2ª Feira Internacional da Música do Sul abre inscrições para showcases

A FIMS, Feira internacional da música do sul, nasceu em 2016 como uma feira de música. A ideia inicial era ser um espaço estratégico para o setor para dar visibilidade para a cena e para realizar conexões com os agentes da cadeia produtiva de música.

Desde seu início o foco era na concretização de negócios no setor musical com foco no sul do país mas visando a conexão também com agentes do Brasil e da América Latina. Visando auxiliar os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e seus laços com o resto do continente.

“A FIMS teve esse objetivo em aproximar os estados do Sul, fortalecer as parcerias internas e projetar os artistas ao cenário musical”, explica o idealizador da FIMS, Téo Ruiz.

Para a primeira edição foram estabelecidas com outras feiras e festivais ao redor do mundo, como o Lancaster Music Festival (Inglaterra) e SIM (São Paulo), ambos os eventos tiveram uma noite da FIMS inserida em suas programações.

No sul, os festivais, Tum Sounds (Florianópolis), Demosul (Londrina), Morrostock e Mate em Porto Alegre também foram parceiros que possibilitaram novas perspectivas para a elaboração da FIMS 218.

“A gente depende muito de parcerias no cenário independente. Então, quanto mais espaços para poder realizar esses laços é melhor para todo o mundo”, afirma Téo Ruiz.

A edição de 2016 em números

O saldo da primeira edição foi bastante positivo e deu um norte para os próximos passos do evento. Estiveram presentes mais de 400 pessoas, entre palestrantes e programadores foram 32 convidados do Brasil e exterior, 248 bandas foram inscritas, destas 16 foram selecionadas para os showcases oficiais.

Assim como a SIM São Paulo o evento também conta com um com um circuito off, este que na edição de 2016 contou com mais 20 shows. Além das rodadas de negócios, foram realizadas mais de 170 reuniões, 60 shows e iniciativas a partir da FIMS e foi gerado aproximadamente R$60mil em recursos de shows assim alimentando toda uma cadeia produtiva.


unnamed


A segunda edição promete uma expansão. Esta que vai acontecer em Curitiba (PR), entre os dias 20 e 23 de junho de 2018 no Portão Cultural, um espaço multimídia e multiuso.

Programação

A feira de negócios contará com palestras, mesas, debates, rodadas de negócios e showcases estão previstos para acontecer nestes 4 dias.

A grande novidade da edição de 2018 é que os showcases irão contemplar artistas não só do sul, mas também de Brasil e América Latina, e as ações serão apreciadas pelos compradores nacionais e internacionais presentes no evento, além dos artistas.


Cópia de IMG_0225 Ian Ramil FIMS RS dia22 (Fotos Oruê Brasileiro)
O cantor e compositor gaúcho Ian Ramil  que venceu o Grammy Latino na categoria de melhor álbum de rock em português com o disco Derivacivilização, lançado em 2015 pelo selo Escápula Records se apresentou na primeira edição da feira. – Foto Por: Oruê Brasileiro

Como Participar

Como Público

Para participar é necessário fazer o credenciamento online através da plataforma Sympla. A credencial dá acesso às palestras, mesas, debates, workshops, rodadas de negócios e showcases. As inscrições para as rodadas de negócios deverão ser realizadas por meio da plataforma Groovelist.

Para bandas que querem tocar

Estão abertas as inscrições para os editais de showcases da edição 2018. Para saber como se inscrever para os editais acesse o site oficial.

Nesta edição, a inscrição está dividida por região, em 3 editais diferentes: Sul do Brasil, Brasil e América Latina. Dependendo de onde você é, escolha uma das três opções. Leia atentamente o regulamento e depois acesse a plataforma Groove List para realizar a inscrição.

Todo o processo se dará somente através da plataforma, então você precisa acessar, criar um perfil e selecionar qual o edital apropriado. Preencha o formulário, envie os materiais solicitados e pronto.


Por
A segunda edição acontecerá no Portão Cultural em Curitiba (PR) – Foto: Divulgação

Mecânica

Para as rodadas de negócios serão abertas inscrições específicas para que empresas e produtoras participem do evento e das rodadas, no intuito de otimizar a concretização de negócios no setor musical como shows, gravações e demais projetos.

Convidados nacionais e internacionais já tem presença garantida na FIMS. Entre diretores de festivais e eventos importantes no Brasil e exterior, além de representantes do poder público municipal, estadual e federal. A programação completa será divulgada em breve.

Galeria de Fotos

Confira algumas fotos da primeira edição da FIMS. Fotos Por: Oruê Brasileiro.


This slideshow requires JavaScript.

Advertisements

One thought on “2ª Feira Internacional da Música do Sul abre inscrições para showcases

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s