Muitas vezes é possível descobrir bandas pelo youtube. Seja procurando por artistas relacionados, seja procurando por uma cena, estilo ou época. Mas o caso do Cigarettes After Sex foi um pouco diferente.

Do dia para a noite, a banda estava presente nos vídeos sugeridos para uma boa parte os usuários da rede social. Inclusive no vídeo sugerido “Nothing’s Gonna Hurt You Baby” foi comum encontrar comentários como esses:

Claro que sempre teve um pessoal que tentou procurar explicações para esse vídeo estar na ala de recomendados.

Alguns foram otimistas:

Outros, mais céticos:

Mas a coisa foi ganhando outra proporção quando pessoas começaram a ouvir e gostar. O modo crítico musical – de todos – foi automaticamente ligado e muitos começaram a procurar em suas referências: similaridades.

Fato é que até pessoas com perfil de comida resolveram dar seu parecer:

Outros levaram o nome da banda para outros campos da vida:

Esse cara por exemplo curtiu o som mas ODIOU o nome da banda:

Este cara aqui levou a audição da canção para outros níveis interpretativos:

Mas chega de brincar de Buzzfeed por aqui e voltemos a programação normal.

O Cigarettes After Sex é um grupo texano, formado em 2008. De lá para cá muita coisa aconteceu, e uma delas foi a mudança de cidade: foram todos morar no bairro do Brooklyn, Nova Iorque.

A foto que ilustra o primeiro EP do Cigarettes After Sex é a obra de Man Ray (Emmanuel Radnitzky), Anatomies (1929) que pertence a coleção do MoMA (Nova Iorque).

O grupo é liderado por Greg Gonzalez (Vocais/Baixo) e tem na sua linha de frente Phillip Tubbs (Guitarra), Steve Herrada (Teclados), Greg Leah (Bateria) e Emily Davis (Guitarra)

Eles consideram o som deles como slow pop misturado com rock alternativo, ou seja, shoegaze por mais que rótulos sejam apenas limitações, não é mesmo?

Em 2012 eles lançaram seu primeiro EP, Cigarettes After Sex – I. (2012), este que passeia pelo mundo dos sonhos através de cantigas de ninar. A voz doce de Greg Gonzales te conduz a caminhada e dita o ritmo do disquinho.

A melancolia e o sentimento de abandono te lembram muitas vezes o som de bandas como Slowdive, Mazzy Star e Pixies: como nossos amigos comentaristas já deram o veredito.

[bandcamp width=415 height=653 album=936267329 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5]


 

Nothing’s Gonna Hurt You Baby” é a faixa que abre o disquinho e como nossos amigos interpretadores também resaltaram: é sobre estar deitado na cama com a pessoa que você gosta e encorajar ela a não desistir de seus sonhos. Assim ajudando ela a vencer seus medos. A melodia é pop e a faixa acaba sendo disparada a faixa mais chiclete do EP.

“I’m a Firefighter” é ainda mais emotiva, até justifica em alguns momentos o comparativo com Coldplay – em seus bons tempos – a mim pessoalmente me remeteu mais ao R.E.M. com algo de The XX. A letra é triste até não poder mais.

“Baby I’m a firefighter trapped in a burning house
In a silent picture & there is no way out
Except to watch the love between us die
That’s called the fallen angel,
It’s an amusement park ride
Some sort of rollercoaster
It takes you up & when it brings you down it gives you butterflies” – Cigarettes After Sex – “I’m a Firefighter” (I, – 2012)

“Dreaming Of You” tem toda aquela pegada shoegaze de bandas como The Cure e Slowdive, densa ela se aproveita dos teclados para ganhar profundidade. Talvez a mais literal num EP que tenta explicar o plano dos sonhos. A canção narra o conto de um sonhador apaixonado. Será que eles se inspiraram em David Bowie, Bright Eyes e Spiritualized? Fica a pergunta.

“Starry Eyes” carrega na sua linha de baixo influência de Kim Deal (Pixies), densa, ela soa como um monólogo de um louco apaixonado que não sabe como conquistar sua amada. A pegada surfista/lo-fi te remete ao som do Best Coast contrastando com o lado sombrio do Joy Division.

Esta faixa que finaliza o EP, se trata de uma versão de “Starry Eyes” de Roky Erickson, eterno líder do 13th Floor Elevators. Música presente na discografia solo do artista.

No último mês de julho, o grupo lançou seu segundo EP: Affection (2015). Este que conta com apenas duas canções: “Affection” e “Keep On Loving You”.

