Cigarettes After Sex: Do Slowdive ao Youtube
Muitas vezes é possível descobrir bandas pelo youtube. Seja procurando por artistas relacionados, seja procurando por uma cena, estilo ou época. Mas o caso do Cigarettes After Sex foi um pouco diferente.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=R2LQdh42neg]
Do dia para a noite, a banda estava presente nos vídeos sugeridos para uma boa parte os usuários da rede social. Inclusive no vídeo sugerido “Nothing’s Gonna Hurt You Baby” foi comum encontrar comentários como esses:
Claro que sempre teve um pessoal que tentou procurar explicações para esse vídeo estar na ala de recomendados.
Alguns foram otimistas:
Outros, mais céticos:
Mas a coisa foi ganhando outra proporção quando pessoas começaram a ouvir e gostar. O modo crítico musical – de todos – foi automaticamente ligado e muitos começaram a procurar em suas referências: similaridades.
Fato é que até pessoas com perfil de comida resolveram dar seu parecer:
Outros levaram o nome da banda para outros campos da vida:
Esse cara por exemplo curtiu o som mas ODIOU o nome da banda:
Este cara aqui levou a audição da canção para outros níveis interpretativos:
Mas chega de brincar de Buzzfeed por aqui e voltemos a programação normal.
O Cigarettes After Sex é um grupo texano, formado em 2008. De lá para cá muita coisa aconteceu, e uma delas foi a mudança de cidade: foram todos morar no bairro do Brooklyn, Nova Iorque.
O grupo é liderado por Greg Gonzalez (Vocais/Baixo) e tem na sua linha de frente Phillip Tubbs (Guitarra), Steve Herrada (Teclados), Greg Leah (Bateria) e Emily Davis (Guitarra)
Eles consideram o som deles como slow pop misturado com rock alternativo, ou seja, shoegaze por mais que rótulos sejam apenas limitações, não é mesmo?
Em 2012 eles lançaram seu primeiro EP, Cigarettes After Sex – I. (2012), este que passeia pelo mundo dos sonhos através de cantigas de ninar. A voz doce de Greg Gonzales te conduz a caminhada e dita o ritmo do disquinho.
A melancolia e o sentimento de abandono te lembram muitas vezes o som de bandas como Slowdive, Mazzy Star e Pixies: como nossos amigos comentaristas já deram o veredito.
[bandcamp width=415 height=653 album=936267329 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5]
“Nothing’s Gonna Hurt You Baby” é a faixa que abre o disquinho e como nossos amigos interpretadores também resaltaram: é sobre estar deitado na cama com a pessoa que você gosta e encorajar ela a não desistir de seus sonhos. Assim ajudando ela a vencer seus medos. A melodia é pop e a faixa acaba sendo disparada a faixa mais chiclete do EP.
“I’m a Firefighter” é ainda mais emotiva, até justifica em alguns momentos o comparativo com Coldplay – em seus bons tempos – a mim pessoalmente me remeteu mais ao R.E.M. com algo de The XX. A letra é triste até não poder mais.
“Baby I’m a firefighter trapped in a burning house
In a silent picture & there is no way out
Except to watch the love between us die
That’s called the fallen angel,
It’s an amusement park ride
Some sort of rollercoaster
It takes you up & when it brings you down it gives you butterflies” – Cigarettes After Sex – “I’m a Firefighter” (I, – 2012)
“Dreaming Of You” tem toda aquela pegada shoegaze de bandas como The Cure e Slowdive, densa ela se aproveita dos teclados para ganhar profundidade. Talvez a mais literal num EP que tenta explicar o plano dos sonhos. A canção narra o conto de um sonhador apaixonado. Será que eles se inspiraram em David Bowie, Bright Eyes e Spiritualized? Fica a pergunta.
“Starry Eyes” carrega na sua linha de baixo influência de Kim Deal (Pixies), densa, ela soa como um monólogo de um louco apaixonado que não sabe como conquistar sua amada. A pegada surfista/lo-fi te remete ao som do Best Coast contrastando com o lado sombrio do Joy Division.
