O Grande Ogro convoca a todos para fugir para as colinas

O Grande Ogro tem novidades: um novo webclipe lançado nos últimos dias. Aliás, no último mês de maio falamos um pouco sobre o último lançamento do grupo: a Nashville Sessions.

escola
O Grande Ogro na ocupação humanoides na casa da cultura de São Miguel Paulista/Zona Leste – SP  no último dia 13.

Mas antes de apresentarmos o novo vídeo vamos falar sobre seu espírito. A banda que tem orgulho de ser discípula do mestre Ian MacKaye em seu som mostra que na atitude e no discurso mantém as diretrizes afiadas.

Como todos sabem o som do grupo é totalmente instrumental mas quem diz que por trás das ondas sonoras não existe lugar para a poesia e para a luta direta?

Nos últimas semanas ocorreram as ocupações as escolas estaduais em detrimento a novas diretrizes de políticas públicas do governo estadual na qual em sua essência basicamente tinham a premissa de: fechar diversas unidades.

O povo não se calou e protestou ocupando quase 100 escolas ao redor do estado como mecanismo de protesto perante a situação. A ocupação teve vários atos solidários como pessoas dando aulas gratuítas as comunidades, outras conseguindo suprimentos, outras cozinhando, outras buscando melhorias para as escolas abandonadas e quase sucateadas pela gestão entre outras ações.

O meio artístico ativista e independente também não se calou, e várias exposições, manifestações culturais e shows foram realizadas por artistas e bandas.

No último dia 13/12 o pessoal da O Grande Ogro super tocado com os ideias desta manifestação em prol dos direitos do cidadão fizeram um show na ocupação humanoides na casa de cultura Antônio Marcos de São Miguel Paulista na zona leste de São Paulo.

Assim eles levaram cultura para a Periferia, e atitudes como essa tem que ser reconhecidas e louvadas sempre.

Muito bem contextualizado com discurso alinhado na luta do dia-a-dia de quem vive na periferia, o clipe “Fujam Para As Colinas”: foi feito com imagens captadas durante as gravações do EP Nashville Sessions, somadas a imagens de shows e eventos como atos da ocupação das escolas em São Paulo.

cicas

Através do discurso poético do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas” de Behold a pale do escritor Milton William Cooper. O escritor norte americano Noam Chomsky fez uma lista contendo 10 estratégias de manipulação através da mídia sendo duas delas citadas pelo O Grande Ogro.

“Se houver guerra declarada ao “terror” Fujam para às colinas!
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais.

Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.” Noam Chomsky

Para quem não sabe um dos integrantes  Wu-Tang Clan, Killarmy, em homenagem a prosa também tem seu primeiro disco solo com esse nome.

O discurso mais uma vez se alinha, visto o acobertamento da mídia para questões que não interessam a grandes corporações. Estas empresas que por sua vez – também – financiam campanhas de políticos em troca de influência e aprovação de medidas que as beneficiam. Tudo isso em efeito dominó, onde a hierarquia predomina.

Assim a população que mais precisa de melhorias em setores como educação, saúde, saneamento básico, entre outras coisas. Se vê de mãos atadas e sem ter para onde fugir.

Os problemas do cidadão comum e principalmente da periferia ficam sempre a margem da sociedade, a mercê de iniciativas isoladas de pessoas com as melhores intenções. Abra o olho e reflita: enquanto foge para as colinas ao som de O Grande Ogro.

Site Oficial
Facebook
Soundcloud
Bandcamp

Advertisements

2 thoughts on “O Grande Ogro convoca a todos para fugir para as colinas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s