Hoje vamos em direção ao centro oeste do país para conhecer o som de um grupo que flerta com as ondas psicodélicas, se deixa levar pelo som do mangue beat, bebe da fonte do tropicalismo, alcança a potência do stoner rock  e faz reverência a música brega. Tudo isso em uma good trip sem começo, meio e fim para se atirar de cabeça.
Mas antes disso tenha a certeza que está de cabeça aberta para essa viagem transcendental em busca do auto-conhecimento. Com vocês direto de Gama – DF, Tertúlia Na Lua.

Tertúlia Na Lua trás camadas vibrantes em seu som viajante.

Mas antes disso vamos conhecer um pouco mais sobre a história do grupo da cidade satélite. Aliás satélite seria uma boa metáfora para catalizar todas as influências que abrangem o macroambiente da Tertúlia Na Lua.
O power trio rockeiro surgiu no Gama em meados de 2014 e é formado por Christian Caffi (Guitarra e Vocais), e os irmãos Thierry Sacramento (Baixo) e Jones Sacramento (Bateria). Após excursionarem pela região e com quilometragem para que sentissem confiança de lançar seu primeio EP, nascia no mês de agosto: Eu Além de Mim.
Mas antes de dissecar o EP, vamos – tentar – desmitificar o significado de Tertúlia Na Lua.

“Tertúlia” segundo o dicionário Aurélio:
1 Reunião familiar.
2 Assembleia literária.
3 Agrupamento de amigos.
4 Embriaguez.

Se pensarmos que a banda é composta por dois irmãos e um amigo, faz todo o sentido. Se pensarmos que a embriaguez das camadas sonoras os leva em direção ao cosmos da Lua: faz mais sentido ainda. Brincadeiras a parte a simbologia do nome é bastante interessante e mostra como a união faz realmente a força.


O EP que ganhou a luz da gravidade terrestre no dia 02.08 foi produzido, captado, mixado e masterizado por Gustavo Halfeld e foi gravado na Sala Fumarte. O Eu Além de Mim saiu pelo selo Martelo, este que iremos conhecer mais durante o bate-papo que o Hits Perdidos fez com a banda. Antes de ouvir pare, dê o play e se afaste da frente de seu computador (ou largue o celular – afinal estamos na era do mobile).
Te garanto que vai usufruir mais da audição. Uma vez me falaram para fazer algo semelhante com o Dark Side Of The Moon do Pink Floyd para entender melhor qual era a genialidade do disco. Foi sem volta, o mesmo fiz com o Rx Bandits, Stone House On Fire e toda banda que demande esse tipo de plasticidade.
Para aquecer o motor da epifania psicodélica, quem chega sem pedir passagem é “Vale do Sacramento”. Seria uma homenagem ao sobrenome dos irmãos (Thierry e Jones)? Pouco importa na realidade, o que importa é adentrar a brisa e se jogar na estrada.
O Vale poderia ser um deserto, uma miragem ou luz no fim do túnel que também cairia bem como título. O rock psicodélico se funde com o progressivo e ganha camadas que soam como flautas orientais, o fuzz tem momentos onde tudo parece se derreter e a conexão tribal é estabelecida. O portal é aberto e as nuvens deixam de ser limites no horizonte.
Lembram do significado de Tertúlia? Pois bem, a faixa instrumental ganha o elemento de frases inaudíveis de amigos que colaboraram cedendo seus diálogos durante seus “reuniões”, nada é por acaso no som da banda.

