As Melhores Live Sessions | Agosto (2024)

 As Melhores Live Sessions | Agosto (2024)

Milton Nascimento e Esperanza Spalding – Foto: YouTube/Esperanza Spalding / Pipoca Moderna

As Melhores Live SessionsAgosto (2024)

O Que São Live Sessions?

Live Sessions tem sido um recurso bastante utilizado pelas bandas e em Agosto não foi diferente. Muito por conta da necessidade de mostrar seu trabalho ao vivo para contratantes. Mas também é uma oportunidade de engajar seu público a comparecer em eventos futuros. Por isso desde 2018 reunimos as mais legais que tem surgido no país.

Confira a lista com as Melhores lançadas em Agosto (2024); e não esqueça de enviar sua live session lançada nos próximos meses, vai que ela aparece também por aqui!


Milton Nascimento e Esperanza Spalding - Melhores Live Sessions Agosto (2024) Foto Divulgação
Milton Nascimento e Esperanza SpaldingFoto: YouTube/Esperanza Spalding / Pipoca Moderna

1) Milton Nascimento & esperanza spalding: Tiny Desk (Home) Concert



Um clássico instantâneo! Essa é a melhor definição para falar sobre a já lendária Tiny Desk (Home) Concert com ninguém menos que Milton Nascimento com sua grande amiga e colaboradora, Esperanza Spalding. Aos 81 anos, o músico após se aposentar dos palcos topou gravar uma live sessions do disco colaborativo de ambos. O material foi gravado na sala de estar da casa do músico, no Rio de Janeiro, e é a única chance de ver uma apresentação ao vivo do material. E que apresentação!

2) Arrigo Barnabé + Trisca – Arrigo Visita Itamar



Arrigo Barnabé se justou a Trisca (trio derivado da Isca de Polícia) e gravou ao vivo no teatro Centro da Terra, em dezembro de 2023, um material ao vivo, dividido em algumas partes, sendo a segunda lançada em julho – e o álbum completo em agosto pela gravadora Atração.

“Foi um presente da Atração. A gente não tinha a menor pretensão. Usei uma performance antiga que eu fazia com uma máquina de escrever (isso em 1982/1983!!) como fio condutor. E a Trisca realmente arrasou. Então a máquina de escrever ficou também como uma espécie de “elo mediúnico” que me permitia conversar com o Itamar no além.

O Itamar me disse várias vezes que a gente já se conhecia de outras vidas, e que a gente iria se encontrar de novo, em uma nova vida. Ele falava isso com muita certeza mesmo.”, comenta Arrigo Barnabé

A ideia desse projeto começou quando Arrigo Barnabé participou como convidado de um show com a banda Isca de Polícia, no Sesc 24 de maio, em janeiro de 2022, e ele disse ao Paulo Lepetit (baixista e diretor musical da banda), que gostaria de fazer um trabalho interpretando músicas do Itamar Assumpção. No seu desenvolvimento, Arrigo acrescentou às músicas do Itamar algumas canções de artistas que ele sempre gostou muito de cantar.

Leia entrevista exclusiva com o músico

3) Metade de Mim ao vivo no Estúdio Alvorada



Na sexta (23/08), a banda de rock alternativo/emo Metade de Mim disponibilizou uma live session que capta o atual momento do quinteto paulista formado por Renan Sales (guitarra e vocal), Felipe Angelim (guitarra e vocal), Danilo Tanaka (bateria), Matheus Caccere (baixo) e Fernando Oska (synth, guitarra e voz).

A live session foi gravada no Estúdio Alvorada, em Jundiaí (SP), pela produtora Los Gordos, e ao longo dos seus 17 minutos revela bastidores sobre a importância da música na vida de cada um, o elo da amizade e a sintonia com a atual formação do projeto.

Por lá apresentam, entre outras faixas, “Vacilo”.

“Vacilo foi uma música que fiz em 2021/2022, não sei, aquela música que você faz no violão e parece que já soa assim, bem diferente. É com certeza uma das melhores coisas que já fiz na minha vida.”, revela o vocalista e guitarrista Felipe Gila

“Acho que pouca gente sabe ou se ligou que a gente mudou a formação pela primeira vez em “Vacilo”. Não que isso tenha sido pensado para ela, mas eu acho que foi a primeira música que saiu com uma cara diferente porque já era uma nova banda ali e eu acho que muito tem disso… até mesmo da insegurança de como é que vai ficar. Será que vai soar a mesma banda? Será que não vai ser? E aí na hora que saiu vacilo eu falei: ‘Caraca, é isso aí, tamo aqui ainda.'”, completa o vocalista, Renan Sales

O vídeo completo também conta com “Sem Ar” e “Você Não Vale o Trampo Que Dá”, presentes em “Depois de Tudo que Eu Passei” (2022) com novos arranjos de teclas. Completa a produção audiovisual, “Volte”, canção presente no EP “Volte, a Chuva Acabou” (2020).

“Quando nos reunimos pela primeira vez no estúdio, porque fizemos essa primeira produção, já deu pra sentir a velocidade que conseguimos fazer as coisas quando conseguimos priorizar também. Então eu acho que foi um fim de semana que já tínhamos alguns rascunhos, mas foram 4 ou 5 músicas que conseguimos dar um andamento bom.”, dá o spoiler Fernando Oska (Synth, Guitarra e Voz) sobre o novo material que está a caminho.