Esta faixa que finaliza o EP, se trata de uma versão de “Starry Eyes” de Roky Erickson, eterno líder do 13th Floor Elevators. Música presente na discografia solo do artista.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mSm-dxeNzFs]
No último mês de julho, o grupo lançou seu segundo EP: Affection (2015). Este que conta com apenas duas canções: “Affection” e “Keep On Loving You”.
[bandcamp width=415 height=587 album=839174030 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5]
“Affection” é doce, lenta mas tem uma letra que carrega um pouco de rancor. O lance de se amar mas ao mesmo tempo estar distante, convenhamos o que o cara quer com essa música é: Sexo.
“It’s affection always, You’re gonna see it someday My attention for you Even if it’s not what you need” – Cigarettes After Sex – “Affection” (2015)
Aliás as músicas do grupo segundo os comentários dos youtubers soam perfeitas como trilha sonora de momentos mais quentes. Os mesmos que afirmam que está canção lembra Lana Del Rey, e vocês concordam? (Deixe sua resposta nos comentários deste post).
O lado B do EP, contém a canção “Keep On Loving You” versão do hit dos anos 80 do grupo Reo Speedwagon, do disco Hi Infidelity (1980) . Na voz de Greg Gonzalez, vocalista do Cigarettes, ela virou uma balada Dark. Confira a versão original:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wJzNZ1c5C9c]
A banda continua crescendo e fazendo shows no Brooklyn. Veremos qual será o futuro do Cigarettes After Sex após a invasão marketeira de Youtube mas uma coisa é certa: Conquista facilmente admiradores do som dark dos anos 80.
Bônus:
Não se sabe ao certo se este disco entra na discografia oficial da banda porém: Alguém parece que achou este disco homônimo deles e fez o upload dele no último mês de Outubro. Mistérios a parte, fique com o bonito disco.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4Bhyqxb0bGo]
UPDATE:
—> LEIA A RESENHA DO DISCO DE ESTREIA DO CIGARETTES AFTER SEX [2017] <—
Site Oficial
Facebook
Youtube
Spotify
Bandcamp
Soundcloud
Twitter
Instagram
Contato
9 Comments
[…] você se apaixonou pelo Cigarettes After Sex: Do Slowdive ao Youtube e gostou da viagem transcendental da Gomalakka (Com ares dos sintetizadores de Berlin: Gomalakka […]
Olá
Primeiro quero dizer que a revisão da banda está ótima, e parabéns pelo Blog -finalmente achei um que presta-
E sim, o som da banda me lembra muito Lana del Rey, com todo essa tematica dark e sofrida.
Conheci a banda a pouco tempo, e espero muito que cresçam mais e lancem mais músicas pra ficar no fundo do poço.
Até mais. 😀
Fico feliz que tenha gostado tanto do texto quanto do conteúdo do blog. Obrigado! É esse tipo de coisa que faz com que eu continue. E sobre os pareceres dos comentaristas de youtube, eu adorei as diferentes opiniões e visões sobre o som da banda. Também espero! Longa vida ao Cigarettes After Sex, que nos dêem um pouco mais de MORTE (risos).
Wow na madruga dou de cara com essa banda e fiquei surpresa com o número de views no YouTube. Mas foi uma surpresa boa claro pois o grupo merece todo destaque possível. Letras lindas e profundas e um vocal maravilhoso. Que venham novas músicas melancólicas por aí haha
Parabéns pela postagem!
Sim, por isso pesquisei…fiquei curioso. Muito boa banda e nunca tinha visto um post em português sobre, resolvi investigar. Parece que após o post já teve material novo mas é só acompanhar!
[…] rafa077 on Cigarettes After Sex: Do Slowd… […]
Banda maravilhosa, bom para todos os momentos.Texto bem completo! Parabéns pelo blog 🙂
Mais uma incrível banda do post-punk atual. Agradeço pelos elogios 🙂
[…] Cigarettes surgiu em 2008 e até 2015, só tinha lançado dois EPS e um single. Mas graças ao YouTube viu os fãs multiplicarem rapidamente. A coisa aconteceu mais ou menos assim: a plataforma sugeriu o vídeo da […]