Alaska lança novo videoclipe. Pera, quem é ALASKA?

alaska
Banda Alaska: Nicolas Csiky (bateria), André Raeder (guitarra), Wallace Schmidt (baixo),  André Ribeiro (vocais/guitarra) e Vitor Dechem (teclados, guitarra e voz)

A Alaska pode ser considerada uma daquelas bandas novas perfeccionistas (ou preguiçosas). Vou explicar. Mesmo tendo se juntado em 2010 a banda só foi gravar seu primeiro EP ”Euforia” no ano passado. Claro que isso é devido a uma série de motivos. Dentre eles: o grupo ter passado por uma série de formações.

ALASKA
ALASKA ensaiando para o EP ”Euforia”. Na foto o baixista Wallace e o tecladista Vitor.

Segundo palavras do próprio vocalista, André Ribeiro: ”Não gostamos nada do resultado”. Sempre com bom humor, os caras sempre arranjam uma maneira irreverente e própria de divulgar seus shows e lançamentos (vide foto acima).

Aliás o EP ”Euforia” (2013) e o clipe da faixa título foram gravados no Estúdio O Alce, que não é um estúdio qualquer (diga-se de passagem). O estúdio foi montado na casa do Wallace Smith (baixista), e quem pensa que eles levam a banda na brincadeira, erra numa tacada só. A ambientação do estúdio não tem nada de brincadeira de criança e não deve em nada pra muito estúdio que a gente tá cansado de ver pessoal pagando o olho da cara por uma hora de ensaio (vai vendo!).

O resultado do trabalho foi muito além do esperado pela banda e eles saíram em vários sites bacanas como o Pulsa Nova Música e até chegaram a  aparecer em alguns programas de TV (segundo o vocal, porque o ”Raider é bonito”).

A faixa título do álbum chegou a entrar na coletânea do Anchor Mixtapes ”Rock Falido: Uma Coletânea de Rock Independente Nacional”. Pouco tempo depois surgiu a oportunidade de gravar no projeto Converse Rubber Tracks que aconteceu no último mês de julho em São Paulo.

Oportunidade para bandas de Belo Horizonte e Recife. Está aberta uma nova etapa brasileira do projeto. Inscreva sua banda aqui: http://www.converseallstar.com.br/rubbertracks
Oportunidade para bandas de Belo Horizonte e Recife. Está aberta uma nova etapa brasileira do projeto. Inscreva sua banda aqui: http://www.converseallstar.com.br/rubbertracks

Gravação da música ”Vista” para o Rubber Tracks

Nele a banda pode gravar uma faixa totalmente na faixa no Family Mob Studius, estúdio que pertence ao Jean Dolabella (Ex-Sepultura).

A Débora Cassolatto (Ouvindo Antes de Morrer, Música de Menina) chegou a cobrir a gravação deles e bateu um papo super descontraído.  Este que você pode conferir na íntegra aqui.

O resultado é a faixa ”Vista” que acaba de ser lançada hoje (29.10.2014) e que ganhou clipe:

Segundo eles foi fácil gravar, visto que a música já estava ”pronta”, com arranjos definidos. O instrumental da música foi gravada ao vivo (raw), na mesma sala em apenas três takes.

Perguntei como foi a experiência de gravar com gente tão importante como Jean e o Kabelo. Eles afirmaram que no começo ficaram nervosos mas que como o pessoal do estúdio era ”gente boa”, aos poucos foram se acalmando e a coisa ”rolou” (humm).

A partir do take finalizado, eles partiram para fazer a masterização. O escolhido para ter a tarefa foi o Leo Ramos da banda Supercombo (outra que entrou na coletânea ”Rock Falido”) que realizou o trabalho no Gritaria Mix & Master. O resultado segundo eles ficou bem ”grave” e eles tem planos futuros de repetir a façanha.

