Melly já foi contemplada no Edital Natura Musical. - Foto: Divulgação
Com 20 anos de atuação, o tradicional edital da Natura Musical, abre as inscrições nesta segunda (28) para novos trabalhos de artistas, bandas, turnês e programação musical de casas de shows.
Com foco em receber projetos de todo o país, a plataforma terá também seleções específicas para a Amazônia e para os estados da Bahia, de Minas Gerais e do Pará.
O edital é a oportunidade tanto para artistas que desejam lançar álbuns ou circular em território nacional, como para casas de shows que proponham programações e experiências ao vivo.
“Comemoramos 20 anos de Natura Musical e continuamos com nosso compromisso de valorização da música brasileira. Queremos fomentar a pluralidade da produção artística nacional e dos encontros ao vivo em shows e programações que fortalecem a economia criativa e ajudam a formar e expandir plateias”, pontua Julia Ceschin, Head da Marca Natura e Marketing Estratégico Brasil.
O Edital Natura Musical, agora passa a se tornar bienal, com investimento de R$ 7 milhões em patrocínios de projetos inéditos.
A seleção será feita com a avaliação de uma rede de curadores do mercado musical (artistas, produtores, jornalistas e empresários) até o momento ainda não revelada.
Os critérios utilizados para a seleção podem ser consultados no regulamento do edital (confira).
As inscrições podem ser feitas de 28 de abril até o dia 26 de maio, pontualmente às 17h, pelo site.
As propostas inscritas no edital nacional, dentro da categoria “Novos Álbuns e Turnês”, podem ter diversos formatos como álbum, EP, vinil, shows e turnês. Nos editais regionais, o proponente pode se inscrever tanto na categoria “Novos Álbuns e Turnês”, quanto em “Programação ao Vivo”, que selecionará projetos pautados em programação de casas de shows.
“Continuaremos fomentando as experiências ao vivo capazes de despertar emoções, ecoar narrativas e promover encontros, integrando perspectivas plurais. Sempre com o foco na conexão entre o artista e o público, que é tão importante para movimentar a economia da cultura, além de formar e expandir plateias.”, afirma Julia Ceschin.
2025 marca a comemoração dos 20 anos do projeto, desde sua criação já foram patrocinados mais de 600 projetos, com investimento de mais de R$ 200 milhões no mercado da música nacional. Mais de 4 milhões de pessoas foram impactadas presencialmente, numa média de 200 shows anuais.
Em 2024, o programa contou com mais de 40 projetos artísticos, impactando mais de 14 mil pessoas em atividades culturais como shows, mostras e festivais. A plataforma lança, em média, 20 discos anualmente.
Já foram patrocinados pelo programa artistas como Liniker, Kaê Guajajara, Emicida, Juçara Marçal, Rico Dalasam, Letrux, Tuyo, Luedji Luna, entre outros.
Ao mesmo tempo, a plataforma apoia projetos de ícones da música brasileira: é o caso de João Donato, com Serotonina; Jards Macalé, com Besta Fera; Elza Soares, com A Mulher do Fim do Mundo; Dona Onete, com Rebujo, Os Tincoãs com Canto Coral Afrobrasileiro, por exemplo.
Além do edital de fomento à cena com o Edital, a Natura Musical também mantém a Casa Natura Musical, em São Paulo, que completa 8 anos em maio, além de apoiar uma série de festivais de música e festejos populares pelo Brasil.
Artistas como Mateus Aleluia, Fernanda Takai, Mariana Aydar e Mestrinho e Mariene de Castro fazem parte do line up do mês, com destaque especial por também terem projetos impulsionados pela Natura Musical.
“Maio é o nosso mês de celebrar. A gente tem essa chancela da Natura Musical, uma das maiores plataformas de incentivo à música no Brasil, e que neste ano completa 20 anos. Ao longo desses oito anos a Casa vem cumprindo seu papel de ação perene junto a artistas e públicos.
Alinhadas aos compromissos da marca Natura, nossa curadoria e ações estão voltadas à valorização da cultura brasileira, à diversidade e inclusão, e ao impacto positivo que a música pode trazer para todos nós.
A Casa conquistou um público fiel, que preza pela qualidade sonora e pelo conforto da Casa, e a gente vem trabalhando não somente na vivência do espaço do sentir-se em casa, mas também no acolhimento de diferentes cenas e vozes. Costumamos dizer que o som que vem da Casa é mais do que música. É encontro, uma manifestação coletiva”, conta Suyanne Keidel, diretora executiva da Casa Natura Musical.
A curadoria também vem se destacando, passando por diferentes gêneros, com foco no samba, jazz, MPB, e em diversos ritmos que celebram a memória e a ancestralidade.
“Nossa curadoria é comprometida com a música brasileira — atenta tanto ás novas tendências, quanto à preservação da nossa memória musical. Oferecer nosso espaço para artistas em ascensão nos aproxima de um público mais jovem, dando a eles, muitas vezes, a oportunidade de ver pela primeira vez seus artistas favoritos ao vivo.
Seguimos celebrando os grandes nomes que marcaram nossa história — oferecendo ao grande público a rara oportunidade de estar pertinho desses artistas consagrados. E a programação do mês de aniversário reflete bastante essa nossa premissa”, conta Beatriz Cyrineo, responsável pela programação artística da Casa Natura Musical.
Os ingressos podem ser adquiridos através do site do Sympla.
A Casa Natura Musical fica localizada na Rua Artur de Azevedo, 2134, em Pinheiros, a 300 metros da estação de metrô Faria Lima (linha 4 – Amarela).
This post was published on 28 de abril de 2025 1:33 pm
Da Lama Ao Caos, do Chico Science & Nação Zumbi, completou 30 anos em 2024…
Na quarta-feira, 4 de junho, o Festival Polifonia fez sua estreia em Porto Alegre com…
Confira os melhores clipes independentes | Maio (2025) em seleção especial feita pelo Hits Perdidos!…
As Melhores Live Sessions | Maio (2025) O Que São Live Sessions? Live Sessions tem sido um…
O Festival Polifonia, que acontece de 4 a 8 de junho, em Porto Alegre, Rio…
Formemus 2025, conferência e festival de Vitória (ES), tem inscrições abertas para sua Mostra Competitiva…
This website uses cookies.