As Melhores Live Sessions | Janeiro (2025)
Cícero é um dos destaques da lista de janeiro. – Foto Por: Camila Bernardino
As Melhores Live Sessions | Janeiro (2025)
O Que São Live Sessions?
Live Sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em dezembro não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.
Confira a lista com as Melhores lançadas em Janeiro (2025); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!
1) Cícero “Ela e a lata”
Para divulgar seu novo disco, Concerto 1, onde orquestra seus maiores sucesso, Cícero produziu uma live session ao lado de um quarteto de cordas e um quinteto de sopros executam os temas que foram lançados em seus álbuns, quase sempre com estética low-fi. Com isso, melodias de Casiotone se transformam em flautas, baixos em clarones, guitarras em trompetes, levando o universo de Cícero a diferentes séculos da música.
“Primeiro eu selecionei as músicas que entrariam no show, pensando em tocar as que o público mais gosta de cada um dos meus álbuns. Para o disco, escolhi as que ficaram mais bonitas orquestradas, também seguindo essa vontade de ter faixas de todos os álbuns”, Cícero conta sobre o processo criativo.
O vídeo para “Eu e a Lata” foi o primeiro a ser revelado.
“Foi muito prazeroso, porque eu sempre imaginei esses arranjos para as minhas músicas. Mesmo quando fazia em um teclado ou no computador, sempre projetei essa versão clássica para as minhas ideias. A ideia de gravar a orquestra ao vivo veio junto com a ideia do show, que era de gravar e projetar os músicos. Além do fato de as gravações clássicas de orquestra serem com todos os músicos ao vivo, com todos os harmônicos acontecendo.”, revela o músico
2) Jadsa & Vanessa Melo “Fica Mais Um Pouco”
Fruto de uma imersão musical e um olhar descentralizado para a música brasileira, um leque de novos artistas se uniu e, agora, apresenta o EP homônimo ao projeto Tudo Nosso pela Mango Lab. “Fica Mais Um Pouco” foi o primeiro single a ser apresentado por meio de uma live session e conta com a participação das soteropolitanas Jadsa e Vanessa Melo, que forma o grupo ao lado de Amun Há, Anna Suav, Ciel, Jennify C., MC Super Shock, Mestre Damasceno, Naieme e Núbia. O EP completo sai no dia 11/02.
“Fica Mais Um Pouco”, apresentada nas vozes de Jadsa e Vanessa Melo, é um afrobeat quente, dançante e sensual, com “solos de clarinete que capturam a essência do verão brasileiro”, como explica Vanessa.
3) Jota.pê feat Conrado Goys “Errata Perfeita” @ XelengoSessions
Após ter 3 indicações ao Grammy, Jota.pê divulgou no dia 29/01 mais um vídeo das suas Xelengo Sessions, desta vez ao lafo do Conrado Goys onde tocam “Errata Perfeita”. O vídeo foi dirigido por Kabe Pinheiro e Lais Branco e foi produzido pela @produtoravmd.
4) SV #14 – Mago de Tarso “Gota Serena”
Em live session produzida pelo MOVIMENTO, canal da parceria entre Rock Danger e UnitedMasters, Mago de Tarso, de Pernambuco e destaque da nova cena, lançou o single “Gota Serena”.
“Estamos muito empolgados com o lançamento da Sala Vermelha. Quando Hideki e Natan nos apresentaram o projeto ficamos muito impressionados com a ideia e todo o trabalho empregado para que fosse executada. Acreditamos que seja um esforço de reunir de maneira estética e dinâmica o que melhor existe na cena urbana e uma excelente oportunidade de revelar novos nomes”, diz Gabriel Miranda, gerente de A&R da UnitedMasters.
5) Cianoceronte @ ARREDORES
O coletivo Sismo, de Santo André (SP), lançou durante janeiro três live sessions para o projeto Arredores com direção-geral de Paulo Gadioli, montagem de Hector Dalarmelina, direção de fotografia de Xexa, captação de mixagem de Marco Antonio Esteves, entre outros integrantes do coletivo que podem ser visto nas fichas técnicas do projeto.
“A ideia do projeto é estabelecer uma ligação entre as bandas da região e os espaços culturais, convidando cada artista para realizar uma apresentação com 3 músicas ao vivo no local e contar um pouco da história de ambos.”, contam os integrante do coletivo
A banda independente Cianoceronte participou do segundo episódio da série e atualmente está em processo de gravação do primeiro disco. No Links 207 apresentaram. “Fosse”, “Na Boca do Sol” e “Apostrophe”.
6) Giallos @ ARREDORES
Quem participou do terceiro episódio foi os veteranos da Giallos com seu jazz punk. Diretamente do Mocergo, o agora quinteto apresentou “Um Encouraçado Não Aguenta Iemanjá”, “Maria Mulambo” e “Caixão e Vela Preta”.
7) Arnaldo Tifu, Ieda Hills e Pedro Simples @ ARREDORES
Misturando gerações distintas do hip-hop de Santo André, Arnaldo Tifu, Ieda Hills e Pedro Simples colaboram entre si na live session andreense. O episódio tem duração de 22 minutos e foi gravado diretamente do Red Light Duplex.
8) Supervão “Love e Vício / Nostalgia”
Diretamente dos túneis subterrâneos de Porto Alegre, debaixo da chaminé do Shopping Total, a Supervão gravou uma live session para registrar duas canções do mais recente álbum, Amores e Vícios da Geração Nostalgia, lançado em novembro de 2024, “Love e Vício” e “Nostalgia”.
A direção, montagem e edição são assinadas por Frederico Demin, já a captação é dele ao lado de Vinicius Piagetti.
9) hoovaranas “Subliminar” @ Estúdio Wasabi
Depois de aparecer na lista de melhores álbuns nacionais (2024), o hoovaranas, de Ponta Grossa (PR), gravou um vídeo para “Subliminar” durante sua passagem pelo Estúdio Wasabi (São José dos Campos / SP).
Qual das Live Sessions | Janeiro (2025) você mais gostou?
Quer ver sua live session na lista do próximo mês?
Não deixe de enviar ao longo de Fevereiro!