Clipe ”Vista”

alaska

A ideia do clipe começou com André Ribeiro e Guilherme Garofalo (praticamente sexto membro da banda e diretor do clipe), eles rapidamente fizeram o roteiro. Depois Guilherme se reuniu com Vitor e assim foram aprimorando a ideia.

Daí eles viram que não era brincadeira de gente pequena e decidiram convocar uma produtora de filme para resolver problemas como: locação de equipamentos, logística e coisas do tipo.

BULSHIT!

Eles como toda banda independente viram (mais rapidamente que o roteiro, rs) que não teriam $$$ para essa viagem na maionese, caíram na real e decidiram: fazer na raça!

Guilherme, Vitor e Nick correram atrás de tudo para que o clipe ficasse o mais próximo possível do que eles tinham idealizado como resultado final.

Era coisa pra caralho, bicho. Mas deu tudo certo no fim. Mais que certo na real. (Ribeiro, André)

A banda viajou até um sítio em Caçapava, SP durante um final de semana (que eles lamentam por ter perdido o show da banda norte-americana Touché Amoré). Desde a quinta-feira tudo estava montado para que a captação acontecesse da melhor maneira. A gravação durou o final de semana todo, terminando apenas no fim da noite de domingo (ver a cara de acabado do Nick (baterista) na foto acima.

A gente usou uma FS700 (acho que é isso) pra filmar as cenas em slow motion. (o gui já tinha decidido fazer slow motion antes de ter o roteiro, e como sempre ficou do caralho).
Enfim, estávamos em 13 pessoas (acho) pra garantir que tudo desse certo. (muito obrigado pra caralho porra pra todas elas) – (risos).
Principalmente o ator (a Gretchen) que topou fazer TUDO. (a Gretchen é primo do vitor, aliás).

O bicho pulou em DUAS piscinas GELADAS. VÁRIAS VEZES MANO (risos). Ele é foda.

Bate-Bola jogo rápido com a banda Alaska:

HITS PERDIDOS: Como foi a gravação do EP ”Euforia” (2013)?

ALASKA (André Ribeiro): a gravação do ep foi muito bichada. Todos os envolvidos (nós també) eram muito inexperientes. Então o resultado não ficou nem perto do que a gente queria. Mas tudo bem, a gente aprendeu bastante. (eu não lembro mais as influencias do ep, de verdade. Eu particularmente estava ouvindo bastante Four Year Strong).

HITS PERDIDOS: Quais bandas nacionais vocês recomendariam pro pessoal dar uma chance?

ALASKA (André Ribeiro): bandas nacionais: 1) Supercombo. 2) Scalene, que são brothers de mais. 3) The 900, pessoas incríveis e músicos mais incríveis ainda, 4) Hover, banda fodida do rio de janeiro.

HITS PERDIDOS: Quais os planos pro futuro da banda?

ALASKA (André Ribeiro): Planejamos lançar mais uma música nova até dezembro (AINDA NÃO SABEMOS). Mas a certeza é: começo do ano que vem entramos em estúdio pra gravar o disco e aí tocar em tudo que é lugar. (risos).

O André R. ainda junto com o Guilherme (praticamente sexto membro da Alaska), Vitor, Wallace e o Renato Zerlotti formam (ou formavam, a banda está em um hiato indefinido), o projeto paralelo Quinta Que Vem.

Fica a dica pra quem conhecer um pouco desse trabalho, este que deixa o rock um pouco de lado e mira um pouco mais na mpb. Vale o play!

Bônus:

O baixista Wallace, além de gente boa ainda brinca de fazer tutorial de bateria as vezes. Saca só:

alaka

Site Oficial: http://www.alaskamusic.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/bandaalaska
Twitter: https://twitter.com/bandaAlaska
Soundcloud: https://soundcloud.com/bandaalaska
Contato: bandaalaska@gmail.com

Advertisements

3 thoughts on “Alaska lança novo videoclipe. Pera, quem é ALASKA?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s