“Passo a Passo” talvez seja o Hit Perdido do EP pois tudo se encaixa e dá a luz um novo universo. Até imagino essa canção entrando na trilha de Stranger Things, Netflix abre o olho. As guitarras ganham protagonismo em solos meticulosos e o baixo acompanha marcando o passo. Se você está desconectado das preocupações mundanas quando percebe os 8 minutos e 30 segundos da canção passam rápido.
A primeira faixa com letra descreve a atmosfera disruptiva da Tertúlia Da Lua e de certa forma mostra a influência tanto da psicodelia como das letras do nosso querido brega. O tom tribal do mangue beat também ganha espaço através das leves batidas da bateria que se somam a epopeia opera rock “Led Zeppeliana” da faixa.
A densidade e a riqueza dos detalhes mostra como a composição é forte, em certa parte me lembrou um pouco até a guitarrada do Joy Division em “Disorder” mas que ao mesmo tempo flerta com o psych. O que só mostra a riqueza de uma jam que trabalha com todos os sentidos da psique. Enjoy The Ride!
Para fechar o disquinho mais uma trip alucinógena com “Dentro do Possível” que diretamente me remeteu ao Lonerism (2012) do Tame Impala indo de encontro com influência da psicodelia brasileira sessentista. A progressão dos acordes dá toda a dinâmica que a viagem pede. A partir do terceiro minuto a guitarra chia solos cheios de detalhes de ambientação, o baixo vem na contramão segurando o beat efervescente. E nessa calmaria o disco se encerra.
O Eu Além de Mim (agosto/2016) traz várias gamas e te leva para se aventurar em universos paralelos onde o espírito de libertação ganha asas e a alma transcende para outros níveis. Esse exercício de desprendimento para buscar auto conhecimento muitas vezes serve como terapia para a alma. O EP mostra várias facetas do grupo que se inspira nas décadas mais frutíferas do rock (60’/70′) ao mesmo tempo que adiciona elementos de outros estilos. Talvez seja por essa razão que você deva dar uma chance para o som da Tertúlia.

Tertúlia Na Lua tem excursionado bastante divulgando o EP. Quem comparece aos shows também pode conferir sons inéditos.

Para entender melhor sobre o som da Tertúlia Na Lua, influências, cena local de Gama, coletivo Martelo entre outras coisas, conversei com eles.
[Hits Perdidos] Como surgiu a banda e porque “Tertúlia na Lua”?

Tertúlia Na Lua: “Achamos legal o significado da palavra “tertúlia”, só que pesquisando achamos muitas coisas com o nome, então tivemos a ideia de colocar um nome composto e como a banda tem uma ideia viajada, nada mais legal do que Tertúlia Na Lua.”

[Hits Perdidos] Vocês se denominam como rock psicodélico experimental, com influências que vão do tropicalismo ao mangue beat mas passando pelo campo da música brega e stoner rock. Como sentem que cada estilo agrega no trabalho?

Tertúlia Na Lua: “Escutamos muitas coisas, e tentamos sempre fazer com que as composições surjam da forma mais orgânica possível, tem época que um integrante da banda está ouvindo mais stoner rock e o outro está ouvindo mais rap. Logo o que estamos ouvindo no momento vira referência mesmo sendo inconsciente.”

[Hits Perdidos] Vocês fazem parte do selo Martelo de Brasília. Nos contem um pouco mais sobre como tem sido fazer parte do selo e como sentem que isso ajuda? Quais outros artistas e projetos lançados pelo selo?

Tertúlia Na Lua: “O convite do selo Martelo deu pra gente um gás a mais, é muito bom somar contatos, hoje é muito importante pro artista independente fortalecer parcerias e está ligado a cena local.  O Martelo é um selo novo que vem fazendo um ótimo trabalho em Brasília. Hoje fazem parte do selo as bandas Almirante Shiva, Vintage Vantage, Judas.”

[Hits Perdidos] Vocês são de Gama/DF, como é o cenário de música local e quais as maiores dificuldades?

Jones Sacramento: “O Gama tem um cenário bom de música, tem uma cena forte de hard core, e várias organizações culturais. Rola uma interação boa, o pessoal que faz teatro de bonecos, com o pessoal do grafite e etc.
Sempre está rolando movimentação de coletivos, um deles é o Rapa do Tacho, pessoal está com um nível bom de produção, fazendo eventos legais com bandas de outros estados. O problema é a falta de espaços físicos e a valorização do artista independente, mais acredito que esse seja o problema de muitos lugares.”

[Hits Perdidos] As camadas sonoras são bem trabalhadas. Com a soma de vários estilos que agregam no resultado final. Onde foi gravado e quem está envolvido na parte de mixagem/masterização?

