Categories: Nacional

Do sertão para o mundo: A Outra Banda da Lua lança “Moreno” com Gabriela Viegas

Diretamente de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, A Outra Banda da Lua — que já teve Marina Sena em sua formação — prepara o lançamento do seu aguardado segundo álbum de estúdio, Entre a Terra e o Sol. O primeiro single do disco é a faixa “Moreno”, que chega aos streamings nesta sexta-feira (23) com participação especial da cantora Gabriela Viegas, conterrânea do grupo.

“Moreno”: primeiro lançamento do novo álbum Entre a Terra e o Sol

Previsto para junho, Entre a Terra e o Sol marca o retorno da banda cinco anos após o debut e explora uma sonoridade que mescla MPB, pop, dub e psicodelia. O projeto será lançado pelo selo Alá Comunicação e Cultura.

Parceria com Gabriela Viegas e processo criativo

Composição de André Oliva, Mateus Sizilio e Matheus Bragança, a canção ganha ainda mais força com a presença de Gabriela Viegas, artista de Contagem (MG), já conhecida por colaborações anteriores com o grupo.

“Gabi traz uma identidade que dialoga com nossas referências e amplia nosso horizonte sonoro. Ela entende o universo do grupo e mergulha junto na experimentação”, comenta Matheus.

O processo de criação da faixa teve início de forma espontânea, como relembra Mateus Sizilio:

“’Moreno’ surgiu enquanto eu caminhava pela rua. Eram 4h20 da tarde, olhei para minha sombra e comecei a cantarolar.”

Sonoridade e produção musical

Gravada entre o Estúdio Ilha do Corvo, em Belo Horizonte, e o Estúdio Casa Amarela, em Montes Claros, a produção de “Moreno” ficou por conta de André Oliva e Matheus Bragança, com Guigo Berguer na mixagem e Felipe Tichauer na masterização.

A faixa carrega influências diversas, incluindo elementos do reggae. Sizilio comenta:

“Esse estilo me marcou especialmente pelo tempo em que morei no Nordeste. Essa vivência foi fundamental para moldar o som da canção.”

A Outra Banda da Lua “Moreno”


A Outra Banda da Lua “Moreno” – Foto Por: Reprodução/YouTube – Sarah Leal

Álbum visual e representatividade do Norte de Minas

Além do single, A Outra Banda da Lua prepara um álbum visual dividido em oito capítulos. As locações e o imaginário sertanejo ganham destaque, revelando o compromisso do grupo em representar o sertão Geraizeiro.

“Tentamos representar exatamente o que sentimos ao olhar pro Norte de Minas. Queremos que o nosso povo se sinta representado nesse trabalho”, diz Caril, que assina a direção criativa.

“Foram dois anos de construção e desafios. Fazer arte a partir da margem exige coragem. O audiovisual de Entre a Terra e o Sol representa quem somos como norte-mineiros”, complementa Tainá de Castro.

O Mercado Central como cenário simbólico

A escolha pelo Mercado Central de Montes Claros como cenário principal do clipe de “Moreno” reforça a conexão entre som, cheiro e memória.

“O Mercado representa nossa tradição, nossos sentidos. A música evoca cheiros, texturas e o movimento da vida cotidiana do sertão”, afirma Caril.

A narrativa por trás do disco: quem é Ramon?

Entre a Terra e o Sol apresenta um enredo ficcional centrado em Ramon, personagem principal da narrativa audiovisual:

Ramon é feirante, homem de fé, contador de causos. Um símbolo da resistência, da sabedoria popular e da intimidade com o tempo e os ciclos da terra”, explica Caril.

O capítulo “Moreno” é também chamado de “Arrebatim”, momento em que Ramon vivencia o impacto de um amor inesperado — um olhar que atravessa, paralisa e arrebata.

“Moreno fala desse impacto avassalador, que rouba o ar e nos embriaga pelo desejo e pelo querer”, finaliza Caril.



Ficha Técnica – Visualizer para “Moreno”

Direção Criativa: Caril e Tainá de Castro
Direção: André Greco (em coprodução com Tainá de Castro)
Direção de Fotografia: Pedro Milagres
Direção de Arte: Caril
Cenografia: Vitor Brant
Roteiro e Styling: Tainá de Castro
Assistência de Styling: Lucas Henrique
Beleza: Amanda Xavier
Direção de Produção: Caril
Assistência de Produção: Felipe Viana e Vitor Oliva
Catering: Eduardo Fernandes
Realização: A Outra Banda da Lua
Apoio: Casa Amarela

This post was published on 23 de maio de 2025 1:00 pm

Rafael Chioccarello

Editor-Chefe e Fundador do Hits Perdidos.

Posts Recentes

Animal Invisível: um álbum instrumental que conecta passado e futuro da música brasileira

Uma estranha nostalgia guia Animal Invisível, álbum instrumental de Guri Assis Brasil que conecta passado…

17 de abril de 2026

Roxette em São Paulo: como foi o show com Lena Philipsson no Espaço Unimed

O Roxette voltou ao Brasil para um show em São Paulo que marcou uma nova…

15 de abril de 2026

Crise estreia com “por favor, me perdoe. às más notícias finalmente chegaram” — um manifesto sobre ansiedade digital

A banda Crise, de Sorocaba, lança o álbum de estreia “por favor, me perdoe. às…

13 de abril de 2026

Vitor Araújo lança “TORÓ” com a Metropole Orkest e aprofunda pesquisa em música experimental

Vitor Araújo lança nesta quarta (8) o álbum ao vivo TORÓ, projeto em parceria com…

8 de abril de 2026

11 artistas da nova cena alagoana para conhecer agora

Entre psicodelia e cultura popular: o novo trabalho de Pedro Salvador Pedro Salvador é natural…

8 de abril de 2026

Mapeamento expõe nova fase da cena independente de Goiânia a partir de 49 casas de shows

Cena Independente de Goiânia: Projeto mapeia mais de 115 artistas e 49 casas de shows…

6 de abril de 2026

This website uses cookies.