[bandcamp width=415 height=587 album=839174030 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5]


“Affection” é doce, lenta mas tem uma letra que carrega um pouco de rancor. O lance de se amar mas ao mesmo tempo estar distante, convenhamos o que o cara quer com essa música é: Sexo.

“It’s affection always, You’re gonna see it someday My attention for you Even if it’s not what you need” – Cigarettes After Sex – “Affection” (2015)

Aliás as músicas do grupo segundo os comentários dos youtubers soam perfeitas como trilha sonora de momentos mais quentes. Os mesmos que afirmam que está canção lembra Lana Del Rey, e vocês concordam? (Deixe sua resposta nos comentários deste post).

O lado B do EP, contém a canção “Keep On Loving You” versão do hit dos anos 80 do grupo Reo Speedwagon, do disco Hi Infidelity (1980) . Na voz de Greg Gonzalez, vocalista do Cigarettes, ela virou uma balada Dark. Confira a versão original:

A banda continua crescendo e fazendo shows no Brooklyn. Veremos qual será o futuro do Cigarettes After Sex após a invasão marketeira de Youtube mas uma coisa é certa: Conquista facilmente admiradores do som dark dos anos 80.

Bônus:

Não se sabe ao certo se este disco entra na discografia oficial da banda porém: Alguém parece que achou este disco homônimo deles e fez o upload dele no último mês de Outubro. Mistérios a parte, fique com o bonito disco.

UPDATE:

—> LEIA A RESENHA DO DISCO DE ESTREIA DO CIGARETTES AFTER SEX [2017] <—

Site Oficial
Facebook
Youtube
Spotify
Bandcamp
Soundcloud
Twitter
Instagram
Contato

This post was published on 10 de dezembro de 2015 12:50 am

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

View Comments

  • Olá
    Primeiro quero dizer que a revisão da banda está ótima, e parabéns pelo Blog -finalmente achei um que presta-
    E sim, o som da banda me lembra muito Lana del Rey, com todo essa tematica dark e sofrida.
    Conheci a banda a pouco tempo, e espero muito que cresçam mais e lancem mais músicas pra ficar no fundo do poço.
    Até mais. :D

    • Fico feliz que tenha gostado tanto do texto quanto do conteúdo do blog. Obrigado! É esse tipo de coisa que faz com que eu continue. E sobre os pareceres dos comentaristas de youtube, eu adorei as diferentes opiniões e visões sobre o som da banda. Também espero! Longa vida ao Cigarettes After Sex, que nos dêem um pouco mais de MORTE (risos).

  • Wow na madruga dou de cara com essa banda e fiquei surpresa com o número de views no YouTube. Mas foi uma surpresa boa claro pois o grupo merece todo destaque possível. Letras lindas e profundas e um vocal maravilhoso. Que venham novas músicas melancólicas por aí haha
    Parabéns pela postagem!

    • Sim, por isso pesquisei...fiquei curioso. Muito boa banda e nunca tinha visto um post em português sobre, resolvi investigar. Parece que após o post já teve material novo mas é só acompanhar!

Posts Recentes

Pluma e Boogarins misturam frequências em “Querer Nunca Fez Planos”

"Querer Nunca Fez Planos" evidencia a convergência sonora entre Boogarins e Pluma A tônica de…

27 de maio de 2022

Joe Silhueta grita pela liberdade em “Sobressaltos”

"Sobressaltos" é o segundo single do novo álbum da banda brasiliense Depois de disponibilizar "Tropicalipse"…

26 de maio de 2022

Giuliano Lagonegro vai as profundezas com seu samba-pop em “Naufrágio das Ilusões”

Giuliano Lagonegro lança Naufrágio das Ilusões, seu disco de estreia Natural de São Paulo, Giuliano…

26 de maio de 2022

Queremos! Festival 2022 reúne rap, pop, MPB e muito mais dia 28/05, no Rio de Janeiro

Queremos! Festival 2022 acontece neste fim de semana na Marina da Glória Para os fãs…

25 de maio de 2022

Tom Misch vem a capital gaúcha pela 1ª vez e encanta o público porto-alegrense

Uma das noites mais frias da semana mas nada que afastasse o porto-alegrense de prestigiar…

25 de maio de 2022

“Moonage Daydream”, assista ao trailer do novo filme sobre David Bowie

Moonage Daydream é o primeiro filme a ser apoiado pelo espólio de David Bowie David…

24 de maio de 2022

This website uses cookies.