bandas nacionais e para os países vizinhos foi pensando na proximidade cultural que estes estados brasileiros tem com países como Argentina, Uruguai e Chile. A seleção foi feita por um Conselho Consultivo da FIMS formado por profissionais do mercado e colaboradores externos”, explica Téo Ruiz.
Como foi feita a seleção?
Segundo os organizadores foram analisadas: Qualidade artística, originalidade, trajetória, comprometimento com a carreira entre outras prerrogativas, nortearam a escolha dos selecionados na FIMS 2018.
Um outro critério estabelecido foi a de representar a diversidade das distintas realidades sonoras da cena musical de todo o Brasil e América Latina. Tendo contemplado novos nomes a até mesmo bandas renomadas como Os Replicantes.
Quem avaliou?
Participaram da comissão organizadora: o criador e diretor do Festival Rec-Beat, Antonio Gutierrez, a curadora do MIS Museu da Imagem e do Som de São Paulo, a argentina, Natalia Mallo, e o diretor artístico do Festival Sunfest de Ontário no Canadá, o guatemalteco, Alfredo Caxaj.
Novidade
Neste ano além dos showcases a grande novidade é um circuito off, que contempla exclusivamente bandas que se inscreveram no edital e foram bem cotadas. Algumas dessas irão se apresentam em espaços culturais vinculados a Feira.
Playlist
Para anunciar os escolhidos preparamos uma playlist para aquecer para o festival.
–> Siga o Hits Perdidos no Spotify para playlists exclusivas <–
Selecionados
Como nem todos os artistas possuem suas faixas no Spotify nada mais justo do que citar nominalmente cada um dos selecionados. A lista conta com os selecionados e suplentes devidamente divididos por região.
Curitiba
A capital paranaense, como não poderia deixar de ser, chegará em peso com quatro representantes Tuyo, Bernardo Bravo, Iria Braga e Central Sistema de Som
Como suplentes em caso de alguma desistência foram selecionados: Cora, Trombone de Frutas e Luana Godin.
Paraná
O interior do estado chega com dois representantes Duo Clavis (Londrina) e André Siqueira (Londrina).
Como suplentes em caso de alguma desistência foram selecionados: Kingargoolas (Guarapuava) e Diego Salvetti (Maringá).
Rio Grande do Sul
Os gaúchos também estarão muito bem representantes com Os Replicantes (Porto Alegre), Cuscobayo (Caxias do Sul) e ANAADI (Porto Alegre).
Como suplentes em caso de alguma desistência foram selecionados: Marmota (Porto Alegre) e Trabalhos Espaciais Manuais (Porto Alegre)
Santa Catarina
Já os catarinenses serão representantes por Brass Groove Brasil (Florianópolis), John Mueller (Blumenau) e Mara Sarva Truta (Florianópolis).
Como suplentes em caso de alguma desistência foram selecionados: Mareike Valentin (Blumenau) e Luciano Bilu (Florianópolis).
Outras regiões do país
Além dos estados do sul do país, artistas de outras regiões foram selecionados para esta edição. A lista conta com Livia Nestrovski & Fred Ferreira (Rio de Janeiro), Rhaissa Bittar (São Paulo) e Aiace (Salvador).
Como suplentes em caso de alguma desistência foram selecionados: 2de1 (São Paulo), Duo finlandia (São Paulo) e Tagore (Recife).
Soy Loco por Ti América!
É claro que a América Latina não ia ficar de fora e para esta segunda edição foi selecionada a cantora argentina Soema Montenegro.
Como suplentes foram escolhidos: Jayu (Chile), Resostenido (Chile) e Tomas Real (Chile).
SERVIÇO
Feira Internacional da Música do Sul – FIMS
Quando: 20 a 23 de junho
Onde: Portão Cultural
Endereço: Av. Rep. Argentina, 3.432 – Portão – Curitiba (PR)
3 Comments
[…] A FIMS é a Feira Internacional da Música do Sul, que está na sua segunda edição, conectará artistas do Brasil com o mundo. Acontecerá de 20 a 23 de junho em Curitiba. Prestigie!! ? https://hitsperdidos.com/2018/05/17/showcases-fism/ […]
[…] FIMS 2018 – 2ª… on Após recorde de inscrições, Fe… […]
[…] A FIMS é a Feira Internacional da Música do Sul, que está na sua segunda edição, conectará artistas do Brasil com o mundo. Acontecerá de 20 a 23 de junho em Curitiba. Prestigie!! ? https://hitsperdidos.com/2018/05/17/showcases-fism/ […]