4) Blue Mar “Never Ever Was” @ Artsy Club Studios



Blue Mar participou de uma live session gravada no Artsy Club Studios, em São Paulo, por lá apresentou o single “Never Ever Was”. O material ajuda a promover o futuro álbum, OLIVEIRA, que será lançado no dia 11 de outubro.

5) Bruno Martini “Beautiful” (Unplugged)



O DJ e produtor musical Bruno Martini fez uma versão acústica para “Beautiful” com direito a participação da cantora Mayra pelo selo Beeside Records.

“‘Beautiful’ é uma faixa que me toca de maneira especial. Ela não só carrega uma emoção intensa, mas também reflete minha busca por mesclar diferentes estilos musicais que me inspiram desde o início da minha carreira.

A versão unplugged permite que essa emoção seja sentida de forma ainda mais pura, com os instrumentos acústicos e a performance ao vivo no videoclipe criando uma conexão mais direta e pessoal com o público.

“Estou muito empolgado com essa nova versão. Ela permite que os ouvintes se conectem de uma maneira diferente com a música, talvez até mais profunda. Meu objetivo sempre foi tocar as pessoas, e espero que essa versão consiga fazer isso.””, comenta Bruno Martini. 

6) Grillo e os Mosquitos @ Live From Ratones



O projeto instrumental de Florianópolis (SC), O Grillo e os Mosquitos lançou uma live session gravada na ilha com 4 canções inéditas e 4 canções com novos arranjos do disco de estreia, Baga Elétrica (2022). Compõe o trio Gustavo Grillo (bateria), João Peters (baixo) e Pedro Germer (guitarra).

“Estamos em um momento mais polido sonoramente falando, conservando certos idiomatismos e manias irreverentes, que compõem a identidade da banda, mas migrando daquele punch mais agressivo para uma coisa mais groovada e atmosférica”, explica Pedro Germer, guitarrista da Grillo e os Mosquitos

Ganharam novos arranjos canções como “Marimbondo”, “Pica Pau”, “Doutor Pedroca” e “Última Cartada”. A recém-lançada “Descarrilho”, se une as até então inéditas “Sharpay”, “Ticket para Levitação” e “Dois Toque”.

“Em oito anos da Grillo e os Mosquitos, a gente não tinha um material desse tipo, um audiovisual longo, com certa complexidade, tanto na elaboração quanto na execução do DVD. E acho que, só é possível realizar um trabalho dessa grandeza quando existe uma maturidade e uma organização técnica e artística. Acho que a importância é essa: um marco na história da banda”, explica Pedro Germer, o guitarrista.

7) Aline Calixto ilumina Sonastério



No novo episódio da live session mineira Sonastério ilumina disponibilizado no dia 22 de agosto, a sambista Aline Calixto é a grande protagonista.

“Há tempos queríamos gravar alguém do samba no ilumina, e o nome de Aline Calixto logo surgiu em nossa curadoria. Este episódio é muito autêntico e com uma energia alta, que faz o corpo vibrar. Não há escolha melhor do que uma carioca criada em Minas para trazer samba e carnaval de alta qualidade”, comenta Caroline Leroy, coordenadora do projeto.

Por lá ela interpreta canções autorais e regravações como “Oxóssi” (Roque Ferreira), “Flor Morena” (Arlindo Cruz / Jr. Dom / Zeca Pagodinho), “Meu Ziriguidum” (Aline Calixto / Gabriel De Moura Passos) e “Beijo Mesmo” (Aline Calixto e Juliano Buteco).

Na formação do samba, Aline Calixto traz Thiago Delegado (diretor musical e violão), Dudu Braga (cavaquinho), Aloízio Horta (baixo), Robson Neris (bateria) e Fabão Augusto e Diguinho Martins (percussão). Na de carnaval: Rodrigo Torino (diretor musical/guitarra), Luadson Fernandes (teclado), Verônica Zanella (baixo), Victor Mendes (bateria) e Robson Neris, Fabão Augusto e Diguinho Martins (percussão).

8) Ludovic “Janeiro Continua Sendo o Pior dos Meses (Ao Vivo)”



Em show realizado no dia 20 de novembro de 2023, do Ludovic, foi extraída a clássica faixa “Janeiro Continua Sendo o Pior dos Meses”. O material tem direção-geral e de fotografia de Gustavo Moreti, com montagem de Renato Bertoni e produção da Balaclava Records.

9) Bahsi “Weather Changes”



Para divulgar o primeiro single do álbum Hey, Polar!, Bahsi utilizou de uma live session. “Polar” retrata um personagem estagnado na vida e carreira, refletindo sobre as ambições da juventude. O material foi editado pelo Lavanderia Estúdio por Drê Kuhn e o álbum que foi gravado no Casarão Music Studio será lançado em setembro pelo selo Lazy Friendzzz.

10) O Terno “Primavera” (Ensaio – Session)



O Terno resolveu disponibilizar vídeos dos ensaios da Turnê do Terno, e neste que separamos improvisa o ensaio a canção “Primavera” escrita pelo Cassiano e gravada pelo Tim Maia. O material foi filmado por Andrei Moyssiadis e Paulo Plá.

Quer ver sua live session na lista do próximo mês?

Não deixe de enviar ao longo de Setembro!

error: O conteúdo está protegido!!