Tertúlia Na Lua: A Gravação foi toda ao vivo, somente voz separada, depois trabalhamos nos overdubs, a receita desse EP e da banda são as camadas de delays e reverbs. A gente gosta de trabalhar com muito reverb nas guitarras, no mais tudo muito simples, com um trabalho cooperativo, muita gente deu ideia e muita coisa foi acrescentada nos dias das gravações, a mixagem/masterização é do nosso amigo Gustavo Halfeld.

Tertúlia Na Lua integra o casting do selo Martelo de Brasília.

[Hits Perdidos] “Passo a Passo” é uma viagem intergalática disruptiva e espacial. Como surgiu a composição e quais influências citariam para alcançar essa atmosfera?

Tertúlia Na Lua: “Acredito que “Passo a Passo” foi a composição que deu sentido ao que queríamos fazer como banda, ela foi uma das primeiras. E a ideia é justamente essa, fazer uma música que a pessoa possa fechar os olhos e imaginar lugares e circunstâncias.”

[Hits Perdidos] Temos sons de dialogos e risadas em “Vale do Sacramento” que nos dão a sensação do efeito de drogas lisérgicas. Ilustrar a good trip era um dos objetivos da faixa?

Tertúlia Na Lua: “A ideia é essa mesmo, as vozes mostram um pouco do clima das gravações, estávamos com nossos amigos e familiares, todo mundo falou o que estava na cabeça no momento, como uma confraternização uma mesa de bar… algo do tipo.”

[Hits Perdidos] Quais influências inusitadas poderiam citar?

Jones Sacramento: “Cara o mais inusitado, acredito que seja o fato do nosso baixista ter vindo do mundo pesado do metal, antes da tertulia ele tocava numa banda de DeathCore.”

[Hits Perdidos] Quais discos preferidos de cada integrante?

Christian Caffi (Guitarra e Voz): Pink floydDark Side Of The Moon (1973), The Beatles – Abbey Road (1969), Clube da EsquinaClube da Esquina (1972), Gilberto GilRefavela (1977).

Thierry Sacramento (Baixo e Voz): NirvanaIn Utero (1993) , Radiohead –  In Rainbows (2007) e Caetano VelosoTransa (1972).

Jones Sacramento (Bateria):  PortisheadDummy (1994), MombojoHomem Espuma (2006), Devendra BanhartNiño Rojo (2004).
[Hits Perdidos] Quais artistas e bandas recomendariam para os leitores do Hits Perdidos?

Tertúlia Na Lua: “Pra indicar tem as bandas da cena aqui de Brasília que está muito legal tem a Supervibe, Lista de Lily, Almirante Shiva, Lastro, Os Gatunos, Vintage Vantage, Joe Silhueta. Muita coisa boa e bandas que com certeza a galera vai ouvir muito por aí.

 

Tertúlia Na Lua
Facebook
Soundcloud
Bandcamp
Youtube

This post was published on 15 de setembro de 2016 12:08 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Turnstile retorna a São Paulo em noite marcada por festival de “rodas punk” do começo ao fim

Turnstile em São Paulo: retorno da banda a cidade aconteceu na terça-feira (16) Após vir…

17 de abril de 2024

Os Melhores Clipes Independentes | Março (2024)

Confira os melhores clipes independentes | Março (2024) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…

16 de abril de 2024

QUEREMOS: Festival aposta em line up diversificado e acerta ao focar mais na música e menos em marcas

Queremos! Festival aconteceu no fim de semana no Rio de Janeiro Quem tem ido aos…

15 de abril de 2024

Zimbra fala sobre como foi comemorar os 10 anos do 1º álbum: “É algo que ultrapassa a memória profissional, é uma memória pessoal.”

No fim de janeiro desse ano, a Zimbra realizou os últimos shows de uma turnê…

11 de abril de 2024

O Designer da capa de Nevermind do Nirvana comenta sobre a experiência de fotografar bebês e trabalhar com Kurt Cobain

Quando foi lançado em 1991, Nevermind do Nirvana chocou o mundo da música. Trouxe o…

10 de abril de 2024

As Melhores Live Sessions | Março (2024)

As Melhores Live Sessions | Março (2024) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…

9 de abril de 2024

This website uses cookies.