[Premiere] Duelo no karaokê marca o clipe de estreia de Pratagy

Muitas vezes a gente esquece como a música também é uma forma de poesia. Como ela pode dar espaço para eufemismos e como ela pode nos curar. A primeira vez que ouvi o segundo álbum do músico paraense Leonardo Pratagy, que assina seus trabalhos apenas como Pratagy, eu senti que “Búfalo” era uma canção diferente.

Difícil explicar o porquê, simplesmente bateu. Ela tem aquele ar de saudade mas de uma saudade nostálgica, que ao mesmo tempo que idealiza todos aqueles momentos bons vividos, não se deixa abater. É uma saudade digamos assim: pura.

É claro que sua aura pop, e o bom uso dos sintetizadores, agarra para si os ritmos calientes tão característicos do Pará e dão aquele toque a mais. Ao mesmo tempo que mora ali a esperança de ter seu amor de volta, ele deixa claro que existe sim um espaço reservado no fundo no peito.

E para minha grata surpresa foi justamente outra das tantas formas de interpretar – e sentir – a canção que o clipe que está sendo lançado hoje seguiu…


5
O primeiro clipe da carreira do músico paraense está sendo lançado nesta quinta-feira (16/05) com Premiere no Hits Perdidos. – Foto: Reprodução

A sensibilidade que fez a diferença no roteiro do clipe. A perspectiva da narrativa criada por Adrianna Oliveira (que também dirige o belíssimo clipe de “Deusa da Lua (Mulher Perigosa)” da também paraense Sammliz) mostra o querer de um artista ser melhor para superar suas próprias expectativas. O vídeo tem produção assinada pela Marahu Filmes.

Nada como um choque de realidade e um plot twist inesperado para mudar a trama do personagem sonhador. Após treinar embaixo do chuveiro, preparar seu figurinho e partir para sua coroação enquanto artista, ele (Pratagy), descobre que irá participar de um karaokê.

Só que no meio da canção ele é desafiado por um competidor que além de estar mais preparado, ainda está melhor vestido e com um carisma que o deixa literalmente desarmado. Claro que a essa altura ele não joga a toalha e vai para cima tentando mostrar o seu melhor.

Pratagy GIF-downsized_large

O grande trunfo do roteiro é isso de lidar com a expectativa x a realidade. Na expectativa nos sentimos fortes, achamos nossa arte e interpretação as melhores do mundo, mas quando somos postos a prova, muitas vezes por insegurança, falta de maturidade, medo e pavor de não ser notado, sofremos com a pressão.

A crítica é válida para todos nós, sejamos músicos, advogados, publicitários, engenheiros e talvez por captar um sentimento tão genuíno – e universal – de uma maneira tão delicada – e divertida – que encante facilmente a quem for assistir.



O Presente e o Futuro

Para quem ainda não conhece o trabalho do artista, ele já conta com dois álbuns lançados Pictures (2016) e Búfalo (2017). Em seu som ele experimenta synthpop, ritmos tropicais e está sempre atrás de novas sonoridades.

Tendo como referências trabalho de artistas como Erlend Oye, Phoenix, Toro y Moi, Air e as brasilidades das décadas de 70 e 80 feitas por Marina Lima, Erasmo Carlos e Hyldon. O clipe de certa forma encerra o ciclo do EP, já que no momento ele já está preparando para lançar um novo material. 

O novo registro deve vir em formato de EP ainda este ano. Sem abrir mão de sua independência, sua produção será feita em seu homestudio, num processo parecido com os outros trabalhos já lançados.

Festa de Lançamento

Claro que um clipe como este não ia passar em branco e nesta sexta-feira (18/05) o Ziggy Hostel Clubcasa dos mesmos diretores do Festival Se Rasgum, será palco da festa de lançamento do videoclipe. Uma curiosidade: no mesmo local onde foi gravado o clipe!

A festa contará com show de Pratagy e o debut do projeto Toussaint. Toussaint é o projeto de Lucas Ferreira, ex-tecladista da Zeromou, que agora lança projeto solo. Este que é basicamente feito com teclados e sintetizados, reunindo diversas parcerias que assumem os vocais das faixas, ainda não lançadas.

Segundo o músico, o nome veio da inspiração por Toussaint Louverture, um líder entre escravos que realizou a única revolta negra de sucesso da história da américas, no Haiti. No projeto Lucas carrega influências de Gorillaz, Toro y Moi e Bill Callahan. No show o artista recebe Thalia Sarmanho, que assume os vocais de algumas músicas. Desta forma casando bem com a proposta de som de Pratagy.

Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria da casa.


Prata


Serviço:
Festa de Lançamento do videoclipe “Búfalo” no Ziggy Hostel Club 🐃
Shows: Pratagy e Toussaint
DJS
: Hanna Santiago e Rodrigo Donza
Data: 18 de maio (sexta-feira)
Horário: a partir de 21h
Local: Ziggy Hostel Club
Endereço: Trav. Benjamin Constant, 1329, entre Av. Nazaré e Braz de Aguiar – Belém (PA).
Ingressos: (somente na bilheteria do Ziggy)
R$ 15 a partir de 21h
R$ 20 a partir de 23h
Festa para maiores de 18 anos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s